InícioGraduaçãoArquitetura e Urbanismo5 fatos sobre Arquitetura que vão surpreender você

5 fatos sobre Arquitetura que vão surpreender você

À primeira vista, a trajetória dos seres humanos na Arquitetura e Urbanismo não irá te surpreender. Mas essa história remonta há mais de 10 mil anos atrás, o que deixa muito conhecimento acumulado ao longo do tempo.

Consequentemente, a necessidade humana de erguer construções elaboradas atraiu diversas mentes de pessoas teimosas, excêntricas e ao mesmo tempo visionárias. Assim, cada época ao longo dos anos contou com algum assunto que você possivelmente estudará no curso de Arquitetura e Urbanismo.

Nesse sentido, ao longo da história da humanidade em geral surgiram diversos fatos sobre esse tema que podem parecer até mesmo estranhos para certas pessoas. No entanto, é perfeitamente natural para as pessoas que vivem do tema ou estudam o curso na faculdade.

Ao longo dos estudos, é possível perceber que existiram determinados indivíduos com histórias surpreendentes e até mesmo improváveis. Aqui você verá assuntos distintos como tabuleiros Ouija, as Olímpiadas e até mesmo azulejos usados por arquitetos islâmicos. Conheça agora 5 fatos sobre Aquitetura que vão te surpreender!

1. A Arquitetura já foi uma prova artística nos Jogos Olímpicos

Por incrível que pareça. durante as primeiras quatro décadas dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, um total de 151 medalhas foram concedidas para alguns “esportes” que não se encaixam na atualidade. Alguns deles eram música, pintura, literatura e até mesmo arquitetura.

Da mesma forma, como todos já sabemos dos anos escolares sobre os Jogos Olímpicos, o Barão Pierre de Coubertin foi um dos principais responsáveis por reviver os jogos modernos e fundar o Comitê Olímpico Internacional. Assim, no seu início, a Arquitetura e Urbanismo se tornou uma parte essencial da competição.

No entanto, sua participação funcionava apenas com uma única ressalva, onde a prática da matéria seria usada apenas com a finalidade esportiva. O mais interessante é que entre 1942 e 1948, ocorreram sete edições com competições artísticas. Consequentemente, as obras eram avaliadas por um comitê, sempre na temática esportiva, havendo requisitos e regras a serem seguidos.

Ainda assim, aconteceu de algumas pessoas conseguirem ser medalhistas tanto nas artes quanto nos esportes. Como o americano Walter Winans que conseguiu ser ouro no tiro (1908) e na escultura em (1912), também, levou prata em arquitetura em 1924. De maneira geral, a lógica da competição de Arquitetura e Urbanismo era a mesma das competições de caráter esportivo. Onde os artistas eram responsáveis por apresentar seus trabalhos, que inegavelmente precisavam ser inéditos. No começo, seguindo a lógica da antiguidade clássica, apenas os amadores poderiam participar.

Isso acabava limitando a capacidade de participantes e a diversidade no que diz à premiação. Logo, muitas das obras de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, eram de projetor de estádios e arenas projetadas para os próprios Jogos Olímpicos.

2. Morte de um supervisor em uma empresa de tabuleiros Ouija em obra de Arquitetura

E aqui vai mais um dos fatos sobre Arquitetura! Inicialmente, muitos designs de tabuleiros no estilo Ouija começaram a surgir no século 19 e o mais popular foi aquele criado pela Kennard Novelty Company. Nesse sentido, o supervisor da empresa, William Fuld, fez fortuna vendendo placas e abrindo diversas novas fábricas.

Ao mesmo tempo, em 1927, uma dessas fábricas estava sendo aberta por ordens do conselho interno da companhia. Esse, por sua vez, acabou sendo o local de óbito de Fuld, que na época era um magnata dos negócios. Tudo aconteceu rapidamente, quando ele de forma abrupta acabou caindo do telhado.

Coincidência ou não, esse fato está intrinsecamente envolvido com a reputação sinistra do tabuleiro, adicionando também um tom de mistério em torno da fabricação dos objetos. Assim, sua notoriedade sinistra ficou em evidência, junto com este triste fato. Se você queria se surpreender, este é um bom fato para isto.

3. Azulejos compartilham propriedades matemáticas de físicos da Arquitetura

Um físico e matemático chamado Sir Roger Penrose, experimentou um conjunto de telhas em formatos geométricos diferentes nos anos 70. Logo, ele criou padrões com propriedades geométricas especiais.

Por analogia, a telha de Penrose é um bom exemplo de telha aperiódica. Ou seja, é um plano de polígonos sobrepostos que por qualquer desdobramento destas formas a distâncias finitas não poderá desenvolver o mesmo ladrilho.

Até aí tudo bem, mas por um acaso arquitetos islâmicos criaram os azulejos Girih há mais de cinco séculos que tem propriedades muito parecidas com a telha de Penrose. Isso foi possível graças a uma dupla de físicos em 2007 com os nomes de Peter J. Lu e Paul J. Steinhardt.

Igualmente, foi descoberto que a decoração Girih tenha sido inspirada nos padrões romanos da Síria do século II dC. Ironicamente, estes padrões podem ser criados de várias formas diferentes, que incluem a régua e a bússola tradicional.

4. Fatos sobre Arquitetura: o edifício que incluiu um poço de elevador antes mesmo que ele existisse

Nos dias de hoje é comum ver certas pessoas ou empresas que são consideradas ‘à frente de seu tempo’, não é mesmo? Dessa maneira ficou lembrada a Cooper Union Foundation, localizada em Nova York.

Em outras palavras, a empresa simplesmente construiu um poço de elevador em uma época em que os elevadores modernos ainda não tinham sido inventados. Este fato de Arquitetura e Urbanismo aconteceu por causa de Elisha Otis, que demonstrou pela primeira vez seu elevador de segurança em 1852.

No caso, tudo se iniciou em Londres e o primeiro elevador de passageiros bem-sucedido só chegou em 1987.  No Edifício EV Haughwout de 5 andares. Porém, nenhum destes desenvolvimentos incluía um poço moderno, na ocasião eles foram deixados abertos em caso de falha.

Assim, Peter Cooper teve um poço cilíndrico adicionado ao prédio da Cooper Union Foundation. Que depois contou com um elevador personalizado instalado por Otis.

5. Um prédio gera mais receita com decks de observação do que com seus 85 escritórios

Desde já, o Empire State Building pode ser dono dos escritórios mais famosos do mundo. Porém a vista do arranha-céu de 102 andares é o que realmente faz o negócio ganhar dinheiro. Em 2013, o proprietário do edifício tornou-se uma empresa de capital aberto. Isso quer dizer que seus relatórios de ganhos anuais e trimestrais são liberados para o público.

Consequentemente, apenas em 2014, os dois decks de observação do edifício geraram mais de 111 milhões de dólares. Aproximadamente 40% da receita total. Enquanto que os arrendamentos de escritórios geraram apenas 37% da receita total.

Como você pôde ver, existem curiosidades surpreendentes sobre Arquitetura e Urbanismo ao longo da história e do tempo. Qual fato te surpreendeu mais? Deixe nos comentários!

Gostou do nosso conteúdo? Confira mais um artigo “Como as Olimpíadas podem cair no vestibular?”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.