Como se preparar para o vestibular de Farmácia?

Lucas Fonseca e Silva
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Photo by Chokniti Khongchum from Pexels

O curso de Farmácia é uma excelente opção para estudantes que desejam cursar alguma área da saúde. Dessa forma, este conteúdo irá fornecer dicas de como se preparar para o vestibular de Farmácia.

Mas antes, vamos explicar qual o conceito do curso e como funciona a faculdade de Farmácia. Então, pegue seu caderno para fazer anotações e leia com bastante atenção. Vem com a gente!

Você sabe como funciona o curso de Farmácia?

Assim como a Medicina, o curso é focado em soluções para área da saúde, bem como na pesquisa e desenvolvimento de fármacos. Os cosméticos e serviços que auxiliam no setor também estão inclusos na rotina de um estudante de Farmácia.

A graduação em Farmácia é do tipo bacharelado e os alunos contam com experiências práticas, através de aulas de laboratório, uso de equipamentos técnicos e outros. 

Já em relação às especificações para ingresso na faculdade, a nota de corte para o curso varia, na maior parte das instituições, entre 660 pontos e 750 pontos.

Agora, chegou o momento da ação. Iremos dar dicas práticas na sua preparação para o vestibular de Farmácia.

Matérias essenciais na preparação para o vestibular de Farmácia

A princípio, qualquer vestibular para o ingresso no Ensino Superior, você tem de estar preparado diante das disciplinas escolares. Mas, algumas dessas disciplinas merecem maior atenção do que outras, já que dependendo do curso, elas têm destaque e maior pontuação na prova.

  • Ciências da natureza: as disciplinas que envolvem a relação dos recursos da natureza possuem um grande peso nas provas realizadas para o curso de farmácia. Aqui estão inseridas as disciplinas como Química e Biologia;
  • Ciências Humanas: assim como as ciências da natureza, as disciplinas que relacionam a interação humana e social são pontos importantes para você que pretende cursar uma faculdade na área farmacêutica. Neste grupo temos a Filosofia, Sociologia, Geografia e História;
  • Ciências Exatas: a parte de matemática e física também recebe grande foco no vestibular e é importante para que você se dê realmente bem na prova;
  • Redação: a produção textual é indispensável para o vestibular e recebe grande peso na nota final do candidato. Geralmente, os temas tratados são relacionados a questões sociais da atualidade;
  • Questões de atualidades: além das disciplinas já conhecidas, entender sobre o contexto social atual é um ponto muito forte para o aluno que se candidata em qualquer vestibular.

Dicas para o vestibular de Farmácia

Assim como para qualquer outro curso, é necessária muita dedicação e comprometimento com os estudos. Mas, tratando especificamente do vestibular de Farmácia, podemos destacar alguns pontos importantes.

Entenda o público-alvo do curso de Farmácia

O curso tem o foco no público de estudantes que pretendem aprender sobre os processos produtivos de medicamentos, cosméticos e o desenvolvimento de serviços na área dos cuidados da saúde.

Assim, é importante que você tenha familiaridade com disciplinas específicas. Neste contexto, entram matérias como Biologia, Física e Química. Para saber mais sobre o curso e grade curricular, acesse esse conteúdo.

Organize e divida seus objetivos de estudo

É necessário aprimorar seus conhecimentos em disciplinas nas quais você tem dificuldade. Dessa forma, é essencial dedicar algumas horas de estudo para rever tópicos que não ficaram tão claros.

Contudo, dedicar-se somente a essas disciplinas que você possui dificuldade, talvez não seja uma ótima estratégia. Para além das dificuldades, enalteça as que você se dá bem. Ou seja, você é bom em Biologia? Dê uma atenção dobrada e garanta os pontos nesta matéria. 

Por fim, organize-se e procure realizar simulados de provas antigas. Exercitar é a única forma de entender seus pontos fortes, fracos e assim, formular os objetivos.

Esteja bem ligado na área da saúde

Se manter antenado nas transformações e nos assuntos mais citados na área da saúde é uma boa maneira de agregar seus conhecimentos prévios para o curso. E isso é válido mesmo que durante o vestibular seja exigido um conhecimento mais diversificado sobre as disciplinas.

Assim, para sentir-se pronto para o vestibular de Farmácia, construir repertório é essencial. Este é construído lendo matérias como essas, por exemplo.

Esteja disposto a estudar matérias que você não gosta

Muitas vezes nós desprezamos alguns assuntos e imaginamos nunca precisar utilizá-los, não é mesmo? Mas, para você estar bem preparado na hora do vestibular, é indispensável estudar até mesmo as disciplinas com as quais você não simpatiza.

Por quê? Ao contrário do que muitos pensam, o curso de farmácia é bem amplo e abrange diversas áreas do conhecimento, que vão além da Química, Biologia e Física. Ou seja, embarque em disciplinas das Ciências Humanas e Exatas!

Teste seu conhecimento além da teoria

Sabe-se que a leitura é parte importante do processo de aprendizagem. Ademais, não se restrinja apenas neste método de construção.

Resolva exercícios e treine através de provas antigas que envolvem diferentes disciplinas. Além disso, criar resumos e mapas mentais também podem te ajudar.

Portanto, divida seus momentos de estudo em duas principais partes: o estudo teórico e a resolução de exercícios.

Realize simulados de provas anteriores

Essa é uma das dicas que serve para qualquer curso que você pretenda fazer. O vestibular de Farmácia também possui uma estrutura que pode ser entendida através do estudo de provas anteriores e da realização de simulados. 

Dessa forma, é possível mensurar seu desempenho e aproximar seu cenário de estudo ao da prova oficial do processo seletivo.

Separe em etapas a sua preparação 

Para que você possa chegar no momento da prova mais confiante e capacitado, é importante saber controlar seus estudos. Não deixe para revisar conteúdo em cima da hora e administre o volume de conteúdos, assim, não terá estresse desnecessário.

Definia metas de aprendizado

As metas são excelentes alternativas para te motivar durante esse processo de preparação para o vestibular. Assim, você entende em que pontos têm alcançado o progresso desejado e em quais partes do estudo ainda precisa aprimorar seus métodos.

Lembre-se da importância da Redação

A redação é um fator decisivo para você que pretende ingressar no curso de Farmácia, mesmo que não pareça fundamental ao longo da graduação. Por isso, lembre-se de praticar a produção textual durante sua preparação.

Dessa forma, reserve um tempo considerável para dedicar-se ao seu texto. Redigir o texto com atenção é tranquilidade é uma forma de garantir pontos.

Muita atenção ao gabarito

Chegou o grande momento: preencher o gabarito. Guarde um tempo confortável para essa ação. Já imaginou realizar uma questão corretamente durante a prova e errar ao redigir o gabarito?

Por fim, faça este processo com calma. Não mude respostas na última hora, leve a caneta da cor correta e confie no seu trabalho e preparação. Vai dar tudo certo.

Agora é sua vez! Comente aqui se as nossas dicas te ajudaram.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.