InícioDicasEnemEnem: Como os filmes de época podem ajudar na prova de humanas?

Enem: Como os filmes de época podem ajudar na prova de humanas?

Diz aí… Nada melhor que um bom filme, um refrigerante “GG” e uma bacia enorme de pipoca, não é? Para os amantes do cinema, essa combinação é quase imbatível. Contudo, se você está estudando para o Enem como se não houvesse amanhã, este programa pode não parecer compatível com seus objetivos.

Mas, não é bem assim, querido leitor! Você sabia que pode conciliar entretenimento e estudos? Os filmes de época podem ajudar você a reforçar sua preparação para o Enem e ainda dar aquela aliviada em sua rotina. 

Se você, estudante, pensa que só os documentários podem te ajudar realmente, talvez se surpreenda com as possibilidades de aprendizado camufladas em outros gêneros cinematográficos. Os filmes de época podem trazer conteúdos muito relevantes para sua preparação para o “caderno de humanas” do Exame Nacional do Ensino Médio. Vamos te contar porque valem muito a pena!

Filmes de época?: conhecimentos que extrapolam os livros

Por trás dos enredos desenvolvidos para prender sua atenção, os filmes de época trazem muitas informações a respeito das práticas sociais de determinados períodos históricos. Entre elas destacamos:

  • – hábitos de higiene, alimentação;
  • – sistema político predominante: monarquia, parlamentarismo, capitalismo, socialismo, comunismo, entre outros;
  • – aspectos culturais: costumes, rituais, vestimentas;
  • – crenças religiosas, grau de influência das religiões sob o sistema político.

Além disso, muitos filmes de época tem como pano de fundo a história da arte. Muitas produções do cinema dão protagonismo para os movimentos artísticos, tais como o realismo, impressionismo, expressionismo, cubismo, entre outros.

Sendo assim, munido de todas essas informações, você com certeza estará mais bem preparado para aquelas questões de humanas.

Quando você lê a respeito de um determinado tema nos livros  e depois assiste a um filme que provoca uma imersão na realidade da época, consegue maximizar sua compreensão do assunto. É como se você pudesse vivenciar um pouco daquilo que leu. Mas, os benefícios não param por aí. Dá para tirar ainda mais proveito da dupla: filmes e preparação para o Enem! Segue com a gente nesta tarefa de juntar o útil ao agradável!

Munição para a redação

Como é do conhecimento da maioria dos estudantes, o tema da redação para o Enem é revelado apenas no dia do exame. Logo, não há como se preparar para um assunto específico. Os filmes de época trazem em seu bojo diversas questões sociais. Problemas que já eram percebidos desde muito cedo pela humanidade. É comum observarmos nos filmes as peculiaridades de cada época, tais como:

  • – presença dos negros na sociedade;
  • – a homossexualidade;
  • – os direitos de grupos minoritários;
  • – a atuação da mulher;
  • – a percepção das inovações tecnológicas.

Esses importantes assuntos são atemporais. O racismo, a homofobia, a intolerância religiosa, a saga dos refugiados, a emancipação da mulher, o combate ao machismo, a violência doméstica, o feminicídio, e tantos outros temas polêmicos são frequentemente abordados nas propostas de redação do Enem.

Sendo assim, dá para aproveitar a discussão dessas problemáticas para desenvolver seu senso crítico. Sabemos que para elaborar uma produção textual é preciso ter além de uma boa escrita estar munido de argumentos coerentes. Quando você adquire propriedade  e segurança para escrever sobre um determinado tema, suas chances de ser bem sucedido na tarefa aumentam significativamente.

Veja também alguns palpites de tema para o Enem 2021

Contato com um novo idioma

Os candidatos que se inscrevem no Enem precisam, de antemão, optar por um idioma para responder às questões de língua estrangeira. Embora sejam poucas as perguntas que avaliam os conhecimentos em um segundo idioma, elas podem representar muito na nota final dos alunos, já que a concorrência no exame é muito acirrada.

Sendo assim, é possível aproveitar os filmes de época também para treinar seu inglês ou espanhol. Que tal assistir os vídeos com legendas em um idioma estrangeiro? Essa prática pode ser muito útil. Muitas pessoas que hoje tem alguma fluência em outras línguas usaram as séries e filmes para conseguir conquistar essa  habilidade. 

Como escolher filmes de época que ajudam na construção do conhecimento?

Agora que você já conhece as razões para sentar no sofá e assistir a um bom clássico sem culpa, vamos te contar como escolher os títulos que podem realmente contribuir para a sua rotina de estudos para o Enem. 

  • – Opte por filmes baseados em histórias reais;
  • – Escolha longas metragens que narram a vida de personagens importantes para a humanidade;
  • – Assista a títulos que tratam da vida de pintores e artistas em geral (são ótimas opções para se preparar para os conteúdos de artes);
  • – Aposte nos filmes que não foram necessariamente um sucesso de bilheteria.

Uma boa dica é aliar os estudos teóricos, ou seja, os conteúdos abordados nos livros e nas aulas com filmes que se refiram aos mesmos assuntos. Dessa forma, você acaba por potencializar seu aprendizado, e o melhor, de uma forma lúdica e prazerosa. 

Veja aqui alguns filmes para assistir antes do Enem.

Por fim, lembre-se que em meio a uma rotina pesada de estudos, os momentos de descontração e lazer são fundamentais. Muitos estudantes se dedicam apenas aos estudos e acabam negligenciando sua saúde física e até mental. A dedicação é realmente importante, contudo o excesso pode gerar ansiedade e outros transtornos que acabam atrapalhando o desempenho dos estudantes no dia do exame. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.