Dicas para preparar-se para o vestibular de Engenharia de Produção

Felipe Cortinas
Comunicador, jornalista, documentariasta e analista de marketing. Especializado em SEO e em estratégias de marketing inbound. Experiência como social media e criação de designs e vídeos em campanhas publicitárias. Gerenciamento de campanhas de Google Ads e SEO Local. Criação de sites e lojas online. Fotógrafo de eventos, videomaker e documentarista.
1

Se você está pensando em prestar vestibular para o curso de Engenharia de Produção, venha conosco. Temos algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para o vestibular!

A princípio, não foque apenas em uma matéria, é importante manter o equilíbrio e fazer o estudo completo do vestibular. Sabemos que manter uma rotina de estudos diária, é tarefa árdua e exige disciplina. Em especial, quando você trabalha em um ou mais períodos do dia, assim como quem tem filhos.

Dessa forma, diante das situações expostas, a rotina torna-se um pouco mais apertada. Recorrer ao calendário e a agenda podem te auxiliar muito no dia-a-dia.

Assim, já sabemos que sem estudos prévios, não será muito fácil passar no vestibular de Engenharia de Produção, seja através do Enem ou de vestibulares em instituições privadas. Mas nada melhor que dicas e organização para alcançar as suas metas.

Diante dos atuais acontecimentos – alô, pandemia! –  muitos alunos podem acabar sentindo-se deslocados e despreparados diante da rotina de estudo. Por isso veja, 10 dicas para se preparar para o ingresso no vestibular de Engenharia de Produção:

Preparação: crie uma rotina de estudos antes do vestibular

De preferência, separe algumas horas do seu dia para realizar o estudo da prova e das matérias solicitadas no vestibular de Engenharia de Produção. O tempo não deve ser usado apenas para estudar livros e se aprofundar, é importante também praticar.

Realizar exercícios e conhecer a metodologia aplicada em cada prova, é fundamental. Assim, você pode direcionar os seus esforços com mais precisão.

Muitos estudantes optam por cursos pré-vestibular, que oferecem um ensino complementar ao ensino médio focado especificamente em vestibulares. Os períodos de estudo dos frequentadores podem variar de 4 a 12 horas.

Esses cursos pré-vestibulares podem ser pagos ou não. Algumas universidades disponibilizam cursos preparatórios para o ingresso.

Mas, se você não tem muito tempo sobrando com obrigações diárias como trabalhar e cuidar dos filhos, invista nos finais de semana. Ter uma rede de apoio, familiares e amigos que apoiam sua decisão, facilita no momento de dedicar-se.

Assim, fortalecida a sua rede, invista em locais tranquilos para ter qualidade de estudo. Fuja para a biblioteca da sua cidade ou algum cantinho tranquilo em sua casa.

Matérias que caem nas provas de ingresso do vestibular de Engenharia de produção

O vestibular é feito para medir os conhecimentos do aluno e todas as suas capacidades. Para você ter um melhor resultado, deve conhecer a estrutura de prova e as formas de ingresso.

Algumas universidades disponibilizam listas e correções de vestibulares anteriores para contextualizar o vestibulando. Sendo assim, vale informar-se em sites (como o nosso) para guiar-se na sua preparação.

Como você já deve saber, os principais conhecimentos exigidos durante o curso de Engenharia de Produção, vão precisar de conhecimentos em Matemática, Física e Química, mas com esforço é possível se dar bem. Em vez de tentar decorar as fórmulas, por exemplo, busque entender o real motivo delas. Assim ficará mais fácil entender a resolução dos problemas que serão apresentados.

Truque: dedique-se dobrado nas exatas

De certo modo, se preparar para o vestibular, em especial nas vertentes da Engenharia, exige dedicação com os números. Para que o estudante tenha uma maior facilidade para aprender as habilidades e competências da profissão, deve-se ter uma boa pontuação nas matérias de exatas.

O nível exigido para isso é o máximo que o ensino médio pode proporcionar. Porém, existem certas especificidades que podem te ajudar. Acompanhe:

  • Aprofunde-se nas unidades de medidas;
  • Faça simulados de provas anteriores;
  • Desenvolva seus próprios resumos ao fim de cada disciplina;
  • Veja vídeos na internet, especialmente ao sentir que necessita de reforços;
  • Pesquise o máximo de explicações sobre os assuntos;
  • Realize exercícios com frequência;
  • Use fóruns e grupos das redes sociais para saber mais sobre o assunto.

