InícioDicasMercado de trabalhoEnsino superior cursando: consigo um emprego na área?

Ensino superior cursando: consigo um emprego na área?

Todo mundo quer ingressar no mercado de trabalho pelas “portas da frente”. Porém, para conseguir um bom emprego  sem ter concluído uma graduação, é preciso usar de algumas estratégias. Se você não sabe como conseguir um trabalho tendo como status de escolaridade “ensino superior cursando”, vamos sugerir alguns caminhos que poderão te ajudar nesta tarefa. 

É do conhecimento da maioria das pessoas as dificuldades para conseguir uma colocação profissional. O cenário mundial e a economia local não tem favorecido e nem facilitado a conquista de um emprego. Os mais jovens são os principais afetados pela crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19. Logo, a inserção no mercado de trabalho tem se mostrado cada vez mais desafiadora, sobretudo para aqueles que ainda não concluíram o nível superior.

No entanto, existe muita luz no fim deste túnel, caro leitor! Pronto para conhecer algumas possibilidades?

Consiga uma vaga na empresa em que você já trabalha

Pode ser que você trabalhe em uma empresa desempenhando uma função que não tenha qualquer relação com a graduação que você está cursando. Este é um caminho muito natural, afinal, como dizem por aí: “todo mundo começa por baixo”!

Entretanto, não há nada de errado em estar trabalhando em uma área e estar estudando para outra completamente diferente. Talvez seja justamente essa ocupação que custeie as mensalidades de sua faculdade. Muitas pessoas passam anos conciliando trabalho e estudos para só depois poderem usufruir de sua formação.

Contudo, você pode tirar muito proveito do fato de já ter um vínculo empregatício, ainda que sua ocupação não esteja relacionada com sua formação superior. Você poderá conquistar uma ótima oportunidade neste mesmo local de trabalho, se transferindo para uma função compatível com sua graduação em andamento. Por isso, listamos algumas atitudes que poderão te auxiliar nesta tarefa. Confira:

  • – Fique de olho no mural de vagas;
  • – Comunique a todos o seu interesse em alavancar seu plano de carreira;
  • – Sempre que possível, em seu local de trabalho, observe as atividades realizadas por profissionais já formados;
  • – Participe dos processos seletivos internos.

Nível superior em andamento? Opte por um estágio!

Outra excelente oportunidade para conseguir um emprego, ainda sem ter finalizado o nível superior, é optar por um estágio. Para aqueles que têm a possibilidade de estagiar, ou mesmo que tem em seus cursos o estágio como item fundamental da grade curricular,  esta será uma ótima saída. 

É cada vez maior o número de empresas que disponibilizam programas de estágio. Grandes corporações oferecem a seus candidatos uma remuneração e um pacote de benefícios extremamente atrativos. Embora tais processos de seleção sejam bastante concorridos, uma vez contratados, os estagiários têm grandes possibilidades de serem efetivados ao fim de seus cursos. 

Veja também as possibilidades para um recém-formado nos programas de trainee!

Contudo, empresas de pequeno e médio porte também disponibilizam parte de suas vagas para este público em formação. Os estudantes universitários são convidados a ingressarem nessas organizações e aprendem muito na rotina de estágio.

Além de receber uma bolsa de estágio, estes graduandos ainda podem vivenciar a experiência prática de sua área de estudos. Podem associar os conteúdos teóricos que adquirem nas salas de aula com a realidade da profissão. 

Seja qual for o porte da empresa contratante, uma coisa é fato: as chances de trocar o status de “estagiário” para o de “efetivo” ao fim do período de estágio são muito grandes. 

Fique de olho nas vagas que pedem “ensino superior cursando”

As empresas, quando divulgam suas vagas em  sites de emprego, portais do candidato e mesmo no Linkedin mencionam os requisitos desejados para o cargo ofertado. É comum que na descrição esteja o nível de escolaridade exigido para o processo seletivo. Alguns empregadores oferecem oportunidades  para aqueles que ainda estão cursando uma graduação. Se o candidato já possuir alguma experiência na área suas opções se potencializam! Sendo assim, aqueles que já fizeram algum estágio, ou mesmo aqueles que ainda estão nos primeiros semestres dos cursos podem enviar seus currículos. 

Tais organizações entendem que o fato do funcionário estar se qualificando já é suficiente para desempenhar uma determinada função.

É verdade que muitas dessas empresas oferecem uma remuneração menor para os alunos em formação. Porém, este pode ser apenas o pontapé inicial para uma carreira muito mais promissora. Uma vez inserido no mercado de trabalho, em sua área de formação, à conquista de uma vaga com mais atrativos é só uma questão de tempo. 

Mantenha-se bem informado

Sabemos que a rotina de estudar e trabalhar muitas vezes ocupa quase todo o tempo da vida de uma pessoa. Por esta razão muitos deixam de se informar a respeito das possibilidades de carreira, dos programas de estágio disponíveis. Contudo, embora seu dia a dia seja corrido, reservar um horário para se informar a respeito das oportunidades para seu crescimento é muito importante. Uma dessas vagas pode transformar positivamente a sua vida profissional!

Portanto, mantenha-se atento!

Como vimos, as chances para aqueles que ainda não terminaram seus estudos são enormes. Certamente, o cenário para as pessoas que optaram pelo ensino superior é muito mais próspero do que para os que ainda não estão cursando uma graduação. Então, invista em sua qualificação! 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.