Vestibular de Engenharia de Produção: como funciona?

Ana Cláudia Andrade Oliveira
Formada em Letras, Pedagogia, especialista em Neurociências e em produção de conteúdo Web.

Crédito: Foto de ThisIsEngineering no Pexels.

Para ser aprovado no vestibular de engenharia de produção, é preciso saber o que estudar. Cada faculdade funciona de um jeito, contudo, se você estiver preparado, poderá passar em qualquer vestibular!

Se é este o seu objetivo, este artigo pode te ajudar! Preparamos aqui dicas importantes, para qualquer vestibulando ter sucesso! Você descobrirá o que é preciso estudar, além de dicas importantes para criar uma rotina de estudos!

Veja como ser aprovado no vestibular de engenharia de produção! E dê o primeiro passo para ser um futuro engenheiro(a)!

Qual a faculdade combina com o seu interesse? 

Preparamos um teste para você

O que estudar para o vestibular de Engenharia de Produção?

Quando se trata de se preparar para o vestibular, muitos estudantes ficam perdidos sobre o que estudar. Afinal, deve-se focar em algumas matérias específicas ou não?

Assim como a maioria das provas, o vestibular para o curso de engenharia de produção pode conter perguntas sobre várias matérias. Por isso, é importante você se preparar.

Então você deve se preparar e estudar:

Em dúvida sobre optar por graduação ou curso técnico?

Faça o teste e descubra qual a melhor opção para você

  • Português;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Literatura;
  • Matemática;
  • Atualidades;
  • História;
  • Geografia;
  • Biologia;
  • Química;
  • Física

Os temas da prova podem variar de ano para ano e de faculdade. Mas uma dica importante é revisar todas as matérias que você estudou no ensino médio.

Para ter um melhor direcionamento, foque nesses conteúdos que você aprendeu nos últimos anos do ensino médio.

Por exemplo, em matemática você pode focar os estudos em:

Está pensando em prestar vestibular para Engenharia de Produção?

Faça o teste e descubra se o curso combina com você

  • Porcentagem;
  • Equações de 1º e 2º grau;
  • Funções;
  • Trigonometria;
  • E figuras geométricas.

Além disso, algumas faculdades podem exigir uma redação. Por isso, é importante treinar a sua redação e estar por dentro das notícias.

Durante o curso você verá muito conteúdo como cálculo, física e química, a dica é se sair bem nessas matérias. Isso não significa que você deve deixar as outras matérias de lado. Mas esse conteúdo pode ter um peso maior na prova.

O que você pode estudar na matéria de física?

Na matéria de física, focar em todo o conteúdo que você viu no ensino médio pode ser cansativo. Vale a pena revisitar, contudo, tem alguns conteúdos que podem cair no vestibular, como:

  • Energia e eletricidade;
  • Mecânica;
  • Leis de Newton;
  • Ondas;
  • E os princípios da Termodinâmica.

E o que estudar em química?

Química pode ser uma matéria difícil de estudar, mas vale a pena tentar focar nos estudos. Para concentrar os seus estudos, você pode focar em temas como:

  • Tabela periódica;
  • Estudo do átomo;
  • Estados físicos da matéria;
  • Propriedades da matéria;
  • E ligações químicas.

Mesmo tendo essas matérias que podem ter um peso maior na nota final, não se esqueça da interpretação de textos. Saber interpretar corretamente uma questão é fundamental para o seu sucesso no vestibular.

Sendo assim, é preciso criar uma rotina de estudos. Desse modo, você ficará mais confiante para realizar a prova. Veja a seguir, algumas dicas de como se organizar para os estudos.

Assim, você vai conseguir uma ótima nota no vestibular de engenharia de produção!

Como se organizar para os estudos

A dica para conseguir passar em qualquer vestibular, é ter uma boa rotina de estudos. Mesmo assim, muitas pessoas enfrentam o problema de não conseguir persistir nos estudos.

Identificando essa dificuldade, preparamos algumas dicas importantes sobre como você pode estudar. Veja, são apenas algumas dicas que podem te orientar, mas cada um pode seguir o seu ritmo!

Mesmo que você se sinta preparado para o vestibular, não dispense uma rotina de estudos. Pense que o objetivo que você deseja alcançar, exige preparo e persistência.

