InícioGraduaçãoJornalismoO diploma de Jornalismo é importante para o mercado de trabalho?

O diploma de Jornalismo é importante para o mercado de trabalho?

Definitivamente, o mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais capacitados e atualizados. Aqueles que tenham condições de provar a sua formação acadêmica. E, também, a experiência adquirida ao longo do tempo.

Entretanto, estamos falando aqui para um público de estudantes e futuros profissionais de jornalismo. Neste caso, vocês devem considerar que a jornada acadêmica e a obtenção de um diploma são cada vez mais exigidos no ambiente de trabalho. Ou melhor, cada vez mais cobrados pelos departamentos de recursos humanos e headhunters.

De vez em quando, surgem debates sobre a questão da importância do diploma do Curso de Jornalismo para o mercado de trabalho. Em tese, isso se tornou ainda mais evidente com as ações realizadas pelos grandes veículos de mídia, por questões puramente trabalhistas.

Entretanto, quando falamos em formação conceitual sólida, somada à experimentação prática e com acompanhamento de um corpo docente profissional, se torna fundamental o diploma de Jornalismo para o exercício de múltiplas funções.

O diploma de Jornalismo é importante para o mercado de trabalho?

Atualmente, o mercado de trabalho exige de você até especializações em um segmento específico: saúde, finanças, tecnologia, etc. E, claro, uma graduação em Jornalismo.

Trabalho no setor público

Um dos maiores empregadores quando falamos em quantidade de vagas e oportunidades para futuros jornalistas é o setor público. Autarquias, empresas públicas e órgãos de todos os tipos, sejam pertencentes às esferas municipal, estadual e federal, costumam abrir concursos públicos e seleções quase anualmente.

É uma prática muito comum os entes públicos terem o dever de divulgar informações e tornar o acesso à informação um dos seus pilares – o que confere idoneidade e consolida as boas práticas dentro das instituições.

Aliás, ao falarmos de concursos e seleções para preenchimento de quadros de comunicação, o primeiro requisito para participar dos processos é o diploma de Jornalismo. Em outras palavras, se você não comprovar a sua formação, não estará com habilitação para participar ou ingressar neste mercado de trabalho tão amplo e diversificado.

Ingressando no mundo corporativo

Definitivamente, o setor privado engloba pequenas, médias e grandes corporações que têm no lucro e na geração de receita o seu foco principal.

Neste caso, o assessor de imprensa, o criador e estrategista de conteúdo, o criador de conteúdo para redes sociais, o content creator, entre outras centenas de posições, sempre encontram um diferencial sob o trabalho do jornalista titulado. 

Além disso, em um mercado cada vez mais concorrido, somada à obrigatória obtenção do diploma nesta área da comunicação social, ao candidato também é exigida uma especialização específica e conhecimentos determinantes ao exercício daquela posição.

Enfim, o mundo digital e as novas tecnologias tornaram as pessoas leigas e comunicativas criadores de conteúdo. Entretanto, a proporção que blogueiros, sites, redes sociais e a multiplicidade de canais foram surgindo em grande quantidade, mas o mesmo não ocorreu com a qualidade do material informativo.

Formação sólida e comprovada

É neste cenário que sempre vai se destacar quem possui vínculo com uma instituição de ensino superior e formadora de talentos e futuros profissionais da área de comunicação social, habilitada na atividade jornalística. 

Cada vez mais, as empresas exigem requisitos fundamentais ao abrir suas posições ligadas à área. Logo, vão buscar no mercado profissionais com titulação comprovada por meio de diplomas, especializações, etc. Sem falar que cargos com salários atrativos são preenchidos por pessoas devidamente qualificadas, tanto em relação à experiência quanto na formação sólida.

Os anos investidos em uma faculdade, as aulas com especialistas, a grande quantidade de teorias de comunicação e seus milhares de estudos, somados às disciplinas práticas constantes capacitam você ao Jornalismo em todas as suas frentes.

O mercado de trabalho está em busca de conhecimento

Um dos grandes porquês da formação jornalística é a possibilidade da criação de novos conhecimentos técnicos e científicos. Afinal, estamos falando de um dos braços que fazem parte de uma ciência chamada ‘comunicação’.

Em suma, toda ciência nasce de análise e estudos científicos, comprovações de teorias e muita prática. E isso tudo pode levar meses ou mesmo décadas. O jornalista formado leva anos de conhecimento acadêmico sobre os seus ombros e dentro daquele certificado de conclusão do ensino superior.

Logo, o mercado de trabalho está repleto de repetição, notícias falsas e mal apuradas, comentários e banalidades, e que chegam ao público sem um filtro denominado ‘qualidade.’ 

Respeite seu público com uma formação qualificada

Entre seus públicos estão crianças, adolescentes, adultos e idosos, todos em busca de boas informações, necessitados por dados comprovados e com uma linguagem bem apresentada. E até customizada. Em síntese, muitas empresas contratam pessoas sem formação, e não projetam as consequências disso para as suas audiências. Afinal, quando falamos de comunicação e o curso de Jornalismo, queremos mostrar que o respeito pelo consumidor de conteúdo deve prevalecer.

Certamente, o mercado de trabalho sempre está em busca de profissionais que possam agregar novos conhecimentos e boas práticas ao jornalismo atual. Mas, principalmente, levar dinamismo e boas entregas para dentro de suas equipes e squads. Isso não somente no Digital, como também dentro das mídias mais tradicionais.

Estudar é preciso

O Voomp apoia todas iniciativas para o seu aprimoramento pessoal e profissional. Acima de tudo, vamos sempre na direção de que, quanto mais você estudar, mais aptidão terá para vencer os muitos obstáculos que a vida, a universidade, o estágio e o mercado de trabalho apresentarão à frente.

Se curtiu este post sobre o Curso de Jornalismo, aproveite e saiba mais sobre a profissão e diversas outras. Basta clicar aqui e um mundo de conhecimento vai aparecer para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.