InícioGraduaçãoDesign de InterioresDesign de Interiores é apenas um segmento do Design?

Design de Interiores é apenas um segmento do Design?

O Design de Interiores é mais um dos segmentos possíveis na categoria de Design. Sendo essa última um grande guarda-chuva, há diversos segmentos que podem ser seguidos pelos profissionais.

Geralmente, o Design atua com aspectos visuais e práticos. Entretanto, essa aplicação, generalista, muda quando trocamos as especializações possíveis. Além do Design de Interiores, temos o Design de Produto, Design Gráfico e muitos outros. Confira nosso material sobre as diferentes áreas dentro do Design.

O que é o curso de Design?

Antes de falarmos mais especificamente sobre o Design de Interiores, vamos entender mais sobre o curso superior de Design. Esta graduação prepara o aluno para lidar com planejamento e execução de aspectos visuais.

Porém, é importante dizer, que, dependendo da área de atuação, os aspectos visuais que citamos irão mudar. Por exemplo, ao falarmos sobre Design de Moda, o foco será em roupas, acessórios e estampas. No caso de Design de Produto, teremos o foco no desenvolvimento do produto. E cada área terá seu produto foco.

Dentre as opções, temos a área de Design de Interiores, que pelo próprio nome já nos deixa uma dica de sua área de atuação. E para você poder entender ainda mais sobre esse segmento do Design, suas áreas possíveis e seu mercado de trabalho, siga lendo o texto!

CST em Design de Interiores

O curso CST de Design de Interiores é uma das opções para quem quer entrar no mercado de trabalho na área de Design. Pois, esta formação irá preparar o aluno para atuar nas diversas áreas que podem ser encontradas no curso de Design de Interiores.

Este profissional precisa ter em mente um ponto essencial. Que a criatividade esteja entre habilidades do aluno. Porém, para quem não tem um bom desenvolvimento nesse quesito, não se preocupe. Pois, há formas de estimular a nossa mente em direção a uma atuação mais criativa.

Segundo a lei que regulamentou a profissão, o designer de interiores deve ser capaz de: 

  • Estudar, planejar e projetar ambientes internos conforme as necessidades do cliente;
  • Elaborar plantas, cortes, elevações e detalhamentos de elementos não estruturais;
  • Planejar ambientes internos, especificando mobiliários, acessórios e materiais;
  • Compatibilizar os seus projetos com as exigências legais e regulamentares;
  • Selecionar e especificar cores, revestimentos e acabamentos;
  • Criar, desenhar e detalhar móveis e outros elementos de decoração;
  • Assessorar nas compras e na contratação de pessoal;
  • Propor interferências em espaços existentes;
  • Prestar consultoria técnica;
  • Desempenhar cargos e funções em entidades públicas e privadas;
  • Exercer o ensino e desenvolver pesquisas;
  • Observar e estudar o comportamento humano quanto ao uso dos espaços internos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Design de Interiores, veremos sobre sua área de atuação. Ou seja, o mercado de trabalho para o Design de Interiores. E, como o estudante dessa área deve se preparar para ser um profissional de sucesso.

Áreas de atuação de um designer de interiores

Muitas vezes, ao escolhermos uma carreira profissional, esquecemos de pesquisar sobre o mercado de trabalho. Além das áreas de atuação que podemos seguir. Para que isso não aconteça com você, trouxemos esse conteúdo.

Mas, é sempre bom lembrar: nenhuma escolha profissional é definitiva. Assim como as áreas apresentadas aqui não são as únicas opções que você tem. Pois, em um mundo onde a tecnologia avança diariamente, outros caminhos podem surgir a qualquer momento.

Atualmente, há uma lista de áreas de atuação para o profissional de Design de Interiores. E todas elas possuem um mercado de trabalho pronto para ser preenchido. Confira abaixo, as principais possibilidades de emprego:

  • Residências: trabalho com áreas urbanas e rurais;
  • Comércio: atuação em lojas, restaurantes e bares;
  • Corporações: atuação em escritórios de diferentes ramos;
  • Educação: trabalho com cursos, escolas e universidades;
  • Esporte: trabalho com academias e estúdios;
  • Saúde: suporte em clínicas, veterinárias e hospitais;
  • Residência temporária: atuação em hotéis, pousadas e hostels;
  • Veículos: trabalho com carros, aviões, barcos e trailers;
  • Eventos: trabalho com estandes, quiosques, centro de convenções e feiras;
  • Estúdio/Set: atuação na cenografia de programas, novelas, comerciais e outros.

Porém, esteja sempre preparado e atento ao seu redor. Talvez você descubra novos caminhos possíveis para o seu desenvolvimento profissional. E quanto mais próximo do que você gosta e sabe fazer, mais próximo você está de se tornar um profissional exemplar.

Como ficou claro, o profissional que se forma em Design de Interiores tem uma enorme variedade de caminhos a seguir. E se você está interessado em seguir nessa carreira, confira se você tem o perfil esperado para o estudante.

Perfil do estudante de Design de Interiores

Por ser uma área ligada ao ramo de Design, é esperado que o estudante tenha um bom relacionamento com a criatividade. Mas vai além disso. 

Uma das partes mais importantes e difíceis etapas da área é alinhar os conhecimentos técnicos com o gosto do cliente. Por isso, o profissional deve ser capaz de atender às necessidades e gostos dos clientes que atende. Além de ter facilidade em se comunicar com as pessoas.

Ademais, é essencial que o designer de interiores consiga analisar os ambientes a serem trabalhados e visualizar as mudanças. E é claro que há softwares que permitem uma projeção extremamente realista. Mas, o olhar do profissional ainda é a melhor solução.

A sutileza para defender o seu ponto de vista, quando necessário, também é importante. Por vezes, o profissional irá precisar apresentar os pontos técnicos que o fazem crer que seu caminho é a melhor opção. Para isso, é preciso ter tranquilidade e confiança no próprio trabalho. 

Dentre tantas outras características, essas são algumas que o profissional de Design de Interiores precisa apresentar. Mas, não se preocupe, há muitas formas de desenvolver esses pontos, caso você queira.

Faça o CST de Design de Interiores

Agora que apresentamos um panorama sobre o curso de Design de Interiores, você está pronto para decidir. Inicialmente, escolha a instituição ideal. Em seguida, comece a se preparar para as provas de seleção. E boa sorte!

Inicie com um planejamento de estudos, inscreva-se nos processos de seleção e conte conosco para te ajudar nesse processo! E se você quer saber mais sobre cursos, EaD e Vestibulares, fique ligado na Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.