InícioGraduaçãoEngenharia QuímicaConheça a grade curricular do curso de Engenharia Química

Conheça a grade curricular do curso de Engenharia Química

Se você tem interesse em trabalhar em Engenharia Química, trouxemos para você a grade curricular do curso. Um dos mais importantes segmentos dentro da Engenharia, essa especialização merece um conteúdo especial!

Você que busca atuar na área de Engenharia Química, siga com a gente, pois daremos mais informações. E se você já está estudando Engenharia e quer saber mais sobre essa área específica, confira!

Curso de Engenharia Química

Antes de falarmos diretamente sobre as disciplinas que são ministradas no curso de engenharia química, vamos falar um pouco sobre o curso. Com isso, poderemos entender melhor como as matérias se adequam aos objetivos e caminhos desses profissionais.

De forma resumida, o curso de engenharia química forma profissionais aptos a trabalhar com modificações físico-químicas da matéria-prima. Essa definição já nos adianta um pouco do que vamos encontrar na grade curricular do curso de engenharia química.

Além disso, a graduação dura uma média de cinco anos. Necessita, também, da apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e há a exigência de estágio obrigatório.

É importante falar, também, que o curso é da categoria bacharelado e que, atualmente, sua formação é presencial. Isso é importante, pois há muitas matérias práticas. Essas matérias utilizam laboratórios e experimentos, e isso só é encontrado em estruturas montadas especificamente para esse uso.

Por fim, o profissional formado no curso de Engenharia Química estará apto a lidar com processos dentro de laboratórios,  e também no desenvolvimento e gerenciamento de processos produtivos em indústrias.

Agora que você já sabe mais sobre a carreira do engenheiro químico, vamos analisar a grade curricular do curso. Assim, poderemos entender mais sobre as funções desse profissional e as oportunidades do mercado de trabalho.

Grade curricular do curso de Engenharia Química

Como já dissemos anteriormente, e como o próprio nome diz, essa graduação tem como foco os processos físico-químicos. Mas não é apenas isso. Junto com essas disciplinas há muitas outras, de diversas áreas.

Popularmente conhecida como uma representante da área de Exatas, a engenharia química vai proporcionar ao estudante um aprofundamento nas matérias de matemática, física e química.

Nos primeiros anos da faculdade, assim como em outros cursos das engenharias, as matérias são mais teóricas e generalistas. Esse processo tem como objetivo preparar o aluno com as bases do conhecimento, deixando pronto para receber outras disciplinas mais práticas e aprofundadas depois.

Para ser mais exato, a partir do terceiro período, ou seja, 1 ano e meio depois do início do curso, o aluno começará a ter matérias mais aprofundadas e específicas. Além disso, é nesse momento que entram, também, as disciplinas mais práticas.

Divisão das matérias na grade curricular do curso de engenharia química

Segundo o MEC, a matriz curricular dos cursos de engenharia deve ter suas matérias divididas em algumas categorias. São elas: conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos. E isso complementa o que dissemos anteriormente sobre as matérias mais teóricas.

Dentro do núcleo básico de matérias, temos alguns exemplos abaixo:

  • Administração;
  • Economia;
  • Ciências do Ambiente;
  • Física;
  • Informática;
  • Matemática e Estatística;
  • Química.

Essas são apenas algumas das disciplinas básicas que os alunos terão acesso logo no início do curso. Neste momento, pode acontecer de o estudante dividir a sala de aula com colegas de outras áreas da Engenharia.

Dentre as matérias que compõem o núcleo profissionalizante e específico temos como exemplos:

  • Balanços de massa e de energia;
  • Termodinâmica;
  • Engenharia das reações químicas;
  • Engenharia de bioprocessos;
  • Engenharia de meio ambiente.

Como ficou claro, as matérias desse segmento tratam de conteúdos extremamente específicos, de acordo com a especificidade do curso. Por exemplo, caso o aluno siga o caminho da Engenharia de Produção, esse ciclo de aulas será diferente.

Laboratórios de Engenharia Química

Uma importante parte da grade curricular do curso de engenharia química são os laboratórios que os alunos precisam frequentar. Além dos estágios supervisionados, essa etapa permite que o estudante tenha um conhecimento prático da matéria.

Algumas das matérias que apresentamos anteriormente, especialmente as mais específicas e profissionalizantes, também são ministradas neste ambiente. Mas, há ainda mais opções de colocar a mão na massa! 

O estudante poderá realizar atividades práticas em uma série de laboratórios diferentes, que irão, também, permitir ao aluno conhecer mais detalhadamente as diferentes áreas de atuação dentro da Engenharia Química.

Alguns dos laboratórios que poderão ser utilizados pelos alunos são:

  • Laboratório de Química Geral
  • Laboratório de Química Inorgânica
  • Laboratório de Química Orgânica
  • Laboratório de Termodinâmica

Mercado de trabalho para Engenharia Química

Indo um pouco além da grade curricular do curso de engenharia química, vamos falar sobre as áreas de atuação no mercado de trabalho. E, vamos começar com uma informação importante: após a conclusão do curso de engenharia química, o aluno terá que possuir o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). 

Veja no site do Confea o CREA da sua região.

Agora que você já tem o CREA em mãos e está procurando uma alocação no mercado de trabalho, é importante saber em qual tipo de matéria-prima você gostaria de se especializar. Isso porque em diferentes indústrias é necessário um profissional engenheiro químico.

Por isso, o mercado de trabalho para essa área apresenta constante expansão. Algumas das áreas que necessitam do engenheiro são: 

  • polímeros;
  • tintas;
  • cosméticos;
  • fármacos;
  • papel e celulose;
  • tecidos;
  • material de construção;
  • petróleo.

Dentro dessas áreas, o profissional estará apto para atuar em diferentes momentos do processo produtivo. E isso é que torna a área ainda mais interessante para aqueles que querem seguir nesse caminho. Com tantas possibilidades, a empregabilidade do profissional de engenharia química é alta e promissora.

Além da grade curricular do curso de engenharia química

Apresentamos aqui um panorama geral sobre o curso de engenharia química. Agora que você já tem essas informações, pode ir além. Utilize as notícias da Voomp para conhecer mais sobre esse curso de graduação.

E se você está convicto de que essa é a área que quer seguir estudando, isso é ótimo! Hora de colocar a mão na massa, buscando as melhores instituições para o seu estudo, planejando sua vida e dando o primeiro passo para sua carreira profissional.

Aproveite e confira também 5 dicas preciosas para se tornar um universitário de sucesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.