InícioGraduaçãoAgronegócioOs principais desafios do Agronegócio

Os principais desafios do Agronegócio

Os desafios do agronegócio mudam conforme o tempo passa, contudo, eles nunca deixam de existir e preocupar aqueles que trabalham no ramo. Por isso, é importante conhecê-los e entender o que podem ocasionar.

Com o seguinte artigo, saiba mais sobre o assunto e acabe com as suas dúvidas. Assim, prepare-se para o que pode ocorrer na área e com isso, use as informações para conseguir se destacar dos demais profissionais do setor.

A história do agronegócio

Durante o século XVIII, o economista Thomas Malthus constatou que a população crescia, mas a produção de alimentos não. Por isso, em algum momento ela não seria suficiente para todos, vendo assim os possíveis desafios do agronegócio.

A mecanização da agricultura e o melhoramento genético no século XX, porém, mostrou que ele estava errado. Mesmo com uma grande parte de pessoas que passam fome no mundo, a culpa não é da baixa produção.

O que não era esperado eram as mudanças climáticas que passaram a ocorrer. Também, houve uma melhoria do padrão alimentar em países desenvolvidos. Assim, os problemas relacionados à má distribuição se fizeram cada vez mais presentes.

Crescimento no consumo alimentar

O problema da fome não ocorre pela falta de alimentos, mas sim pelo fato de que não há uma distribuição justa, ou seja, pessoas com um bom poder aquisitivo conseguem mais produtos, enquanto aqueles que não possuem recursos ficam em uma condição de miséria.

Um dos principais desafios do agronegócio é esse. Conforme a ONU, se o consumo continuar nesse ritmo, serão necessários 60% a mais de comida. Além disso, energia e água também precisarão de gastos notórios.

Agronegócio no Brasil

Considera-se toda a relação industrial e comercial ligada à cadeia produtiva pecuária e agrícola. Assim, este conceito é usado para referir-se às propriedades rurais que utilizam tecnologia para melhorar a produção.

Hoje, é um dos principais motores da economia brasileira. Já que, a produção de grãos, bem como da carne de gado e suínos recebem cada vez mais investimento.

Mesmo com todos os desafios do agronegócio ele vem se destacando em meio às outras áreas. Aliás, muitos países buscam por produtos do Brasil, o que chama a atenção de empresários de grandes e pequenos negócios.

Os 5 principais desafios do agronegócio

É importante saber o que vem sendo um problema na área, portanto, veja a seguir alguns tópicos sobre os de maior destaque.

1 – Desperdício na produção

Saber a melhor forma de processar e guardar os produtos é essencial. De fato, isso evita que haja a perda de parte do que está sendo produzido e, além disso, os alimentos perdem valor de mercado quando sofrem qualquer dano.

2 – Problemas sociais

Um dos grandes desafios do agronegócio está ligado à parte social, pois a grande maioria dos trabalhadores rurais ainda são excluídos, tendo pouco acesso à educação e a saúde de qualidade.

3 – Ausência de mão de obra

Com o avanço tecnológico, os interesses passaram a ser fora do campo. Por isso, a mão de obra nesse tipo de trabalho diminuiu, logo, a eficiência também deixou de ser tão alta.

4 – Logística de entrega

Fazer o transporte dos produtos sem sofrerem danos é uma tarefa difícil, já que os alimentos não podem:

  • Passar por longas distâncias;
  • Expor-se a diferentes temperaturas;
  • Ser armazenado de forma errada nos caixotes.

Caso algo citado ocorra, o produto em questão acaba sendo perdido. Sendo assim, é um dos maiores desafios do agronegócio e por essa razão, é preciso criar soluções, a fim de melhorar a logística.

5 – Processos cheios de burocracias

O excesso delas é um ponto de grande peso, afinal, há uma grande dificuldade para exportar e importar produtos, mesmo que, boa parte delas, sirva para diminuir os riscos biológicos.

As expectativas para lidar com os desafios do agronegócio

Com os avanços na área, as tendências são positivas para o mercado. Por isso, o seguinte tópico visa explicar um pouco melhor os planos para os próximos anos.

Produção sustentável

Hoje em dia, as pessoas priorizam cada vez mais o meio ambiente. Assim, um dos maiores desafios do agronegócio é a falta de sustentabilidade, mas, os consumidores estão mais conscientes, cobrando das empresas opções mais ecológicas.

Rastreabilidade de alimentos

Isso permite que o consumidor verifique uma série de dados sobre o alimento adquirido, visto que, essa é uma exigência crescente antes de comprar um produto.

Uso da internet

O uso da internet permite aplicações práticas que ajudam nas soluções de problemas. Assim, ela funciona através de sensores no maquinário capazes de dar informações ao produtor.

Maior eficiência

Outro papel fundamental da tecnologia é o que ela influi no aumento da produção nas propriedades rurais. Por essa razão, a expectativa é que essa eficiência aumente e com isso, os desafios do agronegócio diminuam bastante.

O papel da tecnologia contra os desafios do agronegócio

Com o desenvolvimento tecnológico, as máquinas, equipamentos e sistemas garantiram uma melhora na produção rural. Além disso, os índices de desperdícios reduziram conforme esse uso foi adotado.

Plantio em nível

A tecnologia disponibiliza o FS Nível para permitir o plantio segundo as suas curvas. Assim, o solo não sofre degradações físicas e ainda evita-se perdas significativas do produto.

Regulagem para adubos e sementes

Com as ferramentas disponíveis, é possível regular a quantia exata de adubo e sementes usadas. Então, não há o risco de sobrar ou faltar, evitando assim mais um dos grandes desafios do agronegócio.

Sistemas elétricos para plantio e semeadura

Um dos papéis mais importantes da tecnologia são os sistemas criados. Pois, eles permitem que os trabalhos sejam feitos com mais facilidade. Além disso, garantem resultados positivos, diminuindo desperdícios e aumentando a eficiência.

Os desafios do agronegócio e os investimentos

As empresas estão cada vez mais focadas em criar ferramentas novas para auxiliar no campo. Já que, trata-se de um mercado amplo, cheio de possibilidades e que atrai pessoas de várias áreas para investir em projetos.

É graças ao fato de que essa área está em constante crescimento, que ele é promissor. Também, é ele o responsável por parte da economia brasileira, assim, torna-se uma prioridade nas pesquisas contra os desafios do agronegócio.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.