O que cai em cada prova do Enem?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Saber o que é cobrado em cada prova do Enem é importante para que os alunos consigam se preparar. Afinal, a data de 2021 está próxima e são muitos temas que precisam ser estudados para que consigam boas notas.

Sobre o Enem

Neste ano o exame vai acontecer nos dias 21 e 28 de novembro em todo o país. Ele será aplicado para os alunos que estão no 1º até o 3º ano do ensino médio. Mas, apenas os últimos concorrem a vagas de universidades públicas ou particulares.

A sua primeira aplicação aconteceu em 1998 com o intuito de avaliar a qualidade da educação brasileira. Então, anos depois, foi remodelado para servir como a principal forma de entrar em faculdades no Brasil.

O teste é dividido em quatro áreas de conhecimento:

  1. Ciências Humanas;
  2. Linguagens e Códigos;
  3. Ciências da Natureza;
  4. Matemática.

São 45 questões de cada tópico o que dá um total de 180 perguntas de múltipla escolha. Além disso, é preciso escrever uma redação sobre algum tema atual, na maioria das vezes, um problema social.

Quando ocorre

As provas acontecem em dois domingos seguidos. No primeiro os alunos têm 5h30 para resolver as questões. Já no segundo, o tempo diminui para 5h, porque não conta com o tempo extra para a redação.

1º dia

Os conteúdos aplicados são:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Redação.

2º dia

Por fim, as matérias dessa data são:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cálculo da nota

Em cada prova do Enem as pontuações são dadas usando o sistema de avaliação TRI. Assim, a nota final varia de 0 a 1000 e tem pesos diferentes em cada curso.

As matérias que caem em cada prova do Enem

É importante levar em conta que algumas questões do teste são interdisciplinares. Ou seja, foram construídas para tocar em assuntos de duas áreas que têm algo em comum. Por isso, o primeiro passo para estudar é identificar os temas que mais aparecem.

O MEC disponibiliza uma Matriz de Referência do Enem. Neste documento estão todos os assuntos e conhecimentos que são cobrados pelos testes. Aliás, quase todos eles são temas abordados no ensino médio.

O que cai em cada prova do Enem: Ciências Humanas

Esta é a área que une as matérias como História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Por isso, sempre cobra contextos históricos, atualidades e análises em suas questões. Portanto, veja a seguir o que estudar.

História do Brasil

Os principais temas envolvem o período colonial, escravidão, república, Era Vargas, ditadura militar e a era populista. Então, é importante estudar sobre cada um deles.

História Geral

Já neste contexto, revise temas como:

  • Revolução Industrial;
  • Primeira e Segunda Guerra Mundial;
  • Nazismo e Guerra Fria;
  • Idade média e moderna;
  • Liberalismo.

O que cai em cada prova do Enem: Geografia

Este é um dos conteúdos mais amplos e envolve urbanização, globalização, migrações e guerras. Além disso, também se refere a cartografia, agricultura, impactos no meio ambiente, desenvolvimento humano e social e a geopolítica mundial.

Filosofia e Sociologia

As duas matérias se unem em análises de relação de trabalho, pensadores da Grécia antiga e a globalização. Ainda aborda temas como movimentos sociais e cultura de massa.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A cada prova do Enem existem mais mudanças nesse setor de conhecimento. Isso acontece porque a língua é fluída e os temas estão em constante transição de acordo com nossa cultura.

Língua portuguesa

Envolve gêneros textuais, semântica, norma culta, morfologia e sintaxe. Ainda conta com questões sobre funções de linguagem e gramática, interpretação de texto e linguística.

O que cai em cada prova do Enem: Literatura

Estudo de obras literárias, como romances clássicos brasileiros, por exemplo. Além de figuras de linguagem, movimentos literários, poesias concretas e literaturas atuais mundiais.

Interpretação de texto

Capacidade de compreender e assimilar uma mensagem por meio do contexto ou de associação com a história. Está presente em todas as questões, por isso é um dos itens mais importantes a se estudar.

Educação física

Tem poucas questões na prova e elas costumam ser sobre contextos históricos. Então, os temas abordados são esportes de modo geral.

O que cai em cada prova do Enem: Artes

Por fim, os temas mais comuns são:

  • Música;
  • Movimentos artísticos;
  • Renascimento.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Nesta área de conhecimento ficam questões relacionadas com Biologia, Química e Física. Assim, possui várias questões interdisciplinares. Logo, veja os temas a seguir.

Biologia

A matéria envolve muitos assuntos sobre o corpo humano, evolução e ecossistema. Assim, os principais temas são genética e mutações que envolvem RNA e DNA, ecologia e sustentabilidade. Por fim, há também citologia e ciclo de carbono, nitrogênio e água.

O que cai em cada prova do Enem: Química

Nesta área é importante estudar estequiometria, ligações químicas e polaridade, reações orgânicas e inorgânicas. Além disso, pesquise sobre cadeias de carbono, unidades de concentração, pH e pOH, radioatividade e eletroquímica.

Física

Os principais conteúdos são mecânica e leis de Newton, mas temas como eletricidade e hidrostática também caem bastante. De modo geral, há opções como acústicas, ondas, usinas e calorimetria que também aparecem.

A físico-química é uma das junções de conhecimento mais comum no teste. Isso porque, boa parte das reações apresentam uma união das duas matérias. Portanto, é interessante analisar como elas se completam em vários conteúdos.

O que cai em cada prova do Enem: Matemática

Esta é a parte que costuma assustar mais os alunos que não entendem muito sobre cálculos. Com isso, a cada prova do Enem as novas questões variam nas opções de assunto que o setor oferece.

Os que caem com mais frequência são razões e proporções, geometria, equações de 1º e 2º grau e porcentagem. Mas, o teste também pede regra de três, logaritmos, raciocínio lógico e leitura de gráficos.

Ter o domínio de cálculos básicos é crucial para que consiga resolver as perguntas e chegar às respostas. Então, quem tem dificuldade, precisa dedicar um pouco mais do seu tempo de estudo.

Como funciona a redação do Enem

A redação é uma das áreas da prova que mais contam pontos para que os estudantes entrem em uma universidade. Assim, o seu objetivo deve ser sempre buscar a pontuação máxima. Para chegar a isso é preciso atender a cinco critérios que são avaliados.

  1. Domínio da escrita formal;
  2. Compreensão do tema;
  3. Escrita coesa e organizada;
  4. Conhecimentos dos mecanismos linguísticos;
  5. Respeito aos direitos humanos.

Caso alguma dessas regras não sejam cumpridas a sua nota irá zerar ou ficar bem abaixo do desejado. Além disso, é importante lembrar que o tema só é revelado no momento da prova, então esteja preparado.

Prepare-se para o que cai em cada prova do Enem

Cada prova do Enem cobra dos alunos conteúdos variados sobre temas já estabelecidos no edital. Então, aplique o seu tempo em rever os conceitos de cada uma das áreas citadas. Porque assim, suas chances de conseguir uma boa nota é bem maior.

Confira mais conteúdos como esse no Hora da Facul, clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4 / 5. Contagem: 2

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.