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Quais as habilidades profissionais mais valorizadas pelos recrutadores atualmente?

O mercado de trabalho está em constante mutação. As demandas de hoje não são as mesmas de outrora. Pois é, parece difícil acompanhar essas transformações! Assim, neste artigo, vamos ajudá-lo a entender quais são as habilidades profissionais mais cobradas pelos recrutadores e como você pode adquiri-las ou aprimorá-las.

Como já dissemos, as aptidões desejadas pelos empregadores se atualizam constantemente. Isso acontece, sobretudo, em razão da velocidade com que novas tecnologias são criadas e como elas definem e atualizam a relação do homem com seu entorno. Pensemos juntos. Se há 100 anos alguém dissesse que manjava de linguagem de programação, como isso seria visto? Certamente suas habilidades não seriam úteis para a forma como aquela sociedade se organizava naquele momento. Não se trata apenas de falar de competências obsoletas ou inovadoras, trata-se da capacidade de adaptação às necessidades do mercado de trabalho do século XXI.

Mas, afinal, o que são habilidades profissionais?

Esse conceito pode parecer óbvio, mas não se engane. Mensurar as habilidades profissionais de alguém pode exigir muito preparo da “turma dos recursos humanos”, principalmente porque essas características podem ser de dois tipos: as habilidades técnicas e as habilidades comportamentais.

Ok. Está parecendo confuso? Vamos esclarecer.

Habilidades técnicas, ou hard skills

As hard skills são as capacidades adquiridas por um profissional por meio de alguma formação, treinamento, curso, etc.  São possíveis de identificar e podem ser comprovadas, testadas, medidas. Tais competências são aquelas que aparecem em nosso currículo e que nos qualifica tecnicamente a uma vaga. Por exemplo:

–  Formação acadêmica

– Proficiência em língua estrangeira

– Conhecimento em linguagem de programação

– Carteira de habilitação

– Facilidade com dados e números

No entanto, não serão nessas habilidades que nos focaremos neste texto.  Pretendemos explorar as características comportamentais, as aptidões socioemocionais que cada um de nós possui, e que são decisivas na tarefa de encantar os recrutadores.

Habilidades comportamentais, ou soft skills

As soft skills podem ser traduzidas como habilidades do comportamento. É bem possível que você conheça uma pessoa muito boa com alguma coisa. Alguém com muito talento para determinada atividade, mas que “só sai da caverna para comer”. Um gênio com números, textos, games, mas que não se relaciona bem com outras pessoas a sua volta. Pois é, pessoas assim podem ter excelentes capacidades técnicas, mas não possuem certas habilidades comportamentais, o que não os torna o colega de trabalho dos sonhos.

É por essa razão que os recrutadores tem observado cada vez mais as habilidades comportamentais ou a falta delas em processos de seleção. Isso acontece, em resumo, porque é muito mais fácil ensinar inglês a uma pessoa do que ensiná-la a ser empática, por exemplo. Para o bom funcionamento da rotina de trabalho em uma empresa, é essencial que seus colaboradores estejam em sintonia uns com os outros, o famoso espírito de equipe.

Percebe? Enquanto algumas habilidades são, em tese, adquiríveis por qualquer pessoa, desde que haja treinamento e ensino, outras aparentam ser inatas, a pessoa nasce ou não com elas.

Novos tempos, novas demandas

De acordo com um texto publicado pelo jornal Folha de São Paulo, as competências comportamentais, de relacionamento, passaram a ser ainda mais importante durante a quarentena. Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, em agosto de 2020, mostrou que tais capacidades são de extrema importância, sobretudo pelo crescimento do trabalho remoto. Esse tipo de realidade exige muito mais dos profissionais, uma vez que a tecnologia se firmou absoluta como protagonista no período em que vivemos.

O artigo “Carreira: De quais habilidades as empresas vão precisar no pós-pandemia?”, de Naiara Bertão, do  Valor Investe — São Paulo, trouxe a tona uma pesquisa realizada pela  empresa de freelancer, Workana. O levantamento  listou alguns pontos que serão importantes para os profissionais do pós-pandemia. Quer saber se você já nasceu pronto, né? Observe o gráfico.

Habilidades que as empresas precisarão no futuro pós-pandemia — Foto: Workana

Habilidades que as empresas precisarão no futuro pós-pandemia — Foto: Workana

Quais as habilidades comportamentais mais valorizadas?

  • Pensamento ágil focado em soluções;
  • Rápida adaptação às mudanças;
  • Ownership (compromisso com as suas tarefas, apropriação da responsabilidade);
  • Inovação;
  • Gestão de tempo e tarefas;
  • Autonomia;
  • Liderança.

Note que tais habilidades se referem ao comportamento, tratando de peculiaridades que evidenciam a inteligência emocional de uma pessoa. Pode ser que você esteja se perguntando: como saber se tenho tais características? Ou então, como posso adquirir essas capacidades? A boa notícia é que “pra tudo tem jeito”!

Como se tornar o colaborador dos sonhos dos recrutadores?

– Auto conhecimento

Muitas pessoas não olham realmente para si mesmas. Preocupam-se em fazer uma análise de suas qualidades e pontos de melhoria apenas as vésperas de entrevistas de trabalho. Sabem que muitos recrutadores farão a temida pergunta: “conte-me os seus pontos fortes e fracos”. Mas, se conhecer vai muito além das respostas prontas que supõem “adoçar” os ouvidos dos entrevistadores. É de extrema relevância fazer uma auto crítica e buscar entender quais suas fraquezas e talentos. Afinal, ninguém pode mudar sem antes saber o que precisa ser mudado, certo?

– Domine seus impulsos

É comum que muitos profissionais cometam erros e excessos em momentos nos quais perdem o controle de suas emoções. Durante um processo seletivo, por exemplo, podem falar demais, de menos e colocar tudo a perder. Não existe receita mágica. Mas, praticar exercícios físicos e técnicas de respiração e meditação podem  servir de ajuda para pessoas mais impulsivas.

– Invista em conhecimento

Quando você tem vontade e é consciente de suas dificuldades, você já está a um passo de melhorar. Participe de eventos e palestras que discutam a respeito das habilidades que você quer aprimorar ou adquirir. Esses momentos o auxiliarão, o farão refletir e contribuirão para o ganho de inteligência emocional.

– Peça feedbacks

Se você está empregado ou se está a procura, lembre-se de sempre ouvir com atenção e até pedir feedbacks para seus gestores ou entrevistadores. Muitas empresas adotam a prática de dar uma devolutiva aos candidatos que não são escolhidos durante os processos. Aproveite as observações para fazer uma reflexão de sua postura profissional. No entanto, é importante estar disposto a ouvir mesmo sabendo que você poderá escutar críticas. Aceitar receber críticas é, também,  uma demonstração de inteligência emocional.

Agora que você já sabe as competências exigidas pelos profissionais no pós pandemia, essas que saltam aos olhos dos recrutadores, que tal conhecer também as profissões que estão em alta em 2021? Aproveita e clica no link aqui!

 

 

 

 

 

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