InícioGraduaçãoMedicinaComo são os primeiros anos do curso de Medicina?

Como são os primeiros anos do curso de Medicina?

Depois de longos anos estudando para passar no vestibular de Medicina, você sabe como são os primeiros anos do curso dos seus sonhos?

Sabemos que a preparação para conquistar uma vaga em uma universidade pública não é fácil e que a concorrência é grande.

Mas, saiba de uma coisa, os esforços não acabam por aí. Por isso, nesse texto você vai conhecer como são os primeiros anos do curso de Medicina.

O curso de Medicina tem duração de seis anos (12 semestres), dentre esses anos, o estudante vai aprender a conhecer o corpo humano, diagnosticar doenças, além de aprender a prescrever o tratamento mais adequado para cada paciente.

Ciclo básico ou período pré-clínico

Se você achava que ia estudar só anatomia e corpo humano nos primeiros anos do curso de Medicina, está enganado. Os dois primeiros anos são chamados de ciclo básico ou período pré-clínico.

Nessa etapa, o iniciante em Medicina estudará, além de anatomia e fisiologia, outros conhecimentos básicos que são necessários para sua formação como: História de Medicina, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Filosofia, Ética.

Portanto, esses primeiros anos são fundamentais para a sua formação, então se esforce e estude bastante.

Pois, essas disciplinas são a base para você se tornar um ótimo profissional na área da saúde. Procure grupos de estudos e de extensão para auxiliar ainda mais seu desenvolvimento profissional.

Período clínico 

Nessa etapa, o estudante vai se confrontar com disciplinas voltadas para diagnóstico de doenças, prevenção e tratamento.

É o período entre o 3° e 4° ano de Medicina. Dessa maneira, o foco é o estudo da imunologia, epidemiologia, semiologia, patologia, entre outras matérias essenciais para o descobrimento e tratamento de doenças.

Ou seja, nesses anos vai ser momento em que o estudante vai ter o contato com pacientes para analisar exames clínicos, realizar exames físicos, além de aprender a fazer anamnese (entrevista com o paciente).

Todas essas aulas laboratoriais acontecem em unidades de saúde como: ambulatório, postos de saúde, hospitais-escola, entre outros.

Assim, para fixar todo esse conhecimento, procure sempre estar presente em grupos de estudos no qual revisam as aulas e debatem as questões vistas em sala de aula.

Lembre-se daquele ditado: me diga com quem tu andas, que te direi quem tu és.

Internato

Nessa fase, é o ano mais intensivo do curso, na verdade todas são, mas esse é preciso de um pouco mais de dedicação.

Pois é o período que de fato o aprendizado é na prática e você vai precisar ficar ainda mais atento ao que aprendeu nos últimos quatro anos de faculdade.

O internato acontece nos dois últimos anos do curso, desse modo, já se inicia a realização de atendimentos, plantões, além de acompanhar pacientes em cirurgias. Sempre, com a supervisão de um médico formado.

Por isso, esse período é mais intenso e requer mais dedicação do estudante.

Entretanto, o medo de errar, a insegurança e a ansiedade podem ser constantes no seu dia a dia. Seja firme e siga estudando e se dedicando.

O erro faz parte do aprendizado, porém, sempre que sentir alguma dúvida peça ajuda aos seus supervisores (outros médicos), que estão ali para te auxiliar.

Após concluir essa etapa do curso você estará habilitado para atuar como clínico geral ou generalista. Por ser uma etapa muito intensa, é importante aproveitar ao máximo os processos como atendimento ao pacientes, ajuda dos supervisores (médicos) e curtir o momento de desenvolvimento.

Antes de mais nada, é importante você ter uma boa gestão de tempo para cuidar bem da sua alimentação, fazer exercícios físicos, saúde mental, além de conciliar os atendimentos com os estudos.

Não esqueça: o médico é um eterno estudante.

Gestão de tempo

Mais do que nunca, para conseguir concluir o curso e ter eficiência no que faz, é importante ter uma boa gestão de tempo.

A gestão de tempo é como você organiza suas atividades do dia a dia para poder concluir cada etapa com qualidade.

Acima de tudo, os pontos positivos da gestão de tempo são: melhorar a qualidade de vida e a sensação de bem-estar e satisfação.

Por isso, o estudante de Medicina, que tem tantas atividades ao decorrer do dia, é mais do que essencial conhecer algumas técnicas para melhorar os processos e encontrar essa satisfação.

Como ter gestão de tempo no curso de Medicina?

Antes de mais nada, é super importante ter um planejamento das suas atividades diárias. Porém, existem diversos tipos de planejamentos como por exemplo: semanal ou mensal.

Primeiro, defina qual o melhor planejamento para o seu dia. Comece pelo planejamento diário, que é fundamental para ter noção de todas as atividades que realizará ao longo da semana e até mesmo no mês.

Liste todas as atividades do dia e quando concluir vá riscando com um ok.

Segundo, estabeleça metas como por exemplo: todos os dias estudar uma hora de semiologia ou qualquer outra matéria do seu interesse.

Organize por tópicos, estabeleça um horário e procure seguir à risca. Caso não dê certo concluir a atividade no horário que marcou, tente reprogramar a atividade para outro horário, mas se esforce para cumprir as metas.

Terceiro, priorize as tarefas mais essenciais para as menos essenciais.

É muito importante saber o que precisa ser feito de importante no dia: programe seus estudos de acordo com as disciplinas da semana ou defina como prioridade estudar matérias que você tem mais dificuldade.

Por fim, não perca o foco. Tente manter uma rotina saudável com atividades físicas, boa alimentação e momentos de pausa.

Sim, a pausa é muito importante para descansar a mente e na sequência realizar, de um maneira mais eficiente, uma nova atividade.

Porém, evite distrações na hora que está estudando ou colocando algum conhecimento em prática.

Foco

Quanto melhor você se organizar, melhor será a satisfação que você terá ao concluir as atividades do dia.

O curso de Medicina exige muito do futuro médico, então é preciso equilibrar todas as atividades para ter uma vida saudável e feliz.

Fuja da procrastinação, evitando distrações como redes sociais, TV, vídeos aleatório do YouTube, entre outros. A sua falta de disciplina pode corromper seu resultado. E não é isso que você quer, né?

Conheça a diferença entre os cursos de Enfermagem e Medicina, leia mais aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.