InícioGraduaçãoDireitoQuais os maiores desafios do curso de Direito?

Quais os maiores desafios do curso de Direito?

Você sabe quais são os maiores desafios do curso de Direito? Calma, esse artigo não é para te assustar, mas para informar sobre o que te espera durante o curso. Muitas pessoas quando entram na faculdade não estão prontas para os desafios que podem surgir.

De antemão, isso acontece em qualquer curso. Alguns desafios são semelhantes, outros não. No entanto, quando você inicia o curso já ciente das possíveis dificuldades, tem a chance de se precaver, tornando o curso mais “leve”. 

Neste post você encontrará alguns dos maiores desafios do curso de Direito e o que será preciso fazer. Quanto mais preparado, melhor será seu processo e vida acadêmica. 

Gosto pela leitura

A princípio, o gosto pela leitura pode até não parecer um desafio para alguns. No entanto, para outros pode ser extremamente difícil. Sendo assim, esse é um dos principais desafios do curso de Direito, pois não estamos falando de uma leitura super prazerosa. 

À primeira vista, há muita leitura técnica. Além das leituras obrigatórias de livros, artigos, jurisprudências e outros, há também as recomendações dos professores. Essas leituras são importantes para complementar o estudo e deixar você pronto para as provas.

Algumas pessoas podem dizer que adoram ler, mas aqui estamos falando de uma leitura técnica e não de livros de fantasia, romances ou suspense. Dessa forma, até mesmo os amantes de leitura podem ter um pouco de dificuldade.

Contudo, essas leituras mais técnicas fazem parte da rotina dos estudantes e continuam mesmo após formado. Então, esteja preparado!

Uma coisa com que os alunos de Direito não precisam se preocupar é comprar livros. Todas as faculdades possuem em seu acervo na biblioteca os livros geralmente indicados pelos professores. Além disso, a maioria disponibiliza arquivos digitais para os alunos!

Entender as siglas e jargões usados na área de Direito

Qualquer área de estudo possui os seus jargões ou siglas mais usadas. Contudo, a área de Direito é a que mais possui siglas e uma linguagem diferenciada e os alunos precisam aprender o que elas significam. Mas fique tranquilo, esse é o tipo de coisa que você aprende ao longo da graduação. 

Seus professores vão explicar o que cada sigla ou jargão significa. Além disso, durante as suas leituras você vai aprender muita coisa.

Outra forma de aprender sobre essa linguagem “juridiquês” será no seu período de estágio. Durante a rotina você irá aprender o que cada termo significa e usar as siglas corretamente. Isso porque você estará inserido direto nesse ambiente, facilitando o aprendizado e habituação. 

Veja alguns exemplos de termos e jargões:

Arbitragem: este termo não se refere ao jogo de futebol, mas é um pouco parecido. Este é um dos métodos de resolução dos conflitos, onde não se recorre ao poder Judiciário. Neste caso, as partes escolhem um árbitro e essa terceira pessoa toma a resolução.

Autos: conjunto de todas as peças processuais com relação a um processo.

Decidir em qual área vai atuar

Durante o curso de Direito o aluno irá se deparar com muitas áreas de atuação. Dificilmente um advogado vai atuar em muitas áreas diferentes, ele procura se especializar em uma ou duas no máximo.

Afinal, são muitas regras e conceitos para se aprender, então é preciso escolher em qual área quer trabalhar. Essa escolha se torna um dos maiores desafios do curso de Direito, pois muitos alunos ficam indecisos.

Ao escolher em qual área atuar, veja aquilo que mais te chama a atenção. Faça uma lista com os prós e contras, e pense qual o propósito de você atuar nessa área.

O estágio é uma ótima opção para você conseguir tomar essa decisão. Você aprende como é a rotina, como trabalhar, como é o mercado, etc.

Veja algumas das principais áreas do Direito:

  • Direito Trabalhista;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Civil;
  • Direito ambiental;
  • Direito Penal;
  • Direito Tributário;
  • Direito Contratual;
  • Direito empresarial;
  • Direito eleitoral;
  • Direito digital;
  • Direitos humanos.

Roupas sociais

Este desafio nem é uma surpresa para quem decide estudar direito. Esta é uma área que exige que os alunos usem roupas sociais. Não em todas as aulas, mas em caso de aulas práticas será necessário o uso de roupas sociais.

Ainda mais, quando você começar um estágio também será necessário o uso de roupas sociais. Diferente de outras empresas, onde se pode usar uma roupa mais casual, a área de Direito não abre mão desse estilo.

A roupa social passa um ar de mais seriedade e responsabilidade. Então, se roupas sociais não são o seu estilo, pense bem, pois isso fará parte da sua rotina. 

Muita teoria

Existem alguns cursos onde se tem muita prática e pouca teoria, e vice-versa. No curso de Direito, geralmente nos primeiros semestres você terá muita teoria. Como abordado no primeiro tópico, os alunos irão lidar com muita leitura.

De antemão, o que você precisa entender é que este é um processo que faz parte do curso de Direito. São muitas leis e conceitos que são para aprender e só depois, ir para as aulas práticas.

Por outro lado, não se preocupe tanto com isso. Em muitas faculdades as aulas práticas podem começar a partir do 3.º semestre. Quanto mais preparado você estiver na teoria, melhor será na aula prática, e consequentemente, para o mercado de trabalho.

Observe alguns seriados de advogados e você sempre irá vê-los lendo e estudando diversos casos a maior parte do tempo. É preciso estar preparado!

Evitar acúmulo de tarefas

Este é um dos desafios do curso de Direito que todos os alunos podem passar em algum momento do curso. Isso pode ocorrer, pois, o aluno pode se deparar com um excesso de tarefas, trabalhos e provas. Além disso, também há o velho hábito da procrastinação que pode atrapalhar você desde o início da graduação. 

É comum o aluno começar a estagiar e fazer alguns freelas para ganhar uma renda extra. Com o trabalho, o aluno pode acabar deixando algumas atividades da faculdade de lado. Mas, ao fazer isso, o aluno corre um grande risco. Pode acabar fazendo um trabalho ruim, prejudicando o grupo em que está participando e, ainda pior, a si mesmo. Por isso, organize-se! Estabeleça suas prioridades e crie uma rotina sólida. 

Dicas: crie um cronograma de estudos, utilize uma agenda para marcar o dia das provas e entrega de trabalhos. 

Prova OAB

De antemão, a prova da OAB é um dos maiores desafios do curso de Direito e motivo de preocupação logo no início do curso. Após formado, o graduando não pode atuar como advogado sem fazer esta prova. 

Portanto, esteja em dia com os seus estudos!

Durante o artigo você pôde conferir que é preciso muita leitura e dedicação durante o curso de Direito. Porém, quanto mais você estiver preparado e em dia com o seu cronograma de estudos, menos complexa será a prova da OAB.

Todo ano muitos alunos são reprovados nesta prova, pois não se prepararam adequadamente. Não cometa esse erro! Se você quer realmente se tornar advogado, aproveite todos os anos da faculdade para aprender o máximo.

Enfim, os desafios podem assustar, mas não são difíceis de serem superados. Principalmente, porque agora você sabe quais são alguns deles. Sendo assim, dedique-se ao máximo! Pois, todos os desafios se tornam uma lição a ser aprendida!

Está decidido a cursar Direito e superar todos os obstáculos? Então continue lendo Tudo o que você precisa saber sobre o vestibular de Direito e saia na frente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.