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Como construir uma carreira na moda?

Trabalhar no mundo da moda é o sonho de muita gente. Em especial para quem curte estilo e tem visão de mercado. Mas, antes de mais nada, é preciso entender que trabalhar em moda vai além do cenário conhecido pelo público que assistiu ao filme “O Diabo veste Prada”. Na vida real é preciso adaptar os sonhos às demandas do mercado, e aprender como construir uma carreira na moda.

Além disso, para obter uma boa oportunidade de crescer profissionalmente, é fundamental estar atento ao cenário internacional. 

Para começar, os estudantes devem conhecer as 100 melhores escolas de moda do mundo. Elas constam na lista divulgada anualmente pela revista CeoWorld.

Para se ter uma ideia, Estados Unidos, Reino Unido, Finlândia, Itália, Japão e Índia são os países que apareceram no topo da lista do ranking 2021.

Para esse ranking, a revista entrevistou 186.350 executivos de moda, graduados, influenciadores, profissionais da indústria, acadêmicos de escolas de moda, empregadores e recrutadores em 200 territórios.  As entrevistas foram realizadas entre 15 de novembro de 2020 e 22 de fevereiro de 2021. 

No Brasil, encontramos cursos nas modalidades presencial, semipresencial e EAD de bacharelado, tecnólogo e pós-graduação oferecidos por universidades públicas e particulares. 

Para explicar melhor, separamos os cursos em três principais áreas que abrangem a moda. 

  • Design de Moda
  • Negócios da Moda
  • Moda e Inovação

Design de moda

Geralmente, trata-se de um curso voltado para as necessidades da indústria. Dessa forma, quem deseja atuar nesse ramo pode contar com duas opções.

A primeira delas é o curso de tecnólogo superior, com duração média de dois anos. A segunda opção é o curso de bacharelado, com duração média de quatro anos. 

Em ambos os casos, o estágio é obrigatório e os alunos devem estar preparados para um grande número de aulas práticas São disciplinas que exigem, acima de tudo, criatividade, habilidade e estilo próprio. Além disso, é possível acessar as aulas nas modalidades presencial ou EAD. 

Design de Moda – Tecnólogo (Anhanguera)

Na Anhanguera, o curso de design de moda prepara os estudantes  para aprender a criar e desenvolver produtos, pesquisar a analisar tendências, planejar e articular coleções de peças, aplicar processos de fabricação, elaborar protótipos, modelos, croquis, fichas técnicas e portfólios, e avaliar e emitir pareceres técnicos. Além disso, há oficinas práticas de corte e costura, desenho, modelagem e estilismo. 

Tecnologia em Design de moda (Uninter)

Na Uninter, os alunos do curso de tecnologia em design de moda aprendem a criar e desenhar roupas, acessórios, estampas e outros produtos para entender e atender às necessidades dos usuários. 

As aulas ocorrem de forma 100% digital, com suporte integral e atividades por meio de de app exclusivo.

Design de moda (UFMG)

Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o bacharelado em design de moda forma profissionais para atuar em gestão de produtos e gerenciamento de confecção, design têxtil e consultoria. 

A seguir, é possível conhecer os três eixos que compõem o currículo do curso:

  • Universo do vestuário;
  • Modalidades, sistemas, tecnologias e criação; 
  • Pesquisa, produção e mercado. 

Negócios da moda

Outra possibilidade para quem deseja atuar no setor é ingressar em cursos de negócios da moda.  Estamos falando de cursos destinados a formar líderes capazes de iniciar ou gerenciar negócios. 

Por essa razão, o curso tem forte foco em tendências do mercado. Afinal, os gestores precisam se antecipar para conseguir se destacar e garantir sucesso nas vendas.

Os cursos são ofertados em nível de bacharelado ou especialização. Já as modalidades podem ser presencial ou a distância.

Especialização em Negócios da Moda (Senac)

No Senac, o curso de especialização em negócios da moda tem duração de 15 meses e é oferecido pela Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

As aulas ocorrem de modo presencial ou remoto, totalizando 390 horas de aula.

As disciplinas preparam os alunos para atuar nos seguintes mercados:

  • Gestão administrativo-financeira
  • Marketing
  • Estratégias empresariais
  • Assessorias
  • Consultorias
  • Pesquisas de mercado
  • Estudos de viabilidades econômicas de negócios
  • Planejamento de eventos
  • Planejamento de coleções

Negócios da moda (Anhembi Morumbi)

Na Anhembi Morumbi, o bacharelado em negócios da moda é oferecido nas modalidades presencial ou presencial flex (modalidade intermediária entre presencial e semipresencial).

Além disso, a faculdade possui carga horária de 2.942 horas. Os estudantes são preparados, dessa forma, para atuar na gestão de toda a cadeia têxtil.

Conheça as atividades

Ao final da graduação em negócios da moda, os estudantes estarão aptos para desenvolver uma série de atividades.

Estamos nos referindo a funções a serem desempenhadas em ambientes diversos que vão desde o varejo até a indústria de confecção, passando pela indústria têxtil.

Para facilitar o entendimento, listamos algumas dessas atividades:

  • Realizar pesquisas de mercado e de tendências no setor;
  • Identificar oportunidades para novos produtos, serviços e negócios;
  • Planejar e gerenciar o desenvolvimento de produtos e coleções;
  • Planejar e gerenciar a produção, a comercialização e a comunicação, na indústria têxtil e de confecção, assim como, no varejo;
  • Desenvolver planos de marketing para marcas, produtos e serviços;
  • Planejar, desenvolver e gerenciar negócios na área – sejam na indústria, no comércio ou serviços;
  • Comprar  insumos para a indústria têxtil e de confecção;
  • Comprar e Vender produtos têxteis e de confecção no varejo do setor.

Moda e inovação

Os cursos de moda e inovação costumam permitir que os estudantes trabalhem no desenvolvimento de seu próprio portfólio de estilo.

Além disso, estão focados em analisar as novas tendências do setor, incluindo a utilização das novas tecnologias disponíveis.

No Brasil, é possível encontrar alguns cursos nessa área em formato de pós-graduação. 

Pós-Graduação em Moda e Inovação (Unibh)

Na Unibh, o  curso de pós-graduação lato sensu em moda e inovação tem como objetivo principal fazer convergir a experiência do mercado, com as novas tecnologias, design e cultura. 

Além disso, o curso tem duração de 3 semestres e as aulas são ministradas a partir de situações-problema. Consequentemente, ideal para quem já atua no setor e deseja se aperfeiçoar.

Pós-Graduação em Moda: Pesquisa e Inovação (Univille)

Por fim, podemos citar a pós-graduação em pesquisa e inovação da Univille. Trata-se de uma especialização pensada para profissionais que possuam interesse em cenários futuros. Ou seja, em conhecer as principais inovações no setor. 

O curso está destinado, acima de tudo, a quem deseja estar antenado com o que há de mais moderno. 

Com duração de 18 a 24 meses e carga horária de 360 horas, os estudantes precisam escrever um artigo e realizar um trabalho de conclusão de curso.

Quer saber mais? Conheça tudo sobre o curso superior em design de moda.

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