InícioDicasComo organizar seu tempo na prova do Enem?

Como organizar seu tempo na prova do Enem?

O tempo na prova do Enem requer atenção e foco por parte do candidato. Ainda mais com tantas questões, que precisam de muita leitura e concentração para serem resolvidas.

Tudo bem que você tem cerca de 5 horas, mas esse período pode passar mais rápido do que você pensa. Mas, existe um jeito de fazer uma boa prova com esse tempo e você descobrirá como logo a seguir.

O tempo na prova do Enem e como funciona o Exame

Ele, sem dúvida, precisa ser muito bem administrado para obter sucesso. Atualmente, o exame possui diversas questões (180), além da redação para o candidato fazer.

A realização do teste é feita todos os anos com o objetivo de medir a qualidade do ensino médio. A partir disso, é possível descobrir como está o aprendizado dos alunos brasileiros.

Outra função do Enem é funcionar como uma porta de entrada para o ensino superior, ou seja, o estudante pode usar a nota da prova para ingressar na faculdade desejada.

Estrutura do exame e o tempo na prova do Enem

No cenário geral, o exame se divide em dois dias, com 90 questões em cada. Dessa forma, o tempo da prova é para responder perguntas das seguintes áreas, confira.

Primeiro dia:

  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Outras 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • 1 questão de Redação.

Segundo dia:

  • 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Mais 45 de Matemática e suas Tecnologias.

Veja como organizar o seu tempo na prova do Enem no 1º dia

O primeiro dia do exame é fundamental devido à redação. Afinal, ela é a parte mais importante da prova, o que requer certa prioridade. Dessa maneira, o ideal é seguir essas orientações para resolver com folga a prova e o texto.

A organização do tempo na prova do Enem e na redação

  • Primeiros 40 min: faça a leitura da proposta com atenção;
  • Em seguida, escreva um rascunho do seu texto;
  • Nas próximas 3 horas, resolva a prova com 20 a 25 questões feitas a cada hora;
  • Você pode pular as difíceis, mas não utilize esse recurso em excesso;
  • Momentos finais, agora você já deve conseguir ajustar seu texto de rascunho;
  • Então, é hora de escrever sua redação em definitivo;
  • Final da prova: responda às questões que pulou e revise.

Dicas extras para organizar o tempo na prova no Enem

Mesmo que ainda tenha dúvidas quanto à organização do seu tempo, confira essas dicas. Nesse sentido, você terá orientações gerais para fazer o seu exame de maneira confortável.

1 – A redação é prioridade

Como dito acima, a parte mais importante da prova é a redação, que exige prioridade. Afinal, uma boa nota nessa questão pode ser o diferencial para ser aceito na faculdade. Portanto, o ideal é se concentrar nesse detalhe para criar um ótimo texto.

Lembre-se também de que a produção não deve fugir do tema, então mantenha o foco. Além disso, mesmo que não consiga escrever algo de início, é recomendável ler a proposta e pensar a respeito.

2 – Foco nas matérias que domina

O tempo no Enem requer atenção e também um bom estado emocional. Dessa maneira, é indicado que você resolva as questões das disciplinas que gosta e domina.

Essa medida serve para lhe manter confiante e focado durante o exame. Como resultado, você vai estar mais tranquilo para responder as perguntas mais difíceis da prova.

3 – Técnica pega varetas

Uma estratégia que também pode funcionar na gestão do tempo é resolver as questões fáceis primeiro. Conforme executa esse esquema, você responde mais rápido as perguntas, restando somente as difíceis.

Para administrar o tempo na prova do Enem, essa ideia é útil devido à correção. Chamado de TRI, esse modelo considera a coerência entre os acertos, ou seja, quanto maior o número de questões certas, melhor será a sua nota do Enem.

4 – Não tenha medo de pular questões

Para focar nas mais fáceis, muitas vezes pode ser necessário pular algumas mais complicadas. Seja como for, faça isso sem medo porque vai sobrar tempo para responder depois.

O que você deve se atentar, no entanto, é quanto aos exageros dessa medida, logo, não é recomendado pular mais do que 9 questões, se não fica difícil resolvê-las com calma no final.

5 – Economize tempo na prova no Enem, leia com atenção

Uma dica que vai te ajudar a entender as questões melhor é ler o enunciado. De início, quando a pergunta é mais longa, pode te dar pistas para a resposta.

Essa estratégia é ótima, assim sendo, procure fazer leituras concentradas para não perder tempo lendo novamente os enunciados.

6 – Para ganhar tempo na prova do Enem, faça marcações

Mesmo que pareça feio e bagunçado, fazer anotações na prova pode te ajudar na organização. Por exemplo, grifar palavras, alternativas incorretas e marcar a dificuldade das questões facilita a resolução.

Com isso, você conseguirá se localizar melhor no exame, chegando mais rápido nas questões puladas. Dessa forma, o tempo de teste será otimizado e poderá solucionar com mais calma.

7 – Não se esqueça do gabarito

Um problema comum de acontecer é o candidato fazer a prova e esquecer do gabarito. Depois, devido à pressa, acaba preenchendo errado ou até deixando respostas em branco.

Para evitar esse tipo de situação, o ideal é reservar alguns minutos para fazer isso. Atualmente, uma boa gestão do tempo na prova do Enem inclui marcar o caderno de respostas sem erros e você ainda pode fazer das seguintes formas:

  • Preencher no final o gabarito das 90 questões de uma só vez;
  • Resolver as questões e ir preenchendo gradualmente (de 10 em 10, por exemplo).

Erros que você deve evitar na redação do Enem

De volta ao assunto da redação, existem erros que, quando cometidos, podem prejudicar a sua nota. Então, confira alguns deles que você deve evitar na construção do seu texto:

  1. Erros de ortografia, coesão, concordância, pronomes, etc;
  2. Frases exageradas, bem como, muito longas;
  3. Argumentação baseada em achismo, sem dados confirmados;
  4. Uso de jargões, gírias e linguagem informal demais no texto;
  5. Sair do tema principal;
  6. Fazer o texto e não revisar no final.

Ao se atentar para esses detalhes, você consegue fazer um texto sólido e sem erros. A partir daí, cabe ao estudante verificar com calma e treinar sua redação ao máximo.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.