Mantenha-se bem informado(a)

Mantenha uma rotina diária no âmbito informativo. Visite sites, podcasts e até telejornais, busque os assuntos que são mais comentados do momento.

Estar atualizado te ajuda a se preparar para o vestibular. Grande parte das provas, exigem que você esteja a par dos acontecimentos no Brasil e no Mundo. As notícias destaque geralmente encontram-se na primeira página dos noticiários.

Dessa forma, você poderá procurar argumentos tanto favoráveis ao seu ponto de vista, quanto desfavoráveis. Isso irá te dar uma boa base para fazer uma redação, seja qual for o tema.

Relaxe nos dias anteriores do vestibular

Uma dica de ouro para se preparar para o vestibular é: deixe tudo separado nos dias anteriores a prova de Engenharia de Produção e relaxe. Uma mente cansada não raciocina, tampouco se concentra. Procure deixar sua mente vazia por uns dias, assim você pode evitar a ansiedade e o nervosismo.

Assista filmes, descanse e pratique atividades físicas. Todos esses aspectos em união, facilitam o seu ingresso.

Estude sobre como fazer uma boa redação

Os vestibulares, em grande parte, cobram na redação o gênero dissertativo-argumentativo. Na internet, há uma série de modelos de redações que atingiram a nota máxima. Dessa forma, as leia e pratique!

Procure temas anteriores que já foram abordados, pois, assim você aprenderá a organizar as ideias da melhor maneira possível. Aprender como realizar a estruturação correta e interligar os parágrafos também é importante.

Os corretores consideram diversos fatores para elaborar a sua nota. Diante disso, estude gramática para não perder pontos desnecessariamente. Saber quais as formas de escrita que mais pontuam pode valer a pena, assim como regras de coesão textual.

Por fim, analise os critérios, invista na leitura e crie um repertório. Dicas de filmes, notícias, livros e artigos te ajudam a se tornar mais articulado e assim, escrever um bom texto.

Faça provas anteriores

Se você pretende prestar um vestibular de Engenharia de Produção de uma faculdade concorrida, é essencial se preparar estudando as provas anteriores da instituição que você pretende ingressar.

Fazer as provas antigas, pode facilitar a sua compreensão diante da metodologia avaliativa e assim, você saberá mais facilmente o que os corretores querem que você construa. No caso, não existem muitas questões novas nos vestibulares. Em geral, são realizadas apenas modificações e adaptações dos mesmos assuntos. Portanto, partindo deste princípio, há um norte das suas prioridades.

Crie sua própria sequência na realização das questões

De maneira geral, comece a fazer a prova pela parte que você mais domina. Ao começar a estudar as provas anteriores, será possível notar facilidades ou dificuldades em algumas matérias.

Assim, a maneira mais fácil é começar por onde você domina. Escolha uma área de conhecimento que você se sente seguro e realize as questões com autoconfiança.

Saia de casa com antecedência no dia da prova

A princípio, o maior conselho é: faça a rota casa-local de realização da prova dias antes. Conheça o trajeto para assim, organizar-se melhor no grande dia.

É importante que no dia do vestibular de Engenharia de Produção, organize-se para sair de casa com algum tempo de antecedência, para que a chegada seja tranquila e antes da abertura dos portões. Programe-se!

Faça resumos do que você está estudando

No momento dos estudos, procure fazer resumos sobre os assuntos, isso vai te ajudar a criar uma espécie de mapa mental. Nossa mente faz ótimas associações, assim, quando você for revisar algo, seu cérebro automaticamente vai se recordar de parte do conteúdo.

Os resumos não precisam ser necessariamente um texto corrido. Crie suas próprias estratégias. Use de tópicos, canetas coloridas, desenhos e mapas mentais. Criatividade e autenticidade nos estudos trazem autoconfiança, tornando seu tempo de estudo qualitativo.

Fica claro, portanto, que o empenho é necessário. Mas, seguindo todas as nossas dicas, você pode se preparar para o vestibular de Engenharia de Produção com tranquilidade e entrar no tão almejado Ensino Superior.

Por fim, vale ressaltar que caso você não tenha tempo suficiente para estudar, algumas instituições oferecem a modalidade de ensino semipresencial, onde não é necessário ir às aulas presenciais diariamente. Dessa forma, facilita a flexibilização da sua rotina e ainda, te permite realizar o seu curso.

Continue buscando e caso hajam dúvidas, coloque-as nos comentários.

Até mais!

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 2

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.