Principais habilidades do Profissional de Tecnologia

Paula Machado
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: ThisIs Engineering no Pexels

Muito se fala sobre a falta de oportunidades no mercado de trabalho. No entanto o profissional de tecnologia é cada dia mais procurado e, com as habilidades certas, pode escolher onde trabalhar.

Acima de tudo, algumas áreas do segmento de tecnologia  seguem crescendo tão rapidamente que possuem, inclusive, um déficit de profissionais capacitados.

Definitivamente, faltam  profissionais qualificados para atuar nas áreas de tecnologia no mundo.

Vamos abordar aqui as principais habilidades que um profissional precisa para atuar neste setor de tecnologia. Antes, porém, precisamos entender mais sobre as profissões que envolvem a área de TI.

Quem são os profissionais de tecnologia, afinal?

Desde já, é certo afirmar que são profissionais em  posições extremamente estratégicas dentro das empresas, principalmente por conta da popularização da internet e de produtos digitais.

Vamos ver alguns dos principais profissionais de tecnologia e, claro, suas principais habilidades, a seguir.

Principais áreas de atuação do profissional de tecnologia 

Programador web

O cara dos códigos (quem já assistiu ao filme “ A Rede Social” vai se lembrar) é um dos que mais esbanjam habilidades no setor de tecnologia.

Dessa forma, este profissional é chamado de programador web, responsável por criar e desenvolver plataformas digitais e  sistemas para empresas, como sites e lojas virtuais.

É ele quem desenvolve a interface de websites responsivos para sistemas operacionais como Windows, Linux e MAC.

Vale destacar que o desenvolvedor web precisa entender a linguagem de programação e domínio sobre demais ferramentas, como ASP, Java, PHP e NET , SQL, HTML e CSS.

Profissional de Robótica

Os robôs já são uma realidade, e não mais um futurismo. Quem aqui já viu um aspirador de pó de chão que reconhece objetos e paredes? Quem já falou com atendentes virtuais ao telefone? Já? Então conheceu outras habilidades dos profissionais do mundo de tecnologia.

Cada vez mais somos mediados por robôs com  inteligência artificial. E por causa do processo de automação que o mundo passa, a robótica abre várias possibilidades em carreiras de tecnologia. 

Contudo, a área é abrangente, oferece muitas oportunidades aos que desejam se tornar profissionais de tecnologia. Entre elas estão arquiteto e o coordenador de soluções, o desenvolvedor de robótica, o engenheiro de testes e o técnico em robótica.

“Quando você desenvolve um robô ou um algoritmo novo para machine learning, você precisa além de saber programar muito bem, entender de hardware.” Essa é uma frase de Rogério Bonatti, engenheiro mecatrônico, PhD em ciência da computação na Carnegie Mellon.

Arquiteto de redes

Esse profissional de tecnologia é responsável pela infraestrutura de redes de computadores e software nas empresas, faz desde o orçamento e implantação da rede até a sua expansão para estratégias em nuvem, ou seja, tem habilidades importantes.

Vale destacar que a profissão requer um entendimento profundo de sistemas, ao contrário do designer de redes, que embora faça tarefas semelhantes, se ocupa de elementos de mais detalhes na rede.

Cientista de dados

A internet está gerando dados constantemente e, com este fluxo que não para de crescer, saber interpretá-los é uma tarefa estratégica. 

Por este motivo, o cientista de dados é uma das principais carreiras em tecnologia. 

O campo de atividades é vasto, dependendo da indústria, do negócio e do segmento em que o cientista está.

É correto afirmar que o profissional de tecnologia dessa área é responsável por analisar dados robustos e convertê-los em estáticas simples de serem entendidas.

De posse destas informações, as empresas conseguem entender de forma mais assertiva o mercado e os consumidores, podendo tomar melhores decisões.

As empresas que mais contratam cientistas de dados são as de soluções de tecnologia, institutos de pesquisa, e-commerce e bancos.

Geralmente, os profissionais de tecnologia desta área são formados em computação, estatística, engenharia, matemática ou física. 

Desenvolvedor mobile

Com o crescimento frenético do uso de aparelhos celulares e tecnologias móveis, a área de desenvolvimento mobile segue em ascensão. 

O mercado de trabalho para o profissional de tecnologia que atua como desenvolvedor mobile é cheio de oportunidades, principalmente na criação de aplicativos.

O desenvolvedor mobile, além de excelente com códigos, precisa ter senso crítico sobre o impacto que suas criações mobile poderá causar na rotina dos usuários.

Ele precisa avaliar as necessidades e experiência no uso de cada usuário, visto que diversas marcas têm apostado em aplicativos para estreitar o relacionamento com clientes.

