O que o curso de Biomedicina proporciona ao estudante?

Lisiane Mossmann
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Biomédicos pesquisam vacinas e remédios para salvar vidas, como na pandemia de Covid-19

A área da Saúde está sempre em constante evolução e abrindo novos campos de trabalho. Para quem se identifica com ela e pretende focar seus estudos nesse segmento, uma opção bem interessante é o curso de Biomedicina. A profissão de biomédico está direcionada no estudo e identificação de microrganismos que causam doenças. Isso para, assim, desenvolver pesquisas na produção de novos medicamentos e vacinas.

Mas, por se tratar de uma área técnica, o bacharel em Biomedicina precisa ter um perfil analítico, crítico e metódico. Em suma, ser bastante organizado e ter bom raciocínio lógico. Como o próprio nome já indica, essa área alia Biologia e Medicina. Dessa forma, o formado pode pesquisar doenças humanas, elementos epidemiológicos e do ambiente. Esse trabalho interdisciplinar une médicos, farmacêuticos e biólogos.

Em constante evolução, a Biomedicina exige que se seus profissionais conheçam e dominem a tecnologia. Pois, a mesma é indispensável para seus estudos e suas pesquisas. O biomédico pode atuar em várias áreas, desde universidades, clínicas até grandes indústrias. Em suma, é uma profissão bem versátil.

Formação de um biomédico

O curso de Biomedicina tem a duração de quatro anos. Durante esse tempo de formação, há disciplinas de ciências exatas, biológicas e da saúde. Divididas entre teoria e prática, mas com um foco maior na prática. Além disso, terá de estudar direitos humanos, ética e legislação.

A função do biomédico é a de investigar as doenças que atingem os seres humanos, animais e plantas e suas curas. Em síntese,  desenvolvem soros, vacinas e outros tipos de medicamentos. Todos partem da análise minuciosa de células, tecidos e resíduos coletados em exames.

A princípio, o biomédico deve ser bastante curioso. Esse é o maior estímulo que ele tem para pesquisar e explorar possibilidades. Como suas principais atividades acontecem em laboratórios, também precisa ser organizado e metódico. Isso porque se responsabiliza por muitos materiais e pelas etapas investigativas, que não devem ser confundidas ou perdidas. Outra característica importante para quem faz o curso de Biomedicina é o raciocínio lógico.

Uma vantagem para esse profissional, é ter um bom nível de inglês! As publicações mais renomadas da área são sempre nessa língua, e é essencial se manter atualizado.

As habilidades exigidas da profissão de biomédico:

  • trabalho em equipe;
  • boa concentração;
  • dedicação;
  • paciência;
  • controle motor fino exemplar;
  • acuidade visual;
  • flexibilidade;
  • educação continuada.

Um biomédico nunca poderá se queixar de monotonia. É preciso pesquisar muito e ler mais ainda. Dessa forma, surgem novas descobertas. Dependendo da área, a atuação acontece em laboratórios e clínicas, ou nas ruas, no caso dos sanitaristas, por exemplo. Pode ser que uma pesquisa demore para ser concluída. Mas pode ser que um resultado surja rápido e de maneira satisfatória.

Os biomédicos são profissionais extremamente importantes na atualidade na qual vivemos. Quem faz o curso de Biomedicina estuda tanto sobre nossa saúde quanto sobre a ciência. Por isso, sua importância se dá em duas frentes:

Importância para a vida das pessoas

Devemos aos biomédicos, os testes e teorias que visam proporcionar melhorias na qualidade de vida da população. Além disso, esses profissionais estão presentes em inúmeros setores. Desde uma rotina simples em um banco de sangue até em atividades complexas que monitoram epidemias e pandemias, como a do coronavírus.

Essa multiplicidade de ações é indispensável para a criação de políticas de saúde pública. A sustentação da vida humana depende dela: seja para aumentar o tempo de vida da comunidade, seja para que o dia a dia ocorra de forma estável e segura para todos.

Serviços de saneamento, controle de alimentos, programas de vacinação e testes com agentes químicos são ações que dependem de biomédicos. Sem a investigação, não seria possível contar com avanços e progressos em relação a terapias e medicamentos. Haja vista na pandemia, na qual uma biomédica brasileira ajudou a descobrir o sequenciamento do DNA do coronavírus.

Importância para o mercado

A atuação do biomédico está diretamente ligada à Medicina e à Biologia, servindo como um grande apoio para o desenvolvimento das duas áreas. Embora não dê diagnósticos diretos a um paciente, é o biomédico quem traz alternativas de tratamentos e medicamentos para que o médico, de qualquer especialidade, faça as devidas prescrições.

O biomédico ainda colabora com as descobertas e os trabalhos dos biólogos, em especial no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Dessa maneira, a gente pode dizer que esse é um trabalho em cadeia, já que um setor depende do outro para crescer e apresentar melhores soluções para a população.

Mercado de trabalho do biomédico

Atualmente, o mercado de trabalho para a Biomedicina está bastante aquecido. Em constante crescimento, hoje já conta com 40 especializações registradas no Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Têm área que se destacam mais como as de reprodução humana e a pesquisa genética. Você já deve ter visto ou lido reportagens e documentários sobre células-tronco e análises clínicas, por exemplo.

Em relação ao salário, o valor varia de estado para estado. Além disso, é preciso observar se você trabalha em instituição pública ou privada. De acordo com o piso salarial estabelecido em São Paulo, o salário para a profissão varia entre R$1.600,00 e R$3.300,00, a depender do estado e da cidade.

Atualizações e formação

No entanto, especializações e as constantes atualizações ajudam a sua carreira a decolar, bem como na melhoria de seu salário. Por isso, mesmo na graduação, é importante participar de eventos nacionais e internacionais, fazer cursos para aprender novas técnicas e entender as evoluções do mercado. Outra dica é se especializar na utilização de equipamentos diferenciados.

Em suma, todas essas questões também influenciam no salário. Porém, mais do que isso, fazem com que você se torne um profissional renomado no mercado. Assim, poderá construir uma carreira sólida e, com o tempo, servirá de referência para outros profissionais do segmento.

 

Quer saber mais sobre cursos da área da Saúde? Então confira mais alguns artigos aqui do Hora da Facul:

Quanto ganha o profissional de Gestão Hospitalar?

Como a graduação influencia sua carreira?

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.