InícioCursinhos pré-vestibularComo utilizar as mídias digitais para estudar para o vestibular?

Como utilizar as mídias digitais para estudar para o vestibular?

A preparação para as provas de vestibulares é um momento de muita organização, foco e dedicação para os estudantes. Por isso, é preciso que o interessado em ingressar em uma faculdade separe um tempo para se dedicar apenas aos estudos e, assim, alcançar a tão sonhada aprovação no ensino superior. Por isso, o momento de estudar para o vestibular é essencial. 

Então, pensando em ferramentas que possam auxiliar os alunos durante o período de estudos para vestibulares, a internet e as mídias sociais podem ser importantes aliadas para a rotina de estudos dos vestibulandos.

Contudo, o universo das redes sociais pode facilmente se tornar uma forma de distração e, assim, atrapalhar os estudantes na busca pelos seus objetivos. Por isso, é importante usar essas ferramentas de forma inteligente, sempre mantendo o foco nos estudos. 

Dessa forma, se você está se preparando  para ingressar em uma faculdade, seja particular ou pública, está no lugar certo. Neste artigo, você encontrará dicas para utilizar as mídias sociais ao seu favor na hora de se dedicar aos estudos para o vestibular. 

Vem com a gente!

 A internet ao seu favor na hora dos estudos 

Como dito anteriormente, a internet e as mídias digitais podem ser muito úteis na hora de encontrar conteúdos didáticos. Contudo, também podem ser grandes fontes de distração e até mesmo de desinformação.

O que seria apenas uma olhadinha no feed das redes sociais pode se tornar uma hora inteira assistindo a vídeos de dancinha no Tiktok. Por isso, é preciso se manter focado no objetivo e, assim, aproveitar as possibilidades para os estudos em sua totalidade. 

Dessa forma, é importante que o estudante se mantenha dedicado à tarefa de estudar e não se perca entre as várias opções de conteúdos na internet. Portanto, uma ferramenta bastante útil para os vestibulandos manterem o foco nos estudos enquanto estão na internet é o método Pomodoro. 

A técnica, desenvolvida nos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, busca melhorar a produtividade durante os estudos ou execução de alguma tarefa. Assim, o método propõe que o aluno separe o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, melhorando a agilidade do cérebro e estimulando o foco. 

Dessa forma, a primeira ação necessária é separar uma lista de tarefas que serão desempenhadas durante o dia. Depois disso, o estudante deve dividir as atividades em tempo de 25 minutos — chamados de Pomodoro — e se dedicar completamente durante esse período aos estudos, sem nenhuma distração. 

No final do período de 25 minutos, anote o quanto conseguiu produzir ou estudar durante o tempo. Além disso, tire cinco minutos para descansar ou mexer nas redes sociais com o objetivo de se distrair. 

Após encerrar o período de descanso, volte aos estudos e a cada quatro ciclos faça uma pausa maior. Sendo assim, aumente o tempo de pausa para 10,15, 20 minutos e assim sucessivamente. 

Procure por grupos de estudos

Uma ótima ferramenta que as mídias digitais proporcionam aos vestibulandos é criar uma comunidade com outras pessoas que estão se dedicando à preparação para os vestibulares. 

Assim, você pode montar com os amigos ou pesquisar por grupos temáticos de estudo nas redes sociais. Você pode utilizar, por exemplo, o Whatsapp, Telegram, Instagram e até mesmo o Twitter. Através das plataformas, é possível compartilhar materiais didáticos, dicas de estudo e tirar dúvidas tanto com colegas quanto com os professores. 

 Dessa forma, os estudantes podem aproveitar o dinamismo da internet para criarem grupos de estudos. Sendo assim, podem tirar todas as dúvidas e dicas de formas instantâneas e aproveitarem todas as oportunidades das redes sociais.  

Siga professores nas redes sociais 

Uma forma essencial para estudar nas redes sociais é seguir professores e profissionais da educação em todas as redes. Essa ação pode contribuir, pois, muitos professores postam dicas de estudos e materiais didáticos em seus perfis na internet.

Além disso, muitos profissionais da área da educação fazem lives e gravam vídeos elucidando dúvidas sobre as matérias que lecionam. Então, você pode pesquisar aulas online sobre diversos assuntos. Por exemplo, lives em que professores estão ministrando aulas de Matemática, Português, Sociologia, Física, História e muitas outras matérias específicas.   

Ainda, muitos professores oferecem turmas gratuitas de cursos online voltados para preparação para os vestibulares. Por isso, é importante pesquisar as opções que mais o atraem, além das que contribuirão para sua rotina de estudo nesse momento tão importante.

Pesquise as provas antigas do vestibular

Outra dica importante para você utilizar a internet e as mídias digitais como aliadas para estudar para o vestibular é pesquisar provas anteriores das instituições nas quais você concorrerá a uma vaga.  

Portanto, estudar os editais das principais provas de vestibulares é essencial. Alguns exemplos são o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Assim, você poderá conhecer os conteúdos que mais caem nessas provas, além dos requisitos para cada vestibular. 

Ademais, aproveite essa busca para as principais matérias dos exames para entrar na universidade e direcione o seu estudo para os principais conteúdos. Aproveite para praticar em provas antigas, assim, você poderá testar seus conhecimentos e resultados ao longo do ano. 

Fuja das fake news na hora de estudar para o vestibular 

Como dito anteriormente, as redes sociais podem ser uma excelente forma de estudo. Entretanto, é importante tomar cuidados com fake news e desinformação. Dessa forma, é importante que o estudante selecione com cuidados as fontes, busque canais confiáveis e  verifique sempre os fatos. 

Ainda é importante buscar as informações em portais conhecidos e confiáveis. Além de sempre buscar por profissionais qualificados para retirar as informações, como professores e jornalistas.  

Dicas importantes para estudar para o vestibular 

Uma dica essencial para conseguir se concentrar nos estudos utilizado a internet e as mídias sociais é silenciar as redes sociais. Dessa forma, você não será atrapalhado enquanto está se dedicando às provas de vestibular. Além disso, não corre o risco de dar uma espiadinha naquele grupo de amigos no Whatsapp. 

Então, é preciso lembrar que existe hora para tudo e que você terá a chance de assistir um vídeo da sua blogueira favorita no Youtube. Mas, o momento de estudo deve ser de plena dedicação. Somente assim você conseguirá a tão sonhada vaga na universidade. Além da chance de começar a sua caminhada no mercado de trabalho. 

Não esqueça de continuar acompanhando os conteúdos da Voomp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.