Assim, as suas chances de conseguir uma nota alta no vestibular serão altas. Veja a seguir as dicas de como se preparar para os seus estudos!

  • Crie uma rotina de estudos

Cada vestibular é composto por uma determinada quantidade de perguntas. Em média, a prova pode ser composta por 60 perguntas, que vão abordar as matérias que mencionamos acima.

Estudar tudo de uma vez não é o correto, você se sobrecarrega e deixa a mente cansada. E assim, não consegue a nota que precisa para passar. Por isso, o segredo é fazer um cronograma para os seus estudos.

Por exemplo, divida os seus estudos em blocos. Você pode separar o período da manhã para estudar Língua Portuguesa e, à noite, você estuda física. Será mais proveitoso se você procurar sempre intercalar com uma matéria que você acha fácil e, depois, uma difícil.

Dê preferência em estudar no seu primeiro bloco, as matérias que acha difícil. No final do dia, o seu bloco pode ser dedicado para matérias fáceis!

Assim, a sua mente não fica tão cansada no final do seu cronograma de estudos. Quando lidamos com algo difícil, é normal querer deixar de estudar e desistir com o passar do tempo. Por isso, é importante que sua rotina seja leve e que você tenha períodos curtos de descanso durante todo o seu dia. 

  • Pesquise por provas anteriores de Engenharia de Produção

Outra dica muito importante para a sua rotina de estudos, é pesquisar por provas anteriores. Pesquise na internet algum vestibular de engenharia de produção de alguma faculdade, que tenha sido realizado no ano anterior.

Caso não ache alguma prova recente, sem problemas, pode ser de outros anos. O importante é que você possa ver como são as perguntas e o que costuma ser cobrado na redação, caso tenha. Assim, você pode começar a treinar!

Além disso, se mesmo criando um cronograma de estudos você se sentir perdido, a prova pode te ajudar. Por exemplo, se em uma determinada prova houve questões sobre ortografia, você poderá dedicar parte de sua semana de estudos para se aprimorar.

Na outra semana, por exemplo, você dedica os seus estudos para outra matéria, e por diante.

Lembre-se de que o seu cronograma deve estar dentro de um prazo razoável. Assim, você estará bem preparado ao realizar a prova final.

  • Faça simulados

Antes de mais nada, se você está fazendo cursinho pré-vestibular, os simulados são indispensáveis. Até mesmo para quem está focando em faculdades particulares.

Dessa forma, você vai perdendo o medo e conquistando confiança para a prova real. Mesmo que você não esteja fazendo cursinho, a internet fornece vários simulados que você pode fazer gratuitamente.

Sabe aquela frase “é com os erros que se aprende”, não tenha medo de errar. Os simulados estão aí para que você treine e aprenda a cada questão feita.

  • Não esqueça de treinar a redação

De acordo com o que foi dito, algumas faculdades cobram em seus vestibulares a redação. Sendo assim, é essencial que você treine vários tipos de redação. Não apenas a dissertativa, que é a mais comum, mas sim todos os tipos.

Os tipos de redação são:

  • Narrativa;
  • Descritiva-objetiva;
  • Descritiva-subjetiva;
  • Dissertativa-argumentativa;
  • Dissertativa-expositiva.

Geralmente, o que é cobrado nos vestibulares é a redação dissertativa-argumentativa. Onde o texto deve expor suas ideias e pontos de vista sobre um determinado tema.

Logo, além de ter um bom conhecimento da língua portuguesa, você precisa estar por dentro das atualidades. Pois o tema da redação envolve algum assunto que seja relevante para a sociedade.

Para desenvolver uma boa redação, além de ter conhecimento sobre o assunto, você precisa:

  • Saber fazer uma introdução;
  • Desenvolver os seus pontos de vista;
  • Apresentar uma conclusão.

Embora esse tipo seja o mais cobrado nos vestibulares, não deixe de treinar e estudar os outros tipos. Pois você pode se deparar com um texto em alguma pergunta, que seja algum desses tipos de redação.

  • Mantenha-se atualizado

As provas de vestibulares são compostas por temas na maioria das vezes atuais. Principalmente se a prova exigir uma redação, ela pode priorizar um tema social recente.

Para isso, você precisa estar acompanhando os noticiários. Pode ser pelos telejornais, rádios ou jornais.

