InícioDicasFormação acadêmicaSemelhanças entre Pedagogia e Psicologia

Semelhanças entre Pedagogia e Psicologia

Se você está em dúvida se há ou não semelhanças entre pedagogia e psicologia, estamos aqui para te dar essa resposta.

Seja por curiosidade, ou até mesmo por interesse profissional, muitas pessoas questionam o que faz cada área. Adiantamos que as duas são bem diferentes, mas também vamos destacar suas semelhanças.

Definições

Antes de tudo, vamos definir os conceitos das duas áreas.

Definição de Pedagogia

A pedagogia tem como definição o estudo de princípios aplicados ao ramo educacional, levando em conta os métodos, bem como a solução de problemas de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O pedagogo tem a função de identificar todas as dificuldades e limitações individuais de cada aprendiz, adaptando os métodos e estratégias de conhecimento de forma personalizada.

Definição de Psicologia

A psicologia, por sua vez, estuda o comportamento humano, analisando os processos da mente, como reações, percepções e emoções. Aqui, certamente encontramos a primeira semelhança entre a psicologia e a pedagogia.

Isso porque a psicologia também estuda os conceitos de inteligência e aprendizado de forma geral, não especificamente em educação, como a pedagogia se encarrega.

Diferenças na atuação

Antes de tratarmos das semelhanças entre a pedagogia e psicologia, vamos falar sobre as principais diferenças entre elas.

A principal diferença entre as duas é o foco de trabalho!

Como dissemos anteriormente, na própria definição de pedagogia e psicologia, a primeira trabalha com foco educacional, já a segunda trabalha com foco nas pessoas.

Em ambiente escolar, um psicólogo cuida das questões comportamentais e emocionais do discente, e que possivelmente estão entravando seu aprendizado.

Por sua vez, o pedagogo aborda as demais práticas de aprendizados e os processos educacionais e dificuldades dos alunos.

A dificuldade de aprendizagem dos alunos

Um aluno pode ter dificuldade de aprendizagem, e isso pode acontecer por diversos fatores.

Certamente, esses fatores estão relacionados com as atividades diárias como um todo, além das relações familiares e interpessoais, como com os pais, amigos e professores.

Outra semelhança entre a pedagogia e a psicologia é a preocupação com as doenças mentais. Isso porque a depressão e a ansiedade estão cada vez mais comuns entre crianças e jovens.

Tanto o pedagogo quanto o psicólogo praticam o entendimento dos indivíduos como seres complexos, obviamente tratando seus conflitos externos e internos com foco no nível de aprendizagem.

Os dois profissionais visam o sujeito cuidadosamente, de forma a valoriza-lo na absorção do conteúdo importante para sua vida.

A atuação em conjunto deles também está ligada às demandas de inclusão na educação, atendendo a todos os estudantes de forma imparcial e indiscriminada.

Contribuições dos profissionais

Tendo em vista que em uma sala de aula há uma diversidade no tocante a indivíduos na figura de alunos e professores, o tratamento uniforme, que outrora era comum, hoje já não é mais recomendado.

Isso porque tratamento padronizado causa nos alunos uma sensação mecânica e não individualizada, o que provoca maior probabilidade de conflitos internos e externos.

Quando não se possui uma atenção especializada, os resultados são muito negativos ao longo do tempo.

O método uniforme de tratamento dos alunos desperdiça capacidades individuais e cognitivas de certos alunos.

Tendo em vista que estes desistiam de estudar por não terem estimulo adequado, isso afetava diretamente o seu desenvolvimento e carreira.

A contribuição deste profissionais foi diretamente relacionada com a menor evasão escolar, além de aumento das capacidades dos estudantes, melhorando sua confiança e potencial em sala de aula.

O aluno com maior autoestima se torna melhor especialista nas suas capacidades individuais, ou seja, a parte psicológica (autoestima) e a parte de pedagógica (capacidades individuais), otimizando suas particularidades..

O perfil dos profissionais

Os dois profissionais sempre precisam se capacitar!

O comportamento do ser humano se modifica de acordo com as sociedade e, dessa forma, os profissionais precisam de atenção quanto às mudanças do mundo em todas as áreas.

Além disso, os métodos educacionais e suas aplicações precisam ser renovados de tempos em tempos tendo em vista essas mudanças.

Assim como tudo na vida, também novas técnicas de ensino e avaliação psicológica surgem por meio de estudos e pesquisas específicas.

O domínio dessas novas técnicas melhorou muito o desempenho desses profissionais.

Outra semelhança entre a pedagogia e a psicologia está no seu código de ética, no qual podemos verificar as características principais dos atuantes da área.

Estes documentos evidenciam a importância do sigilo das informações colhidas de seus avaliados por serem questões particulares deles.

As duas atuações lidam com pessoas! Por isso, é importante entender que humanos são complexos e precisam lidar com suas individualidades.

Ter um bom relacionamento interpessoal e gerenciar conflitos também são semelhanças entre a pedagogia e a psicologia, como características essenciais.

No ambiente escolar, por exemplo, que estamos utilizando neste artigo, os profissionais lidam com várias pessoas, como:

  • Alunos;
  • Professores;
  • Diretores;
  • Funcionários;
  • Pais de alunos.

Todas essas pessoas precisam de atenção especial e individualizada para evitar ao máximo problemas de cunhos psicológicos e de aprendizados.

Mercado de trabalho

Em termos de mercado de trabalho também encontramos semelhanças entre a pedagogia e a psicologia.

Psicólogo

O psicólogo geralmente se gradua em psicologia em curso de duração média de 5 anos, desenvolvendo habilidades de forma geral, como por exemplo:

  • Desenvolvimento do comportamento humano;
  • Entendimento das emoções humanas.

As atuações do psicólogo após sua formação são por exemplo nos setores:

  • Organizacional;
  • Hospitalar;
  • Clínico;
  • Jurídico;
  • Escolar (onde há maior semelhança com o pedagogo).

O psicólogo ainda pode seguir algumas linhas de especialização como:

  • Psicologia comportamental;
  • Psicologia analítica;
  • Psicanálise:
  • Psicodrama.

Pedagogo

Por sua vez, o pedagogo precisa se formar em pedagogia, também em um curso que dura em média de 4 a 5 anos.

O profissional desenvolve habilidades relacionadas a aprendizagem de alunos, independentemente do contexto, forma ou idade.

Esses profissionais podem trabalhar em alguns locais, como por exemplo:

  • Escolas;
  • Projetos Comunitários;
  • ONGs;
  • Hospitais;
  • Empresas privadas e públicas.

As atuações do pedagogo ficam ligadas aos seguintes tópicos:

  • Professor de educação básica;
  • Coordenador;
  • Gestor educacional;
  • Mediador;
  • Assessor;
  • Orientador.

Em resumo, as áreas de psicologia e pedagogia se diferenciam na atuação, mas se assemelham no tocante a educação de forma complementar em suas missões.

Gostou de saber mais sobre as semelhanças das duas profissões? Então veja também as diferenças entre a psicologia x coaching.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.