Administrador de sucesso faz diferença nos negócios

Giovana Bertti
Colaborador do Hora Da Facul
1

Crédito: O administrador de sucesso é importante para êxito nos negócios.

O objetivo ao construir uma empresa é o êxito no mercado e obter lucro. Dessa maneira o administrador é responsável pelo sucesso do negócio. Além disso, o profissional deve ficar encarregado pela organização e para tornar as metas realidades.

Isto é, o administrador ainda é responsável por gerenciar o cotidiano da entidade, planejar e executar as estratégias que auxiliem a empresa a alcançar seus objetivos e metas. Em outras palavras, o profissional  tem a responsabilidade de tornar o negócio competitivo. Ainda é preciso se apoiar na visão de um administrador preparado para tornar os setores da empresa mais eficientes. 

Nesse sentido, o controle de uma empresa não pode ser seguido como receitas de bolo ou listas prontas de sucesso. Em resumo, o cenário econômico é dinâmico e gerir um negócio exige conhecimento específico. O profissional da área da administração adquire essas habilidades na faculdade e com especializações ao longo da carreira. 

Vai prestar vestibular para Administração?

 

Confira aqui se você já sabe tudo sobre o curso

Importância do profissional 

Constantemente, cabe ao administrador o planejamento, organização e execução nas mais variadas áreas do negócio, tanto no setor financeiro e de pessoas. Dessa forma, vale ressaltar que o mercado conta com uma intensa competição entre empresas que exploram o mesmo nicho. Assim sendo, ter um profissional – ou um grupo de profissionais – que cuide com dinamismo das operações permite trilhar o caminho para o tão sonhado êxito financeiro. 

Com esse panorama, é possível entender a amplitude das ações dos administradores e a importância para a competitividade da empresa. Nesse artigo, você vai poder conhecer mais sobre a importância do profissional para o mercado e sobre o caminho para se tornar um administrador de sucesso. 

Administrador de sucesso

Entre as principais atribuições do administrador estão organizar recursos para evitar gastos desnecessários, buscando aumentar a produtividade e elevar os lucros da empresa. Ao mesmo tempo, o profissional é responsável por realizar metas de curto, médio e longo prazo. 

Já pensou em empreender?

Preparamos um quiz para você descobrir qual é o seu perfil de empreendedor

Além disso, é necessário antecipar as demandas do mercado.  Bem como utilizar as informações sobre cliente, concorrente, fornecedores  de forma estratégica. 

Nesse sentido também é importante ficar atento ao cenário e acompanhar as tendências do mercado, para manter as estratégias eficientes e competitivas. Sendo essencial monitorar os pontos fracos e as medidas que são necessárias para o melhorar o desempenho do negócio. 

O administrador deve buscar diminuir os custos de produção e fornecimento, otimizar esses seus procedimentos e aumentar os lucros. Em outras palavras, cabe ao profissional se manter atualizado e preparado no segmento empresarial para alcançar as metas. 

Contudo, conforme o porte da empresa é necessário mais de um administrador para exercer o trabalho e os controlar os setores do negócio. Ou seja, ter uma equipe de administração competente pode significar o caminho para sucesso ou fracasso de um negócio. 

Caminho para se tornar um administrador de sucesso

Caso queira se tornar um administrador de sucesso é necessário completar a graduação específica na área. A faculdade tem uma trajetória recente no país – as aulas tiveram início em  1952 –  entretanto é uma escolha popular entre os estudantes. 

Conforme o último Censo da Educação Superior, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (INEP), o curso de administração ficou em segundo lugar na escolha dos brasileiros, perdendo somente para graduação de Direito.

Ainda segundo dados do MEC, o país conta com mais de um milhão de estudantes matriculados. Sendo 666.054 graduandos matriculados nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão (CST) e no bacharelado em Administração tem 703.254 alunos. 

Vale lembrar que a graduação de administração é um bacharelado e dura quatro anos, em média. Durante o período de estudo, o aluno vai conhecer as habilidades necessárias para gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. Dessa forma, o estudante se torna apto a gerir tanto empresas privadas como públicas. 

