InícioGraduaçãoEnfermagemRecomendações de livros da área de Enfermagem

Recomendações de livros da área de Enfermagem

Guerreiros, saúde, pessoas, liderança, coragem e dedicação. Antes de mais nada, essas são algumas das palavras e conceitos que lembram a importância dos enfermeiros que todos os dias estão  nas unidades de saúde, hospitais, clínicas e ambulâncias. Pensando nos futuros enfermeiros que pretendem encarar esse desafio, trouxemos nesse post algumas recomendações de livros da área de Enfermagem.

Indicações de livros da área de Enfermagem

1.Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada (Dee Unglaub Silverthorn)

Uma das primeiras recomendações de livros de enfermagem é a Fisiologia Humana, que oferece uma abordagem integrada aos sistemas do corpo humano. Nesta edição, as áreas de neurobiologia e fisiologia reprodutiva foram amplamente atualizadas para refletir descobertas recentes. 

A edição mais recente tem capítulos expandidos, novos resumos anatômicos e figuras essenciais, com destaque para as imagens tridimensionais.

O livro é um sucesso entre estudantes e professores. E vale muito a pena para quem está curioso sobre as diversas carreiras na saúde. Leitura obrigatória.

2.The Royal Marsden Manual of Clinical Nursing Procedures
(Lisa Dougherty, Sara Lister e Alexandra West-Oram)

Desde sua publicação há 30 anos atrás, o manual que faz parte da reconhecida Royal Marsden Series, está disponível no formato ebook. É um dos livros mais populares quando falamos em habilidades e  procedimentos clínicos para os profissionais de enfermagem.

Descrevendo cada um em detalhe, somando suas respectivas notas de explicação por parte de especialistas de cada área. Além de atualizações em acordo com as últimas pesquisas científicas.

O manual é recomendado tanto para estudantes quanto para profissionais que possuem foco no cuidado ao paciente. Os capítulos são tratados de forma independente, com mais de 200 tipos de procedimentos. 

Antes de mais nada, se trata de um guia para todos os níveis de profissionais da enfermagem. Sobretudo, perfeito para quem está iniciando na carreira.

3.Fundamentos de Enfermagem (Patricia Potter)

Completo e recomendado para estudantes de graduação e pós-graduação, o livro apresenta conceitos básicos aos procedimentos essenciais. A obra também prepara de forma profunda o enfermeiro e a enfermeira, através da apresentação de uma base sólida para o pensamento crítico. 

Igualmente, vem com práticas baseadas em evidências, com destaque para a teoria de enfermagem e o cuidado clínico seguro em todos os ambientes da prática profissional. Tudo devidamente ilustrado passo a passo e com detalhes.

4.Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I: Definições e Classificação – 2018/2020 (NANDA International Inc.)

Antes de tudo, vale lembrar que entre as recomendações de livros de enfermagem, esse é considerado um clássico para muitos profissionais de enfermagem, além de ser internacionalmente reconhecida.

Da mesma forma que o livro apresenta as informações necessárias para compreender a avaliação do paciente em qualquer situação, faz ligação com o diagnóstico e o raciocínio clínico. Suas páginas trazem o propósito e a utilização da estrutura taxonômica à beira do leito. 

A obra apresenta 244 diagnósticos de enfermagem da NANDA Internacional e estão divididos por áreas e especialidades, sempre em ordem alfabética para melhor orientar os futuros leitores. 

5.Anamnese e Exame Físico: Avaliação Diagnóstica de Enfermagem no Adulto
(Alba Lucia Bottura Leite de Barros)

Organizada pela professora Alba Lucia Bottura Leite de Barros, o livro avalia e reflete a evolução científica e técnica do tema. Além disso, a nova edição tem um capítulo que foi acrescentado e que traz a Avaliação de Imagem, devido a sua importância na avaliação diagnóstica.

Uma boa pedida para quem sentia falta dessa área da enfermagem nas bibliografias.

Depois dessa lista de recomendações de livros da área de Enfermagem vamos abordar um pouco mais sobre essa área e esse requisitado profissional.

Orgulho de ser enfermeiro

Definitivamente, duas palavras que chama a atenção para esse profissional é o amor e orgulho pela profissão. Algo que é evidente em muitos desses profissionais quando estão realizando o atendimento.

Sem o profissional de enfermagem, toda a estrutura de saúde pública e privada, jamais funcionará com a eficiência devida. Com certeza um hospital precisa de médicos. Mas igualmente, precisa de enfermeiros. 

