InícioDicasEstudosHoras complementares: o que são?

Horas complementares: o que são?

Ao longo do tempo, as diretrizes do ensino superior foram passando por mudanças. Desta forma, visando diversificar e qualificar a formação de alunos de ensino superior, as chamadas “horas complementares” passaram a ser uma exigência nas graduações. Hoje, podemos considerá-las tão importantes quanto as disciplinas dos currículos.

Apesar da importância, as atividades complementares podem ser uma novidade para vários estudantes. Sendo assim, vamos te ajudar a ficar por dentro de tudo que envolve as horas complementares.

Se você pretende entrar na faculdade, já é calouro, ou até mesmo veterano, este texto vai te auxiliar a tirar algumas dúvidas.

O que são horas complementares

Horas complementares são decorrentes de atividades desenvolvidas de modo extracurricular por estudantes. De diferentes naturezas e com múltiplas possibilidades de atuação, costumam ocorrer com maior flexibilidade horário e de tempo se compararmos com as horas exigidas nos currículos.

De acordo com o MEC, as atividades complementares buscam enriquecer o processo de ensino-aprendizado, valorizando a formação social e profissional dos alunos.

Em geral, cada curso busca orientar seus alunos sobre atividades que podem ser bem aproveitadas como horas complementares. Regularmente, a carga horária exigida é proporcional à duração do curso.

Diferentes tipos de atividades

São diversas as possibilidades para diversificar sua formação e que podem ser convertidas em horas complementares. Listamos algumas aqui para você se inspirar e ter novas ideias!

Participação em projetos institucionais

De acordo com a Constituição Federal, as universidades são instituições que deverão obedecer ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, são muito comuns projetos desenvolvidos pelas instituições de ensino que contam com participação de graduandos, tanto com bolsa quanto de forma voluntária.

Atividades de monitoria, projetos de iniciação científica, de ensino e atividades de extensão são ótimas oportunidades para realizar bons trabalhos na sua área de formação e ainda validar seu tempo como atividade complementar. Portanto, fique atento aos editais e às chamadas.

Participação em eventos

Certamente, eventos acadêmicos são umas das atividades complementares mais frequentadas por alunos. Há uma grande diversidade de eventos como simpósios, congressos, mesas-redondas, palestras, aulas inaugurais. Eventos que podem ser regionais, nacionais ou internacionais. Opções são o que não faltam.

Você pode encontrar estes eventos normalmente em sites de universidades, de cursos, departamentos e até (por que não?) no mural do corredor do seu campus. Ah, e não se esqueça de sempre preencher a lista de presença. Você precisará provar que dedicou algumas horas para ir aos eventos.

Realização de cursos

Atualmente, espera-se que alunos possuam conhecimentos que vão muito além dos componentes curriculares previstos. Dominar uma segunda língua, por exemplo, tem sido cada vez mais fundamental para destacar-se no meio acadêmico e no mercado de trabalho.

Nesta categoria de horas complementares, você pode procurar por cursos que sejam de seu interesse e que possam lhe ajudar na sua formação. Navegando pela internet, você tem a possibilidade de encontrar cursos online e gratuitos com emissão de certificado. É uma ótima alternativa se você não possui muito tempo disponível e precisa fazer seus próprios horários.

Workshops e oficinas também são contemplados aqui. Pode ser uma boa chance para cumprir suas horas e diversificar seu aprendizado.

Trabalhos

Os trabalhos que você desenvolve fora da faculdade também podem te ajudar a suprir as horas necessárias. É bem provável que nos anos finais você precisará realizar estágio. Se você realiza estágio, faz parte de empresa-júnior, startup, projetos sociais, participa de ONGs ou qualquer outro tipo de trabalho voluntário, você

Carga horária de estágio: descubra tudo sobre o tema

Intercâmbio

Intercâmbio é o sonho de muitos estudantes e pode ser uma excelente opção para somar horas complementares. Mesmo que você não vá utilizar todas as horas desprendidas em sua viagem, você pode aproveitá-las parcialmente. Além de trazer conhecimento, experiências e memórias na bagagem, você também traz horas complementares.

Intercâmbio: conheça opções e critérios de bolsas

Intercâmbio: os 9 destinos mais procurados por brasileiros

Como escolher suas atividades complementares?

Primeiramente, é preciso ter clareza sobre o que seu curso exige e valida como horas complementares. Embora existam algumas regras, vale a pena conversar com coordenadores para ter certeza de que suas atividades extracurriculares podem ser convertidas em horas complementares.

Algo que marca o cumprimento das horas complementares é a liberdade e a autonomia que cada estudante possui. Dentro das possibilidades, você poderá optar pelo que lhe agrada mais, por algo que você tem disponibilidade ou por atividades que você julgue serem mais relevantes na sua formação.

Sobretudo, procurar conciliar as atividades extracurriculares com o seu propósito de formação é imprescindível. Assim, suas horas complementares serão proveitosas e cumprirão com o seu objetivo. Caso contrário, você poderá estar desperdiçando seu tempo sem retornos acadêmicos e profissionais.

Independente do que você escolher, lembre-se: você sempre deverá provar que participou de tais atividades quando quiser validá-las. Portanto, se sua intenção é acumular horas complementares, certifique-se de que seu evento gerará certificados, diplomas ou atestará que você esteve presente.

Como validar suas horas complementares

Assim como organizar seus materiais didáticos e anotações são fundamentais para gerir seus estudos, organizar suas atividades complementares também demanda atenção. Reservar uma pasta para guardar seus comprovantes de participação é uma boa ideia, tanto para o formato físico quanto para o formato digital. Tê-los ao alcance lhe dará tranquilidade na hora de efetivar suas horas.

Normalmente, você deve procurar a secretaria ou a coordenação de seu curso e solicitar a efetivação de suas horas. Em algumas instituições, no entanto, já é possível fazer isso de maneira rápida pela internet.

Contudo, não marque bobeira! Uma boa dica é não deixar tudo para última hora. Conforme for desenvolvendo atividades, você já pode ir validando. Afinal, com tantos compromissos no final da graduação, é melhor não ser surpreendido, certo?

Enfim, esperamos que este post possa ter ajudado você a entender melhor sobre o que são horas complementares e como lidar com elas. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.