InícioGraduaçãoLetrasSaiba o perfil do estudante de Letras-Português

Saiba o perfil do estudante de Letras-Português

Quer saber se você se encaixa no perfil do estudante de Letras-Português? Então confira nosso material exclusivo e saiba se você tem o que é esperado do aluno dessa graduação. Mas não se preocupe. Caso não se identifique, é sempre possível desenvolver certas habilidades.

Inicialmente, precisamos lembrar que o curso de Letras, em suas diversas habilitações e modalidades, é uma graduação da área de humanas. Ou seja, é voltada para o estudo e aprofundamento de conhecimentos relacionados à sociedade e seus usos.

Começando por essa informação, esperamos então que o perfil do estudante de Letras seja composto de habilidades que o permitam se relacionar de forma tranquila com outras pessoas. Mas não é só isso. Veremos mais detalhes sobre o aluno ideal para o curso.

Perfil do estudante de Letras

Para ingressar no curso de Letras-Português, ou em outras habilitações, o aluno não precisa realizar um teste de habilidade específica. Porém, caso a escolha do curso seja por alguma língua estrangeira específica, é importante ter conhecimento prévio.

Se você está pensando em cursar Letras com foco na língua inglesa, confira nosso material exclusivo sobre a possibilidade de ingressar na graduação de Letras Português-Inglês sem saber inglês.

Voltando ao perfil do estudante de Letras, é importante destacar, como dissemos anteriormente, que muitas habilidades podem ser desenvolvidas durante a faculdade. Isso porque nem sempre temos esse aprendizado no ensino médio.

Facilidade e gosto por leitura

Para começarmos a analisar o perfil do estudante que irá cursar a graduação de Letras, falaremos sobre a leitura. Não só por ser um curso que terá em sua grade curricular matérias sobre literatura, mas também porque o aluno terá um grande volume de leitura para realizar.

Além disso, ele deverá cursar disciplinas com esse foco. Estudar a história da literatura, suas técnicas e análises mais aprofundadas. Portanto, caso o aluno não possua um gosto especial por leitura, terá dificuldades.

Boa oratória

Não só para ser professor, a oratória é uma habilidade necessária a todo estudante de Letras. É claro que essa habilidade pode ser desenvolvida com o tempo, mas o aluno precisa saber que irá, normalmente, participar de apresentações, seminários e rodas de discussão.

Em um curso que possui boa parte de sua grade curricular focada em formas de analisar e debater a nossa língua, a discussão faz parte do aprendizado. Além disso, é claro, se o aluno optar pela licenciatura, lidará com essa habilidade diariamente.

Gosto por literatura

Relacionado diretamente com a boa relação com a leitura, no perfil do estudante de Letras, espera-se encontrar uma vivência positiva com a literatura. Isso porque a mesma fará parte de muitas disciplinas cursadas.

O aluno será obrigado a lidar com os clássicos, mas também com a literatura moderna. Além de ter acesso a diferentes gêneros literários e estudá-los mais profundamente. Sendo assim, a literatura fará parte, sem dúvidas, do dia a dia do aluno.

Vontade de aprender

Por mais que essa característica seja esperada em todos os alunos, de diferentes cursos, no curso de Letras destacamos que a vontade de aprender deve vir junto com a vontade desafiar seus conhecimentos desafiados.

Isso porque, muitas vezes, o aluno terá acesso a novas formas de ver aquilo que ele sempre soube. Especialmente nas disciplinas que lidam com a língua portuguesa, é normal o estudante redescobrir o português a partir de um novo ângulo. É preciso estar pronto para se surpreender.

Facilidade para escrita

Por fim, o perfil do estudante de Letras é composto, também, pela facilidade com a escrita. De forma criativa ou técnica, é essencial que o aluno goste ou, pelo menos, esteja pronto para escrever bastante.

Assim como a leitura faz parte de todo o curso, a escrita também. Não só na apresentação de trabalhos, mas na produção de artigos e teses de pesquisa. E, justamente nessa linha, é sempre bom lembrar que uma das carreiras do letrólogo é seguir na pesquisa.

Como você pode perceber, o perfil do estudante de Letras é composto de diversas características relacionadas com o aprendizado e com atividades como leitura e escrita. Porém como dissemos anteriormente, e reforçamos agora, é possível desenvolver estas habilidades.

Portanto, se você pretende entrar no curso de Letras, mas não se identifica com alguma das características citadas acima, não se preocupe. 

Grade curricular de Letras

Para complementar o conhecimento sobre o perfil do estudante de Letras, vamos apresentar, de forma resumida, a grade curricular da graduação. Com isso, será possível fazer a relação entre as habilidades sugeridas e o curso em si.

Podemos dividir resumidamente a grade curricular em áreas da língua, áreas da literatura e área da educação. Essa última, específica para quem cursa licenciatura. As matérias que fazem parte dessas áreas casam com o perfil sugerido no artigo.

Por exemplo, ao cursar a disciplina de Fonética e Fonologia, o aluno irá encontrar uma série de novidades sobre a língua oral. Portanto, a sua vontade de aprender e de se surpreender será bem vinda nessa matéria.

Já quando falamos sobre as disciplinas de História da Literatura e Literatura Comparada, será necessário explorar o gosto pela leitura, já que muitos textos fazem parte da ementa dessas matérias. É preciso estar preparado para ler muito.

E quando falamos sobre disciplinas como Didática e Psicologia da Educação, ambas para licenciatura, a oratória será essencial. Assim, nesses exemplos, o aluno terá acesso a conhecimentos específicos que o auxiliam na hora de lecionar.

Tenha o perfil do estudante de Letras

Agora que você já conhece o perfil esperado para o estudante de Letras e como ele se relaciona com a grade curricular da graduação, é preciso se atentar. É claro que nenhuma dessas características são definitivas para o sucesso do estudante. Porém, são importantes.

Caso você não reconheça sua facilidade de leitura ou escrita, por exemplo, pode começar, desde já, a trabalhar nesses pontos. Assim, quando estiver cursando a faculdade de Letras, poderá se adequar melhor ao que for pedido.

Se você tiver dúvidas sobre a possibilidade de cursar uma graduação devido ao perfil sugerido, não se preocupe. O que importa para ser um universitário de sucesso é a dedicação e a vontade de desenvolver seu conhecimento.

E se você gostou do nosso artigo, confira agora o material que preparamos sobre o que é o curso de Letras Português-Inglês Licenciatura.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.