InícioDicasMercado de trabalhoTransformação digital: o que é e como se preparar

Transformação digital: o que é e como se preparar

O boom das tecnologias e o advento da internet demarcam uma nova era. Mas como essa tendência impacta em nosso dia a dia? Nesse artigo, explicaremos quais efeitos são desencadeados pela aceleração digital na vida social.

Uma miríade de canais instantâneos de informação criam hoje uma cadeia rápida de reações e interações. Essa condição interfere no modo como nos relacionamos nas mais diversas esferas da vida, tanto pública quanto privada. Por serem tão essenciais e práticas, as novas tecnologias estão medeiam praticamente todas as nossas atividades do dia a dia. Da cidade às residências, das escolas ao trabalho: os meios digitais ocupam todos os espaços!

É por isso que seus efeitos na vida cotidiana podem passar facilmente despercebidos, já que a rápida proliferação e inserção das tecnologias faz com que a aceleração digital pareça ser algo apenas trivial (embora não seja). Diante disso, compreender o que significa essa transformação digital é importante para que você possa se preparar para esse futuro tão próximo.

O que é a transformação digital?

Para quem nasceu entre a década de 1990 e nos anos 2000, a passagem do analógico para o digital foi um movimento muito rápido. O que não se percebe, porém, é que nesse exato momentos assistimos não apenas à digitalização, mas ao desenvolvimento de uma era completamente conectada. Espaço e tempo são noções que se distorcem no espaço virtual. E o mundo todo está interligado pelos nós das redes digitais.

Mas essa transformação digital não se restringe apenas a isso. Cada vez mais os problemas da vida cotidiana estão sendo solucionados com ajuda de algum suporte tecnológico. No trabalho, por exemplo, não acontece diferente. Por estarem inseridos em nossa cultura, que agora é conectiva, a instância do trabalho age em conformidade com aquilo que acontece nas instâncias sociais.

Para entendermos melhor sobre essa questão, é preciso notar que os ambientes empresariais estão se modernizando. Uma consequência disso é que as ferramentas tecnológicas passam a ser grandes aliadas para a execução das atividades de nossos serviços. Seja para medir produtividade ou acrescentar agilidade à determinada função, o fato é que a novas configurações passarão a operar na organização empresarial.

Dentro desse contexto, a transformação digital promete um maior controle tanto por parte do prestador de serviços quanto do cliente. Nesse cenário, surgem novas demandas e exige-se uma postura diferente por parte dos indivíduos.

Quais são as principais mudanças que podem acontecer?

Vamos começar por uma ideia muito simples. Antigamente, se acreditava que aquilo que se transmitia via televisão ou  rádio eram informações que chegavam até a audiência de maneira linear: do produtor ao receptor. No entanto, com a rapidez e conexão da internet, a audiência está mais ativa do que nunca. Todos agora conseguem acompanhar e até participar.

Com uma audiência participativa, novas paradigmas se criam dentro do âmbito da prestação de serviços. Para ilustrar essa ideia, podemos pensar que possuir um negócio hoje sem marcar presença nas redes sociais é praticamente uma coisa inconcebível. Afinal, tudo aquilo que não encontramos nos famosos buscadores da internet são considerados inexistentes para boa parte das pessoas.

Evidentemente, tal transformação exige mudanças profundas na carreira profissional das pessoas. Não basta mais apenas desenvolver uma competência específica. Demanda-se que os profissionais tenham posturas diferentes na vida ativa do trabalho, pois, caso contrário, muitos negócios deixarão de existir dentro dos próximos anos.  Com toda certeza, a transformação digital exige que os organizações se reinventem, a fim de continuarem tendo seu lugar ao sol. Em outras palavras, pode-se dizer que a paisagem profissional de reconfigurou completamente.

Nesse sentido, as principais mudanças observadas hoje em dia são:

Aumento de competitividade

A digitalização gerou novas demandas de serviços. Mais do que existir fisicamente, é preciso existir no espaço virtual e conectivo. Reconhecendo essa nova demanda, muitas empresas hoje oferecem serviços de consultoria online, serviço de vendas que se dão exclusivamente na internet (e-commerce), gerenciamento de dados, planejamento de social media etc. Isso fez com que muitas novas empresas surgissem, aumentando o número de concorrentes e, consequentemente, de competitividade.

Automatização do trabalho

Sim, o desenvolvimento acelerado das tecnologias permitiu que a execução do trabalho humano fosse otimizado pelas máquinas. No entanto, não pense que isso é uma substituição do humano pela técnica. O que acontece é que agora os profissionais devem executar outros tipos de função em seus trabalhos. Um exemplo disso é o engenheiro, que não precisa fazer todos os cálculos de um projeto à mão, mas obrigatoriamente precisa saber utilizar os softwares adequados. É justamente por isso que se exige novos perfis de profissionais, que tenham mais autonomia e capacidade de assimilar as transformações do mundo moderno.

Flexibilização do trabalho

Com a automatização dos serviços e a centralidade do computador na execução das atividades num geral, o trabalho nos moldes tradicionais (8 horas por dia, presença em escritório, bater ponto etc) deixa de fazer sentido, já que as pessoas eventualmente poderão fazer o trabalho em qualquer local, basta ter as tecnologias adequadas. Hoje, muitos empresários já reconhecem que a produtividade não depende exclusivamente da disponibilidade do funcionário na empresa. Por isso, criatividade, comunicação, flexibilidade e negociação são características altamente valorizadas no mercado de trabalho moderno.

Como me preparar para a aceleração digital?

Essa pergunta pode ser complexa de responder, pois tudo depende muito das necessidades específicas do seu nicho profissional. Entretanto, algumas habilidades beneficiam os profissionais num geral, tais como a proatividade, o desenvolvimento de capacidades adicionais, a autonomia e expertise para gerir as tecnologias digitais.

Lembre-se que um profissional que está aberto para novidades sempre terá mais vantagens com relação às pessoas inflexíveis. Principalmente porque a era da transformação digital é caracterizada por suas constantes atualizações e aperfeiçoamentos. Por isso, não deixe de prestar atenção nos aspectos do seu trabalho que precisam ser aprimorados. Assim, você se tornará menos reativo, o que é muito positivo nesse contexto de cultura digital.

Para saber quais áreas são mais visadas no mercado de trabalho atual, clique aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.