InícioDicasEnemExiste vida após um resultado ruim no Enem?

Existe vida após um resultado ruim no Enem?

O Enem não é uma simples sigla na vida da grande maioria dos adolescentes. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é considerado por muitos jovens, em fase pré-vestibular, a porta para um novo mundo. Parece exagero, mas as expectativas criadas por estas pessoas são tão grandes que podem acabar influenciando o desempenho delas nesta avaliação tão conhecida.

É verdade que este exame é feito por milhares de estudantes. Contudo, pessoas de diferentes perfis e faixas etárias também prestam o Enem todos os anos. Todos têm objetivos semelhantes. No geral, querem conquistar uma vaga em uma universidade.

Sendo assim, é natural que o exame seja muito concorrido, já que funciona como uma espécie de passaporte para o ensino superior no Brasil.

Algumas universidades públicas utilizam apenas as notas no Enem como forma de ingresso em seus cursos. Desta forma, os concorrentes precisam disputar uma vaga com muitos outros estudantes que têm o mesmo sonho. As notas exigidas para o ingresso em uma dessas instituições de ensino costumam ser bem altas. Por essa razão, aumentam ainda mais a tensão daqueles que desejam uma vaga.

Nas faculdades privadas as coisas são um pouco diferentes. Contudo, os alunos que desejam ingressar em um curso superior pelo PROUNI também precisam conquistar boas notas.

Mas, voltemos à nossa pergunta inicial: “existe vida após uma nota ruim no Enem”?

A resposta é sim. Claro, com certeza! Você pode superar um desempenho insatisfatório com muita serenidade e resiliência. Neste artigo vamos te contar como.

Reconheça seus esforços

Muitas vezes nos cobramos por nossos desempenhos. A autocobrança é um sentimento muito comum naqueles que se dedicam a uma tarefa e se esforçam para ser bem sucedidos nela. Contudo, pode ser que mesmo tendo se esforçado muito para tirar uma boa nota no Enem, o resultado não tenha sido o esperado. Sendo assim, sugerimos que você avalie se de fato não obteve uma pontuação razoável ou se apenas não conseguiu a média necessária para conseguir uma vaga nos cursos com notas de corte mais altas.

Se você tem certeza que se esforçou e deu o seu melhor, não caia na armadilha de “ficar chorando o leite derramado”. Talvez a decisão mais acertada quando nos decepcionamos com nossos resultados seja oferecer algum conforto a nós mesmos.

Entenda que não se trata apenas de fracasso ou incapacidade. Muitos fatores podem interferir no desempenho de um estudante. Avalie algumas possibilidades e tente reconhecer o que pode ter te afetado na avaliação:

– nervosismo e tensão pré-prova;

– medo de decepcionar outras pessoas;

– imprevistos no dia da avaliação;

– problemas familiares nos dias anteriores.

Avalie a razão de seu desempenho

Tão necessário quanto reconhecer sua dedicação é conhecer as razões pelas quais a suas expectativas não se confirmaram. Pode ser que, de fato, toda a pressão que envolve o Enem tenha sido a razão do seu desempenho insuficiente. No entanto, é preciso refletir se mais alguma coisa pode ter contribuído para o seu insucesso. Pense, por exemplo, se alguns dos fatores que destacamos abaixo não impactaram sua nota no ENEM. São eles:

– pouca dedicação aos estudos;

– falta de planejamento (atenção demasiada a uma área e pouca atenção a outra);

– má gestão do tempo de prova;

– inexperiência no exame.

Não tenha medo de assumir suas dificuldades

Foto de Sven Huls no Pexels

Vimos que muitos fatores emocionais podem impactar o desempenho de um candidato no Enem. Entretanto, se não podemos evitar algumas pressões no dia da prova, podemos ao menos fazer o possível para estarmos bem preparados para a avaliação. A atitude mais assertiva é reconhecer as razões pelas quais suas notas não foram boas e, a partir dessa reflexão, adotar uma postura de vencedor. Esqueça o vitimismo e bora se tornar protagonista de sua própria história! Temos mais algumas sugestões:

– retome seus estudos o quanto antes;

– crie uma rotina de estudos;

– avalie suas expectativas quanto ao curso escolhido

– não dê ouvidos a críticas de terceiros, a menos que sejam críticas construtivas!

Há males que vêm para o bem?

Pode parecer difícil acreditar que uma nota ruim no Enem  tenha algum lado bom. “Nadar e morrer na praia parece mesmo algo muito desagradável!”. Porém, é preciso entender que realmente existem boas razões para você não se prender ao lado ruim desta experiência. Confira!

Maturidade na universidade

Muitos jovens ingressam na faculdade assim que terminam o ensino médio. Embora as boas notas sejam suficientes para garantir o acesso ao nível superior, pessoas com menos idade, 16, 17 e 18 anos, podem não ter maturidade suficiente para encarar uma rotina pesada de estudos. Talvez lhes falte seriedade e um pouco mais de experiência de vida para tirar maior proveito do ambiente acadêmico.

Ganhar experiência no Exame

O Enem é uma prova extremamente concorrida. Além disso, também é bem desgastante para os candidatos. Por outro lado, aqueles que já tiveram a oportunidade de conhecer o exame, em anos anteriores, seja como trainee ou não,  poderão se beneficiar dessa vantagem.

Tempo para avaliar suas motivações

Como já citamos, muitos jovens saem das cadeiras do colegial e vão imediatamente para a faculdade. Embora esse seja um caminho natural, não significa que seja o correto ou o único. Muitas pessoas preferem pensar com mais cuidado a respeito de sua vocação, tirar um tempo para ir a feiras de profissões ou até ingressar no mercado de trabalho. Portanto, o que aparentemente possa parecer tempo perdido – tempo de reflexão, pode na verdade ser a diferença entre uma escolha precipitada e uma assertiva.

Buscar alternativas de ingresso

Não desista diante de uma nota que você julga ruim. Antes de sair por aí pensando que nada que você fez valeu a pena, vamos te contar que tem muita água para passar debaixo desta ponte! Saiba que mesmo uma nota menor no Enem pode oferecer a você muitas possibilidades. São inúmeras as formas de ingresso  no nível superior, elas vão muito além das vagas nas universidades públicas. Considere alguns meios de não precisar aguardar o próximo Enem:

– tente o ingresso no segundo semestre;

– inscreva-se nas Listas de espera ou bolsas remanescentes;

– considere o ProUni ou um Financiamento estudantil;

– aposte nos vestibulares tradicionais em faculdades que ofereçam outras modalidades de bolsas.

Agora que você já sabe que nem tudo está perdido após um baixo resultado no Enem, aproveite para conhecer tudo sobre o universo dos estudantes na Voomp. Não existe cedo ou tarde, existe o momento certo para você!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.