InícioGraduaçãoEngenhariaQuanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil?

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil?

Ao iniciar um curso de graduação, o estudante deve ter em mente os seus objetivos a longo prazo e se tem as habilidades necessárias para encarar os obstáculos inerentes à futura profissão. São várias dúvidas que podem aparecer. Aqui neste post você vai poder esclarecer uma delas e saber quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil.

Seja o curso no formato presencial, semipresencial ou EaD. Em outras palavras, à medida que o aluno vai vencendo as disciplinas, o tempo pode ser um grande aliado. O que é ainda mais relevante em uma época que exige tanta agilidade e qualidade na formação profissional dos estudantes.

Os desafios da faculdade Engenharia Civil

Essa dica é válida para os estudante ou profissionais recém formados. Primeiramente, quando falamos do curso de Engenharia Civil, entenda que os desafios serão muitos. Já que grande número deles envolvem criatividade, domínio das ciências exatas e raciocínio lógico, e por que não, o trabalho com outras pessoas.

Por isso comece a enfrentá-los desde cedo em sua graduação. Se qualifique, tenha foco e seja resiliente durante todo o tempo em que estiver estudando.

O engenheiro civil é um profissional que está envolvido em muitas áreas e o seu mercado exige estudo constante. Neste caso, isso pode durar alguns anos a mais.

Porém, vai depender do seu interesse em fazer uma especialização, um mestrado e um doutorado.

Você tem as habilidades para ser um engenheiro civil?

Sem dúvida, você precisa saber quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil. Mas antes, é preciso entender se você tem as habilidades necessárias para ingressar na carreira de engenharia.

Qualquer profissão necessita de pessoas qualificadas e com um perfil, digamos, adequado para enfrentar as exigências de determinado mercado de trabalho.

Isso fica ainda mais evidente na faculdade de engenharia civil, que necessita do estudante uma certa familiaridade com as ciências exatas. Sem falar em um poder de análise diferenciado, o trabalho em equipe e a iniciativa para tomar de decisões. 

Além disso, podemos somar a praticidade com algumas pitadas de criatividade. Enfim, você vai precisar de muito conhecimento, sejam gerais ou específicos, um raciocínio lógico apurado e uma capacidade de colocar a mão na massa.

Então, está preparado?

Como é a área da Engenharia Civil no Brasil

Procure se qualificar e desenvolver habilidades importantes para o desempenho de suas funções como futuro engenheiro civil.

Antes de tudo, busque essa qualificação constantemente. E isso começa com a escolha de uma instituição de ensino com boas avaliações e reconhecida nacionalmente. Sem esquecer de levar em conta quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil.

Todas as profissões são pontuais ao desenvolvimento de um país e a evolução de sua população. Dentro do cenário brasileiro, e no caso específico da Engenharia Civil, a necessidade de mais profissionais da área sempre foi um assunto em pauta. 

Entretanto, essa discussão vem se aprofundando na questão da qualificação e qualidade da formação dos engenheiros.

A engenharia em sua integralidade serve como um termômetro para o crescimento de uma nação, já que todos os segmentos da profissão estão ligados à competitividade e ao grau da inovação dentro de um país. 

E quando falamos especificamente nas áreas da Engenharia Civil, podemos adicionar o fator infraestrutura. Enfim, realmente, é uma área gigante, tanto no quesito das possibilidades quanto onde trabalhar. Resumindo, ela é muito ampla e diversificada. 

Por isso, aproveite e conheça algumas áreas dentro da Engenharia Civil que estão sempre em alta:

  • Construção Civil (residências e edifícios)
  • Estradas e transportes
  • Empresas de auditoria e gestão de projetos
  • Instituições de ensino
  • Materiais de construção
  • Saneamento
  • Fábricas e complexos industriais
  • Obras e projetos sustentáveis
  • Perícias

Escolhendo a sua faculdade de Engenharia Civil

Agora que você já tem mais segurança e entendeu um pouco mais sobre sua futura carreira, quem sabe já possa escolher a sua faculdade de Engenharia Civil.

Veja se o curso de Engenharia Civil oferece uma estrutura física de acordo com as suas necessidades como estudante: salas de aula, laboratório, biblioteca, etc. Assim como um corpo de professores qualificados, com experiência e diversidade de conhecimentos. Com certeza, isso fará toda diferença na sua formação e vai fazer com que o tempo de graduação passe mais rápido.

Afinal, é durante o curso de engenharia civil que a sua imersão dentro da profissão é iniciada. Serão anos dedicados em estudos práticos e teóricos, com muitos cálculos, tomada de decisões, aprendizados constantes e assimilação de novas tecnologias.