Matérias da graduação de Administração

Atualmente, a graduação é dividida entre matérias mais básicas e disciplinas específicas. Nos primeiros semestres são ministradas aulas de matemática, direito, sociologia, informática, contabilidade e economia. 

Posteriormente, é a vez de conteúdos ligados ao marketing, logística e recursos humanos. Por fim, são apresentadas atividades práticas envolvendo a análise e resolução de casos.

As matérias do curso podem variar de instituição, mas entre as principais que os alunos vão encontrar durante o período estão: 

  • Administração Estratégica
  • Administração Financeira
  • Análise Organizacional
  • Ciências Sociais
  • Comércio Exterior
  • Competências Gerenciais
  • Comunicação Empresarial
  • Contabilidade
  • Direito Empresarial
  • Economia
  • Empreendedorismo
  • Estatística
  • Ética e Responsabilidade Social
  • Gerenciamento de Projetos
  • Gestão da Qualidade
  • Legislação Trabalhista e Previdenciária
  • Marketing
  • Matemática Financeira
  • Mercado de Trabalho
  • Mercado Financeiro
  • Metodologia de Pesquisa
  • Novos Negócios
  • Orçamento
  • Pesquisa de Mercado
  • Psicologia nas Organizações
  • Recursos Humanos
  • Sistemas de Informação
  • Teoria Geral da Administração

Além da importância da graduação, o mercado de trabalho exige que o profissional tenha outras qualidades para conseguir sucesso como administrador. Com a parte teórica, é necessário ter uma boa comunicação, uma  rede de contatos e parceiros. Ainda é preciso conseguir motivar as pessoas e ter um senso apurado de oportunidade para chegar ao sucesso. 

Oportunidades de trabalho 

O estudante de administração recebe conhecimentos amplos, que o possibilitam trabalhar em inúmeras áreas, que o capacitam para sucesso. Simultaneamente isso torna o mercado de trabalho amplo e com diversas oportunidades, além de essencial. 

Após formado, o profissional, que busca sucesso na profissão, está apto a trabalhar em diferentes setores, como: Administração Pública, Comércio, Serviços, Consultorias, Indústrias e Organizações não-governamentais (ONGs), Cooperativas. Além de abrir um negócio próprio ou em sociedade com outra pessoa. 

Dessa maneira, os profissionais ainda podem encontrar oportunidades em setores diferentes de uma mesma empresa. Como, por exemplo, Recursos Humanos, Finanças, Marketing, Vendas, Operações, Logística e Estratégia e Análise. Sem falar que os profissionais que mais ocupam cargos de gestão – gerentes, presidentes, diretores, vice-presidentes – contam com graduação na área de administração. 

Requisitos para um bom administrador 

Para manter um bom trabalho é preciso que um administrador tenha algumas habilidades para cumprir com as funções com excelência. Em primeiro lugar, são necessárias habilidades básicas. Como, por exemplo, ter uma boa comunicação, organização, criatividade, inovação, flexibilidade e liderança. 

Em segundo, é preciso ser bom em encontrar soluções. Quando os resultados não são os desejados cabe ao administrador a responsabilidade. Em terceiro, e mais importante, o profissional precisa saber reconhecer as falhas para voltar ao caminho do sucesso.  

Como já falado no artigo, atualmente o mercado tem uma alta competitividade por isso é importante se manter atualizado para ter sucesso. Afinal, quanto maior for a formação escolar do profissional, mais ferramentas terá para encarar os desafios profissionais. 

Por isso, é imprescindível se manter estudando –  mesmo após ter se formado e dentro do mercado de trabalho – com a finalidade de ampliar os conhecimentos. Ou seja, é importante ingressar nos cursos de extensão, pós-graduação, mestrado e doutorado que estão disponíveis.

Dessa forma, cabe ao profissional ter os objetivos traçados e encontrar os melhores caminhos para sua formação. 

Enfim, agora você sabe como é essencial a participação de um profissional de administração para os negócios e sucesso da empresa. Não esqueça de comentar sobre o que achou do artigo e leia outras das nossas outras matérias.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.