InícioDicasMercado de trabalhoConfira algumas dicas sobre as tendências do mercado profissional para 2022

Confira algumas dicas sobre as tendências do mercado profissional para 2022

Entender as tendências do mercado profissional é um ponto crucial para ter um bom trabalho. Pois, não adianta ter competência em algo que quase não oferece vagas de emprego.

Neste artigo você vai entender o que o mercado profissional reserva para 2022. Logo, continue lendo para saber as áreas que tendem a ter mais empregos.

A importância de conhecer as tendências do mercado profissional

Há muito tempo as pessoas falam sobre uma revolução digital que aconteceria. Com isso, algumas previsões foram feitas sobre as mudanças que viriam e como as oportunidades de trabalho seriam afetadas.

Já estão em vigor alguns dos acontecimentos que foram previstos. Pois, hoje em dia quase ninguém vive fora do meio virtual.

Com o passar dos anos, as novas gerações possuem interesses distintos. Por exemplo, atualmente as pessoas preferem morar de aluguel do que ter uma casa própria. Só pela experiência de estar em novos lugares.

Os jovens estão sempre conectados nas redes e vivem mais no espaço virtual do que no real.

A relação entre as novas gerações e o mercado de trabalho

Segundo o poeta Luís de Camões “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”. Por isso, as tendências do mercado profissional seguem o ritmo deles. Não é à toa que você vai ver a seguir que o setor digital é o que mais tem crescido.

Tendências do mercado profissional para 2022

Algumas profissões estão em alta no mercado de trabalho. Assim, muitas pessoas têm se atraído por elas. Não só quem está escolhendo uma graduação, mas também quem quer trocar de carreira.

De acordo com pesquisas de sites de RH, existem algumas áreas que devem crescer. Logo, nas próximas linhas estão descritas quais são:

  • Marketing;
  • Jurídico;
  • Construção;
  • Tecnologia;
  • Saúde.

Ingressar nessas áreas de conhecimento requer tempo investido na formação especializada. Em compensação, o número de oportunidades de emprego com boa remuneração é maior.

No geral, a tecnologia é algo que está sempre em alta. Então, a maioria das empresas precisa de proteção neste ambiente digital. Logo, uma das profissões que promete destaque é a de cibersegurança.

O home office e as tendências do mercado profissional

Essa forma remota de trabalho foi adotada no susto devido à explosão da pandemia da Covid-19. Assim, mesmo não sendo “programado” chegou para ficar e agradou às empresas.

A maioria dos executivos diz que tiveram uma experiência positiva com essa atuação. Também, os empregadores gostaram dessa ideia e muitos grupos já pretendem adotar um modelo híbrido, ou seja, trabalhar parte no escritório e parte em casa.

De início houve preocupações quanto ao rendimento dos funcionários fora do local de trabalho. Mas, alguns se mostraram até mais eficientes.

É possível perceber que esse modelo do futuro chegou para ficar. Então, independente do emprego, o home office é uma tendência para 2022.

Quem não se adaptou a esse processo, precisa se apressar. Pois, nos anos seguintes isso pode ser até uma vantagem competitiva. Enfim, só prova o quanto a tecnologia dita as regras sobre o mercado de trabalho.

Competências que as tendências do mercado de trabalho valorizam

Algumas habilidades profissionais sempre serão valorizadas em qualquer emprego. Como resultado, os empregadores buscam um perfil com essas características específicas. Dentre elas, você confere as mais procuradas a seguir:

  • Pensamento estratégico;
  • Facilidade em comunicação;
  • Agilidade;
  • Inovação;
  • Adaptação fácil.

Saber disso é essencial para se fazer uma autoavaliação. Porque é importante conhecer as competências que estão em alta. Assim, é possível avaliar quais precisam ser aprimoradas ou desenvolvidas.

Isso torna o profissional mais competitivo, algo bem necessário hoje. Já que o mercado de trabalho está cada vez mais seletivo em todos os aspectos. Como formação e até questões mais específicas como as habilidades citadas acima.

5 áreas em alta nas tendências do mercado profissional

Existem alguns setores que prometem ter mais destaque em 2022. A seguir, você vai ver mais detalhes sobre cada uma delas.

1 – Jurídica

A área jurídica é uma das mais antigas do mercado de trabalho. Por isso, muitas pessoas se interessam e o curso de direito é um dos mais concorridos. Entretanto, a promessa desse ramo são os crimes cibernéticos.

2 – Marketing é uma das tendências do mercado profissional

Uma área que tem evoluído muito com o passar dos anos é a comunicação social. Visto que os interesses da população estão mudando de maneira mais rápida. Além disso, tudo precisa estar de acordo com os direitos do consumidor, que é algo regulamentado.

É aqui que o marketing digital entra para fazer seu trabalho. Pois, adapta os gostos dos clientes aos tipos de publicidade que eles recebem. Por fim, quem ajuda a profissão nesta tarefa é a Inteligência Artificial. Pois, personaliza os dados do consumidor.

3 – Área da construção

É fato que a engenharia civil continua sendo uma tendência para o ano de 2022 e nos próximos. Afinal, a quantidade de projetos de infraestrutura está crescendo. Também, faltam profissionais capacitados para liderar empresas grandes.

4 – Tecnologia

Não há dúvidas de que a tecnologia é um setor que estará em alta no ano seguinte. Já que ela atua auxiliando a maioria das profissões existentes. Sem contar que já faz parte da vida das pessoas ao redor do mundo.

5 – Saúde

Outra área que dificilmente sairá de moda no mercado de trabalho é a da saúde. Sobretudo relacionado à estética. Visto que os padrões de beleza estão em constante transformação. Além disso, são sempre buscados em qualquer geração.

Como ter uma profissão de destaque?

Com um bacharelado é possível entrar nas áreas de tendências do mercado profissional. Porém, é importante ter uma boa formação, dada a competitividade para as vagas de emprego.

Em grande parte das faculdades é possível entrar com um vestibular. Aliás, o maior de todo o país é o Enem, além de ser um dos mais difíceis. Por isso, é preciso saber como organizar os estudos para ter sucesso na prova.

Outra possibilidade são as universidades particulares. Sendo assim, a Kroton está entre as mais valorizadas do país, posto que é reconhecida pelo órgão público de educação, o MEC.

Busque entender as tendências do mercado profissional

Indivíduos que pretendem conseguir um emprego precisam conhecer as principais promessas profissionais. Já que não basta apenas ter uma formação para ter sucesso em qualquer carreira.

Escolher o que combina com você é importante. Mas, busque algo na área que você possui afinidade que esteja em alta para o futuro. Assim, o êxito será mais garantido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.