Mas afinal, quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Civil? 

O curso de Engenharia Civil tem um período de duração de 5 anos, ou seja, 10 semestres. A faculdade em si pode ter uma variação de programas de disciplinas e grades curriculares de instituição para instituição. 

Entretanto, tudo vai depender da modalidade do seu curso, por exemplo: se é oferecido como Ensino a Distância (EaD) ou se é 100% integral. Essas duas modalidades vão ter um impacto importante na duração da sua graduação.

E para isso, queremos mostrar resumidamente, as áreas que você vai encontrar na grade do curso:

  • Cálculo estrutural e infraestrutura
  • Ciências exatas: Matemática, física e química
  • Topografia e Solo
  • Hidráulica
  • Elétrica
  • Estradas (infraestrutura de transportes)
  • Desenho e fundamentos de arquitetura

Atualmente, a graduação em engenharia civil é dividida em campos diversos, disciplinas sendo eles gerais e específicas. Com destaque para as ciências exatas e os cálculos.

Exatamente, a grande maioria das disciplinas utilizam as Ciências Exatas como base. Iniciando com as matérias introdutórias até à sua conclusão. 

Portanto esteja avisado. Você vai precisar dessa habilidade, e até uma inclinação, para as áreas de matemática e física, resumidamente falando.

Química, planejamento e gestão, cálculos e fórmulas de todos os tipos e aplicações possíveis. Isso e muito mais fazem parte dos conteúdos existentes dentro do programa de estudo de um Engenheiro Civil. 

E não esqueça da criatividade, praticidade em resolver as coisas, atitude, inteligência emocional, além de curtir tecnologia e inovação. Isso vai fazer a diferença em todo o curso caso você possa demonstrar essas habilidades e competências.

A Engenharia Civil no cotidiano

E muito do que você enxerga no dia a dia em sua cidade, nas estradas ou outros locais. Tudo isso é resultado do trabalho de um engenheiro. Dê uma olhada na lista abaixo:

  • Residências
  • Edifícios residenciais e comerciais
  • Rodovias e aeroportos
  • Pontes
  • Barragens
  • Estádios e ginásios
  • Reformas e restauração
  • Grandes projetos
  • Criações de novas tecnologias

Canteiros de obras e suas dezenas de profissionais envolvidos, fornecedores, gestores, parceiros, rotina, projetos, prazos e pessoal administrativo. 

O Engenheiro Civil não constrói apenas prédios e casas, ele deve construir pontes de relacionamento. Para isso, ele precisa ter habilidade para trabalhar em equipe, e durante a graduação, estudar em equipe.

Muitas vezes, o resultado final em um projeto ou trabalho acadêmico vai depender do relacionamento entre colegas de classe. Isso vai servir como uma experiência prévia para futuros relacionamentos profissionais e na consolidação de parcerias.

O que faz um engenheiro civil?

Você pode pensar: “Com certeza ele constrói casas, edifícios, pontes, etc.” Sim, está certo. Porém, essa é basicamente a interpretação popular do conceito de Engenheiro Civil. 

As atribuições e as atividades inerentes à ocupação são imensas e tem influência direta na vida de todos os brasileiros, especificamente, quando falamos em um país em desenvolvimento como o nosso.

Construção, controle de qualidade e segurança, supervisão e criação de projetos, coordenação de equipes, gerenciamento de insumos, por exemplo, materiais de construção e sua logística, criação de novas ferramentas para aplicação na engenharia, melhorias e reformas. Portanto, o engenheiro civil é um profissional envolvido em diversas áreas e projetos. 

Enfim, podemos somar à sua área de atuação: a criação, o desenvolvimento e o gerenciamento de projetos estruturais, elétricos, hidráulicos, rodoviários, entre diversos outros. 

Carreira de sucesso

O tempo de duração de uma graduação vai lhe ajudar em sua receita de sucesso pessoal como engenheiro civil. Quanto mais você se especializar, mais tempo você estará dedicando a uma formação específica, o que pode servir como garantia de trabalho de acordo com o seu planejamento e objetivos finais.

Mesmo assim, caso você tenha como meta apenas cursar 5 anos de Engenharia Civil e rumar para o mercado de trabalho, fique tranquilo. Por ser uma carreira magnífica e diversificada, ela garante inúmeras oportunidades de emprego como já citamos aqui inúmeras vezes.

Enfim, a duração do seu curso de engenharia civil estará diretamente ligada a sua dedicação e capacidade de vencer obstáculos como estudante e depois como profissional.

Conheça mais sobre a área de engenharia.

Acesse nosso site e confira mais informações ligadas a engenharia civil.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.