Já que do mesmo modo, eles atuam diretamente no tratamento e gerenciamento de milhares de pacientes todos os dias.

O que faz um enfermeiro? 

Por incrível que possa parecer para você, a pergunta correta deveria ser: o que não faz o profissional de enfermagem! Podemos falar o dia todo sobre o que fazem os enfermeiros em seu local de trabalho.

Sem dúvida nenhuma, a enfermagem coloca qualquer hospital em funcionamento e alcança todas as suas áreas.

Da pediatria ao centro obstétrico, onde nascem os bebês. Igualmente, da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) até o pronto atendimento e pronto socorro. Lá estão esses profissionais sempre em prontidão. 

Acima de tudo, o enfermeiro é o responsável pelo primeiro atendimento. Desde a triagem, em que o paciente chega a uma unidade de saúde até a administração dos primeiros socorros e medicamentos. 

Outras funções dos enfermeiros

Ao mesmo tempo em que o profissional de enfermagem auxilia médicos, durante cirurgias e muitas vezes está presente ao seu lado em tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas. O profissional realiza a avaliação inicial e a coleta de exames.

Enfim, trabalhar em hospitais e clínicas médicas é o caminho mais natural para quem se forma em Enfermagem. Embora não tenhamos falado ainda de outras áreas mais específicas da enfermagem. Como por exemplo, os diversos serviços de resgate presentes nas rodovias brasileiras ou mesmo no SAMU, obrigatórios em grandes centros urbanos.

Como é o curso de Enfermagem ?

O bacharel em Enfermagem é o profissional que cursa a faculdade de Enfermagem, com uma duração média de 5 anos. À primeira vista, é cheio de com estudos teóricos e práticos. Porém, uma rotina recheada de emoções.

Nesse período, o aluno vai estudar diversas disciplinas comuns às áreas de saúde que vão desde anatomia e biologia, aos temas mais específicos da área.

Entre eles o gerenciamento de equipes, procedimentos pré e pós-operatórios, rotinas de pronto socorro, classificação e forma de conviver com pacientes, etc. 

Enfim, são centenas de conteúdos que abrangem todos os tipos de cuidados e conhecimentos necessários visando o domínio de temas relacionados à saúde e também aspectos da administração hospitalar.

Áreas da enfermagem

Se você conferir abaixo, pode ter uma pequena ideia das diversas especialidades e áreas de atuação de um enfermeiro.

Certamente, isso vai lhe ajudar a entender um pouco sobre a variedade de conhecimentos e estudos que vai aprender durante seus anos de graduação. Confira abaixo:

  • Enfermeiro Geral ou Generalista
  • Enfermeiro Pediatra
  • Enfermagem Neonatal
  • Enfermeiro Intensivista
  • Enfermeiro obstetra.
  • Enfermeiro de resgate
  • Enfermeiro Auditor
  • Enfermeiro PSF

Enfermagem: atualização constante

Essa lista pode ser imensa como a própria enfermagem e suas diversas áreas de atuação, conhecimentos, disciplinas gerais e específicas. A sua necessidade em estar sempre estudando é a mesma que se dedica a cuidar dos seus pacientes.

Durante o curso, serão muitas horas de estudo, somadas a plantões em que você vai estar lendo algum livro para se atualizar em relação a um tipo de procedimento.

Os conhecimentos de enfermagem estão sempre em movimento e evolução, assim como seus profissionais, ou seja, a atualização deve ser constante.

Portanto, toda hora serve como oportunidade para aprender algo novo para se especializar, se tornar um profissional cada vez mais gabaritado e apto para as batalhas do dia a dia.

Certamente, alguém já deve ter lido parte de nossas sugestões e outros nunca ouviram falar. O importante sempre é compartilhar conhecimentos com todos à sua volta. Ainda melhor se for com seus colegas da área de enfermagem ou outra área da saúde.

Estudos e leitura sobre enfermagem

Primeiramente, você deve estar pensando que realmente são muitas coisas pra estudar e ler.  Saiba que durante qualquer graduação, o estudante que gosta de aprender e está comprometido com o futuro mercado de trabalho vai ter que se dedicar a uma atualização frequente e à prática da leitura sobre enfermagem.

Definitivamente, isso é igual para a enfermagem.

Que tal acessar nossos outros artigos sobre a área da enfermagem?

Confira o nosso artigo sobre as 5 Habilidades importantes para área da enfermagem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.