Engenheiro de Computação

Não é de hoje que cursos de ciências e engenharia da computação são muito concorridos nas universidades. Isso porque o mercado de trabalho está em constante inovação e automação, e requer profissionais que entendam estas transformações na computação. 

A formação oferece a possibilidade de trabalhar em diversas frentes.

  • implementação de redes 
  • manutenção de redes
  • segurança de dados
  • desenvolvimento de produtos
  • análise de sistemas 

Engenheiro de software 

De antemão, sabemos que vivemos no mundo 24/7, ou seja, em que todos querem soluções rápidas e personalizadas às suas necessidades.

Portanto, a automação de processos é uma tendência sem volta. Assim, há a necessidade de criar softwares que acompanham estas tendências digitais.

O profissional de tecnologia que atua como engenheiro de software é responsável por:

  • projetar o desenvolvimento de programas
  • gerenciar aplicativos e sistemas das empresas
  • atender requisitos e necessidades dos clientes

Da mesma forma, é comum encontrar um engenheiro de software ligado à administração de bancos de dados e, até, à gestão de projetos nas empresas.

Gestão de Tecnologia da Informação 

O famoso “cara da TI” é o profissional de tecnologia que tem como foco o gerenciamento de hardware e software, ao mesmo tempo em que auxilia na rotina da empresa.

São diversas atividades executadas pelo Gestor de TI. Entre elas: 

  • estabelecer regras para utilização correta de sistemas; 
  • controlar serviços de sistemas operacionais e de banco de dados
  • reduzir impactos da área de tecnologia da informação; 
  • conduzir os recursos humanos ligados aos setores de TI 
  • acompanhar a rotina de colaboradores 
  • administrar a infraestrutura física e lógica dos locais informatizados.

Desenvolvedor de Jogos Digitais: habilidades especiais em tecnologia

O profissional de tecnologia desta área é capaz de desenvolver jogos eletrônicos para computadores, celulares, tabletes e videogames. 

Ah! E não basta saber jogar, viu? Precisa ter sólidos conhecimentos em exatas, e muita criatividade.

À primeira vista, é o desenvolvedor de jogos o responsável por criar todo o enredo do game, bem como dos detalhes minuciosos das histórias apresentadas nos jogos.

Segurança da informação

Houve um aumento da procura por profissionais de cibersegurança após a pandemia do corona vírus. Principalmente por bancos e empresas que contam com um grande volume de informação.

Entretanto, considerando que há uma crescente preocupação com a segurança de informações na internet, aumentou a necessidade de profissionais na área. 

Atualmente, estima-se que haja um déficit de aproximadamente 4 milhões de profissionais na área de segurança da informação.

Esse número relevante torna a área uma das carreiras de tecnologia mais promissoras.

Principais habilidades do profissional de Tecnologia

1 – Estudar constantemente.

Sabemos que todo profissional precisa se atualizar sobre os assuntos pertinentes a sua carreira.

Mas, quando falamos de profissionais de tecnologia, isso é um mantra obrigatório.

Sob o mesmo ponto de vista, a tecnologia não para de evoluir.

Portanto, este profissional terá de se atualizar o tempo todo para não ficar com conhecimentos obsoletos. 

2 – Formação Superior na área

Por outro lado, neste segmento para ter êxito você precisa sim ter um diploma universitário.

As empresas não admitem no quadro pessoas sem a formação exigida, essencialmente em TI, por se tratar de cargos de muita responsabilidade.

Uma pequena falha por falta de conhecimento pode danificar todo um sistema, um site ou tirar um app do ar.

3 – Ser Heavy User de redes sociais

Em síntese, um heavy user é a pessoa que usa a rede intensivamente, que sabe muito, que navega várias horas por dia, e está antenada nos principais assuntos do momento.

O profissional de tecnologia precisa entender como as coisas estão acontecendo no digital.

4 – Capacidade de trabalhar sob pressão

Vale destacar que o profissional de TI é a pessoa que apaga incêndios nas empresas, e mais:

  • resolve a rede que caiu na hora de fechar o faturamento,
  • precisa colocar o site no ar que travou durante uma oferta importante,
  • precisa garantir que os funcionários tenham seus logins de acesso funcionando
  • protege as informações da empresa de ataques digitais.

Logo, isto revela que a capacidade de gerenciar crises e manter-se emocionalmente equilibrado são algumas das principais habilidades deste profissional.

Por fim, agora você já sabe as carreiras possíveis e as principais habilidades do profissional de tecnologia, a bola está em suas mãos.

Que tal escolher uma especialização que te deixou mais curioso e ler a respeito? Veja, por exemplo, qual o preço do curso de Engenharia de Software.

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.