O que faz um dentista avaliador

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

O dentista avaliador é crucial para a clínica faturar mais no trabalho. Afinal, ele ajuda a atrair mais clientes com suas atividades. Essas tarefas, por exemplo, incluem criar conteúdo e buscar avaliações para fechar tratamento. Desde já, entenda mais sobre a atuação.

As tarefas de um dentista avaliador

Para começar, ele fica a cargo de fazer a avaliação dos clientes. Além disso, também deve ter a capacidade de gerir a clínica em que trabalha. Portanto, a sua função tem foco no lado comercial do lugar.

Este profissional cuida dos previstos e muito mais em relação aos pacientes. O faturamento da clínica, em geral, depende de muitos fatores do dia a dia. Assim, o dentista avaliador fica a cargo de organizar tudo da melhor forma.

Dentista avaliador e os previstos

Para quem não sabe, previsto é o paciente que marcou horário, mas não fechou para se tratar. Em seguida, ele deve marcar um retorno e ligar para esse cliente.

Outras funções

Em resumo, esse dentista nunca fica com tempo ocioso devido ao que faz. Por exemplo, se não estiver avaliando, atua na área comercial como:

  • Na criação de conteúdo para as redes sociais do local;
  • No contato com pacientes que foram avaliados, mas ainda não fecharam o tratamento.

Todo avaliador é dentista

Para ilustrar as diferenças entre as duas funções, pense no dentista como alguém mais prático. Agora, o avaliador é a pessoa que usa o que sabe para vender o consultório.

Isso quer dizer que ele terá uma compreensão a mais com o paciente. Dessa maneira, deve tornar a clínica um lugar mais atraente para o cliente.

Na prática, analisará com cuidado cada situação em vários aspectos como:

  • As necessidades de cada uma das pessoas;
  • Como está a situação financeira delas.

A importância de ter um dentista avaliador na clínica

Pensando pelo lado comercial, o dentista avaliador é crucial para faturar bem. Afinal, com o cliente sendo melhor tratado, as chances dele voltar crescem.

Esse mesmo paciente pode ajudar a elevar o marketing boca a boca do ambiente. Por exemplo, as chances de gostar tanto da experiência e querer indicar o local aos amigos e familiares aumenta.

Focar em ser um dentista avaliador ou clínico?

A Odontologia é uma das várias áreas da saúde que lida com pessoas todo dia. Logo, é vital que os profissionais saibam conversar e ouvir a todos para atender bem.

O problema, no entanto, surge quando é preciso chegar mais alto na parte do faturamento. Dessa forma, pode-se criar um dilema entre avaliar ou atender.

Realizar atendimentos clínicos pode ser prazeroso para algumas pessoas por várias razões, de fato. Entretanto, caso queira faturar mais, é preciso mudar um pouco o foco das metas.

A escolha depende só de você e do que almeja

Não é fácil abrir mão de um desses lados para executar bem o outro. Então, é uma decisão que o dentista precisa pensar com cuidado antes de agir. De modo geral, se quiser continuar com a parte clínica, não há nada de ruim.

Nesse caso, o ideal é ter alguém só para a função de dentista avaliador. Assim, você consegue ter a função em seu negócio para melhorar os resultados.

Quando o dentista avaliador pode atender o cliente?

De modo geral, não é função desse profissional atender os clientes no dia a dia. Contudo, existe uma única exceção na qual ele pode atender um paciente.

Esse momento é quando ele quer ou precisa começar o tratamento de imediato, logo após ser avaliado. A partir disso, não é preciso que o dentista avaliador marque essa pessoa para outra data e com outro profissional.

Dores ou alguma outra necessidade podem ser razões para querer iniciar esse processo. Além disso, faz parte das funções desse dentista monitorar cada etapa do procedimento.

Isso significa verificar se está tudo do jeito que o paciente deseja. Assim como, na avaliação, se ele precisa de mais tratamentos. Enfim, é tudo para melhorar a experiência e evitar que o paciente cancele o serviço.

Não pode perder o foco

Apesar dessa situação atípica, o ideal é não perder o foco em momento algum. Dessa forma, esse profissional não deve se prender a tratamentos muito longos.

Um dos motivos é que pode coincidir com um horário de avaliação ou de contato. Então, para não sair da função principal, ele deve atender de maneira rápida.

Qual é o perfil de um bom dentista avaliador

Um atributo que esse profissional deve ter, acima de tudo, é a empatia. Ou seja, ele deve ter uma aparência amigável e fácil de simpatizar com o paciente

Faz parte da função saber se colocar no lugar do outro para avaliar as situações. Portanto, essa qualidade é a que faz maior diferença para ajudar a faturar mais.

A prática desse cargo se desenvolve na base da conversa com o cliente. Assim, o uso de acessórios pode ser colocado de lado para causar melhor impressão.

Como o dentista avaliador deve se apresentar

Essas qualidades citadas são apenas o início para encantar a pessoa que visita a clínica. A partir daí, o dentista avaliador deve se apresentar, indo até o paciente.

Dá para aproveitar essa caminhada para, em seguida, levar o cliente em uma tour. Ou seja, mostrar o local e os setores para se conectar com aquela pessoa.

Uma dica aqui é, antes de mais nada, ver se o ambiente está organizado. Afinal, isso evita algum possível constrangimento durante esse pequeno passeio por dentro do consultório.

Os efeitos dessa ação são boas impressões e fazem você ser visto de uma forma diferente. Além disso, cada visita fará com que te vejam do jeito que é de verdade.

Todos esses detalhes tiram alguma hierarquia e te tornam alguém mais confiável para o paciente. Como resultado, ele vai se conectar com você e, sem dúvida, vai querer se tratar no seu espaço.

Quase como um marketeiro

Neste artigo você viu o que um dentista avaliador faz no dia a dia. Nesse sentido, pode-se dizer que, em resumo, ele é como um marketeiro da área.

É possível afirmar isso pelas funções que o profissional desempenha no setor comercial da clínica. Ou seja, criar materiais para atrair novos pacientes e melhorar o faturamento.

Com isso, suas atividades são muito parecidas com as que os profissionais de marketing fazem. Afinal, o objetivo é conquistar mais clientes e vender um serviço, que no caso é o de Odontologia.

Confira mais conteúdos como esse no Hora da Facul clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 3

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.