InícioDicasMercado de trabalhoDescubra quais áreas da saúde estão em alta

Descubra quais áreas da saúde estão em alta

Que a saúde e o bem-estar são essenciais ao ser humano ninguém tem dúvidas. Por isso, as áreas de trabalho e carreira relacionadas à saúde estão sempre em alta. No entanto, algumas delas têm maior destaque sobre as outras. Nesse artigo, vamos conhecer quais são essas áreas.

Por que os cursos de saúde são tão populares?

Conhecidos por sua dificuldade, os cursos da área de saúde, mesmo assim se mantêm no topo da concorrência nos vestibulares. Grande parte dessa popularidade se deve aos altos salários dessas profissões. Para quem está disposto a atuar em áreas mais remotas do país, a remuneração pode ser ainda maior.

Além disso, o leque de opções é enorme, e há muitas possibilidades de carreira, mesmo dentro de uma mesma profissão. Sem falar que são profissionais pelos quais há sempre constante procura no mercado de trabalho.

Importância dos profissionais de saúde

Com a expectativa de vida da população aumentando, os cuidados com a saúde têm ganhado cada vez mais importância. Por isso, a demanda por profissionais da área cresce a cada dia, principalmente nas regiões mais distantes. No interior do Brasil ainda há muitas cidades que não possuem atendimento médico disponível. Ou seja, a questão da saúde torna-se também uma questão de humanidade. Afinal, todo cidadão tem direito a atendimento médico de qualidade quando necessário.

A pandemia de Covid-19 tornou algumas situações ainda mais alarmantes. Todos os profissionais da área de saúde são de extrema importância nesse momento delicado da história. Manter essa chama acesa, a do atendimento médico digno para todos, será trabalho das próximas gerações de profissionais da área.

Cursos em alta na área da saúde

As opções de curso na área de saúde são inúmeras. Vamos conhecer agora algumas das áreas que estão tendo mais destaque nos últimos anos.

Odontologia

A odontologia é uma área de saúde antiga, mas que vem ganhando novo destaque atualmente. Isso se deve, principalmente, às inovações estéticas. Em outras palavras, as pessoas têm procurado mais o dentista em busca de tratamentos como clareamentos e facetas de porcelana.

A saúde bucal ainda é o foco desse profissional. Porém, esses novos procedimentos abriram novos caminhos para a profissão. Apesar disso, os tratamentos mais comuns, como obturações e extrações, ainda são a maior parte da rotina dos consultórios. Destacamos a seguir algumas das especializações com as quais um dentista pode atuar:

Clínica geral – assim como o médico clínico geral, o dentista dessa área pode fazer atendimentos simples e encaminhar os mais complexos para especialistas.

Periodontia – área da odontologia responsável por cuidar das gengivas e dos ossos da face.

Ortodontia – responsável por cuidar da posição da arcada dentária e dos dentes. O tratamento com aparelhos ortodônticos vai além da estética. Em muitos casos, também auxilia na respiração e na mastigação.

Implantodontia – próteses e implantes são a área de atuação desse especialista. Assim como no caso do ortodontista, também atua na parte estética.

Medicina

Com certeza, esse é o curso mais conhecido dentro da área de saúde. Sua importância para a sociedade e sua boa remuneração são os principais destaques para quem escolhe essa carreira.

O médico é o profissional responsável por investigar e tratar as mais variadas doenças. Sua rotina de trabalho inclui diagnósticos, prescrição de remédios e de exames.

Os médicos não estão restritos aos consultórios em hospitais, clínicas e postos de saúde. Podem atuar também dentro das empresas, relacionados à saúde do trabalho. Ou, ainda, cuidar de causas humanitárias ao redor do mundo, cuidando das populações mais carentes de atendimento.

Assim como no caso da Odontologia, são inúmeras as especializações que um médico pode ter.

Nutrição

Outro curso que tem sido bastante procurado nos vestibulares é a Nutrição. Isso se deve ao fato do aumento da preocupação das pessoas com a sua alimentação.

O objetivo do nutricionista é promover o bem-estar e a saúde, por meio do acompanhamento nutricional. Isso tudo, claro, de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. A maioria dos profissionais opta pelos atendimentos particulares. Nessa função, atuam fazendo o acompanhamento nutricional e alguns, até mesmo, também oferecem as refeições prontas aos pacientes.

Existe também um outro caminho, o dos profissionais que optam por trabalhar para empresas, na esfera pública ou privada. Nessa opção de carreira, o foco é o planejamento de programas de alimentação para diversos setores, como escolas ou empresas, consultoria para eventos.

Enfermagem

Os enfermeiros são os principais parceiros do dia a dia de vários profissionais de saúde, principalmente dos médicos. É uma área de atuação muito versátil, com muitas possibilidades de carreira.

Esse profissional é o responsável por cuidar da rotina do paciente, garantindo que o tratamento será feito da forma correta. Sua rotina inclui cuidados com higiene, alimentação e administração de medicação.

Assim como o médico, ele tem várias possibilidades de especialização. Além disso, ainda existe a possibilidade de fazer cursos técnicos ou de auxiliar de enfermagem ao invés da tradicional graduação. A principal vantagem é que costumam ser cursos mais curtos, voltados para o dia a dia da profissão.

Um outro fator importante de ser ressaltado é a alta demanda do mercado por esse profissional. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma média de dois enfermeiros para cada mil habitantes. Infelizmente, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Brasil alcança apenas a média de 1,43.

Farmácia

O objetivo do farmacêutico é elaborar, pesquisar e fabricar novos produtos. Para isso, ele precisa estudar sobre formulações químicas e biologia. Sua área de atuação vai muito além dos balcões das farmácias. Você pode encontrá-lo em laboratórios (na área de análise) ou na indústria farmacêutica, trabalhando no desenvolvimento de novas drogas.

É uma profissão que exige estudo constante, pois sempre é necessário prevenir e/ou frear o avanço de novas doenças. Sua importância é tão grande que é exigido por lei que toda farmácia tenha um farmacêutico de plantão.

Além da indústria de medicamentos, esse profissional também pode atuar na indústria de cosméticos.

Biomedicina

O biomédico é o profissional responsável por estudar a doença, seu funcionamento e em como preveni-la e tratá-la. Sendo assim, ele atua diretamente no desenvolvimento de vacinas, remédios e outras substâncias.

Muitas pessoas têm a ideia errada de que biomedicina é um curso fácil em relação à medicina. É verdade que a concorrência nos vestibulares é bem menor, mas isso não é de todo verdade. O futuro biomédico vai encarar uma formação multidisciplinar, estudando química e cálculo, além de passar pelo estágio obrigatório.

É uma formação com um leque imenso de opções. São nada mais, nada menos, do que 31 habilitações, segundo o Conselho Federal de Biomedicina. Para saber mais, acesse nosso artigo “Biomedicina: tudo que você precisa saber”.

Se você se identifica realmente com essa área, pense bem antes de tomar sua decisão. Pesquisar bastante sobre o dia a dia da profissão escolhida é essencial. São cargos que exigem muita responsabilidade e esforço por parte do profissional. Boa sorte na sua escolha!

Fique conosco e também conheça mais sobre o curso de Nutrição.

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.