Como se tornar um atleta de e-sports?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de JESHOOTS no Pexels.

Quer se tornar um jogador profissional de e-sports? Venha descobrir como!

Não é novidade para ninguém que os e-sports são um fenômeno mundial e que, cada vez mais, ganham destaque e popularidade. Essa indústria bilionária, segundo um relatório da NewZoo, empresa de informações e análises do mercado de jogos, irá movimentar US $180 bilhões de receita em 2021. Surreal né?

Os jogos eletrônicos vão muito, mas muito, além de um simples hobby ou forma entretenimento. Hoje em dia, os esportes eletrônicos entregam campeonatos enormes (onlines e offlines). Além de lotar estádios e construir carreiras milionárias no setor. 

Ainda dá tempo de se organizar em 2021!

 

Preparamos um planner para você não deixar nada passar

E não para por aí! O Brasil possui o terceiro maior público de e-sports no mundo, ficando atrás da China e  dos Estados Unidos. Assim, é cada vez mais comum, jovens buscarem seguir a vida de atleta profissional de esportes eletrônicos. Caso você seja um deles, venha conferir nossas dicas.

A Rotina do atleta de e-sports

Antes de tudo, precisamos lembrar que o caminho para se tornar um atleta de e-sports não é nada fácil. O mercado pode ser muito atrativo e oferecer salários surreais, mas o processo é longo e, às vezes, muito doloroso. 

Os jogadores possuem uma rotina bem restrita e exigente. Em suma, eles devem treinar igual aos atletas esportivos, participando de campeonatos, concentrações e viagens. Além de treinarem todos os dias, alguns precisam abrir mão de estarem próximos da família e dos amigos, para realizarem esse sonho.

Afinal, o jogo irá se tornar seu trabalho, você deverá passar horas do seu dia treinando, treinando e treinando. Diante disso, alguns clubes oferecem todo o apoio médico e psicológico para seus jogadores, provando que o bem-estar dos atletas deve ser uma das prioridades.

Agora sim! Vamos descobrir como se tornar um atleta de e-sports?

Visualizar o que busca

Pare tudo o que você está fazendo e responda a seguinte pergunta: Onde eu quero chegar?

O primeiro grande passo é você ter um foco e saber quais objetivos você quer atingir, é muito importante ter em mente a visualização do seu futuro e os caminhos que você precisa trilhar para alcançá-lo. 

O atleta de e-sports precisa trabalhar muito a sua inteligência emocional e o seu psicológico. Pois, ao longo do caminho, o jogador irá enfrentar situações difíceis e momentos de tensão e muita pressão. Assim, visualizar seus objetivos com muita garra e foco irá te ajudar a contornar essas situações.

Portanto, pegue um papel em branco e vá traçando seu plano. Escolha seu objetivo final e tenha muito claro em sua mente o seu futuro e como conquistá-lo.

Acompanhr torneios e campeonatos

Para se tornar um grande profissional de e-sports, é necessário participar de campeonatos e torneios. Pois eles são essenciais para estudar todas as estratégias que os atletas utilizam. Além disso, você ficará por dentro de todas as últimas notícias e novidades.

Sabemos que estamos no meio de uma pandemia e eventos presenciais estão proibidos, mas há muitas disputas que são transmitidas online. Portanto, não há nenhuma desculpa para ficar de fora delas. 

Participar desses eventos também fará com que você expanda sua rede de contatos, conhecendo novos jogadores e trocando experiências e informações.

Nós já escrevemos uma matéria com os principais portais e sites de e-sports do Brasil. Lá você consegue ficar de olho em tudo que acontece no mundo dos games. Clique aqui para conferir todos eles e ficar por dentro de tudo.

Escolher o jogo

Esse é um processo difícil para os atletas de e-sports. Visto que a quantidade de games é infinita, mas o ideal é você conhecer vários e, assim, escolher qual você possui maior interesse e afinidade. Algumas das opções mais populares são:

  • Call Of Duty (COD);
  • Dota;
  • League of Legends (LOL);
  • Counter – Strike (CS);
  • Fifa;
  • Starcraft.

Nessa etapa, você precisa conhecer bem a dinâmica do jogo, então tente consumir tudo o que você conseguir sobre o jogo. Portanto, assista a vídeos, leia tutoriais, converse com outros jogadores, etc. 

Treinar e praticar

Essa parte não é nenhuma surpresa, o treino e a prática frequente são essenciais para a evolução do profissional de e-sports. Então, treine MUITO! Além de melhorar suas habilidades, você se tornará um grande especialista do jogo e, consequentemente, conquistará o seu espaço.

Não esqueça de organizar sua agenda de treinos, se possível pratique todos os dias, sempre com muita responsabilidade e seriedade. Tenha em mente que é um momento de muito estudo e dedicação, e não somente de diversão.

Para finalizar, lembre-se de jogar com pessoas que possuem o mesmo nível que você e conforme você for melhorando seu nível, você pode ir disputando com jogadores mais experientes.

Encontre o seu time

Pronto, depois de muito esforço e dedicação, chegou a hora de fazer algumas escolhas e colocar a mão na massa. Ao chegar nessa etapa, você precisa garantir que você já tenha desenvolvido bem suas habilidades e que você seja um grande jogador. Assim, pesquise sobre os maiores clubes de e-sports do Brasil e participe de seus processos de seleção.

Confira a lista de alguns dos principais times do Brasil:

  • FaZe Clean;
  • MIBR;
  • Red Canids;
  • Flamengo eSports;
  • Black Dragons;
  • Pain Gaming;
  • Team Liquid.

Não esqueça de ter em mente que as seleções não são fáceis, então não desista, mantenha o foco e sempre tenha em mente seus objetivos.

Networking

Fazer amigos e criar uma grande rede de contatos é importante em qualquer área do mercado, inclusive no de Jogos Eletrônicos. Assim sendo, não esqueça de sempre fazer amigos e conhecer muita gente, você nunca sabe como será o dia de amanhã.

Lembre-se: você é um profissional, logo, deve agir como tal! 😉 

E agora?

Pronto, agora que você já entendeu quais são os passos para se tornar um atleta de e-sports, tá esperando o que? O caminho pode ser difícil mas não é impossível, acredite em você.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.