Acompanhe notícias com foco político, saúde, comportamental e de cidadania. Dessa forma, você vai saber sobre o que a questão da prova está falando e, se precisar, saberá desenvolver uma boa redação.

Para isso, você pode usar a internet a seu favor. Mas é preciso ter cuidado com os sites que você acessa. Procure buscar informações em sites de confiança.

Ainda mais, tenha cuidado para não se distrair e deixar que as redes sociais, séries e filmes tirem o seu foco! Não se esqueça de você deve estabelecer horários para cada coisa. Porém, a sua prioridade é o estudo e o vestibular, certo?! 

Por isso, se você se distrai com facilidade, poderá usar o método de dedicar 30 minutos para estudo. E, depois, tirar 15 minutos para descansar e olhar as redes sociais, tomar um café ou até tirar um cochilo.

Há diversos outros métodos para manter a concentração, por isso pesquise por esses métodos e veja o que mais combina com você. Não deixe de testá-los!

  • Estude língua estrangeira

Ter conhecimento de língua estrangeira é essencial para a realização do vestibular. Em qualquer faculdade essa matéria será cobrada e você pode optar pelo inglês ou espanhol.

O conhecimento não precisa ser fluente, mas é preciso que você tenha um nível básico ou intermediário. Assim, ficará mais fácil para você responder às questões.

Para treinar, procure ler artigos, assistir séries ou filmes com legendas. Além disso, você pode treinar em aplicativos que ensinam a língua escolhida.

Quanto mais você estiver mais acostumado com o idioma, mais fácil será para entender e acertar as questões.

Procure reforçar o que você estudou no ensino médio. Ainda mais, desenvolva e aprimore este conhecimento!

  • Reserve um lugar para estudar

Além de criar um cronograma de estudos, você precisa ter um lugar reservado para estudar. De preferência, escolha um local da sua casa com boa iluminação e com o mínimo de barulho. Assim, você manterá o foco e a produtividade.

Desde já, se você está trabalhando, reserve um tempo no almoço para dar uma repassada nas suas anotações. Ainda mais, utilize o tempo da ida e da volta para ouvir, por exemplo, podcasts e áudios sobre os assuntos que está estudando. Não perca tempo! 

  • Tire um tempo para descansar

Pode parecer brincadeira, mas não é! Tirar um tempo para descanso é fundamental para os seus estudos. Reserve um tempo para descanso. Mas lembre-se de que não são férias prolongadas!

Quando alguém está estudando, o foco e a dedicação dispensados podem criar muita tensão. Quando seu corpo e sua mente ficam tensos, você não consegue absorver tudo o que está estudando.

Por isso, é importante reservar um tempo para você poder descansar. Distraia a sua mente, respeite o limite do seu corpo e mente. Ainda mais importante é a qualidade do sono. 

É por isso que o cronograma é tão importante. Pois assim, você consegue reservar as horas para estudos, e seguir com a sua rotina para as outras coisas!

  • Faça resumos

Um dos segredos para o seu estudo ser produtivo é fazer resumos. Com eles você consegue assimilar melhor o que você estudou naquele dia. E, ao longo da semana, você poderá reler e utilizar para estudar pontos que você esqueceu. 

Além dos resumos, alguns estudantes preferem usar os mapas mentais. Um tipo de resumo visual, assim você tem uma melhor visão do que você estudou naquele dia.

Como fazer a inscrição para o vestibular de Engenharia de Produção

Outro passo muito importante, é saber como fazer a inscrição vestibular engenharia de produção. Se você já definiu em qual faculdade vai estudar, precisa saber o que é preciso para se inscrever.

Você pode fazer isso de duas formas:

  • online;
  • ou presencial.

Se você optar por fazer a inscrição presencialmente, basta ir até a faculdade escolhida com alguns documentos. Pode ser um documento com foto, CPF e comprovante de renda.

Em algumas faculdades, pode ser cobrado um valor para fazer o vestibular. Em outras, poderá ser totalmente gratuito.

Ao fazer a inscrição online, será preciso que você informe a unidade em que quer estudar. Além de escolher se a modalidade de estudo será online, presencial ou semipresencial.

Lembre-se que para fazer a inscrição do vestibular, você já deve estar no último ano do ensino médio. Ou já estar formado, pois passando no vestibular, um dos documentos exigidos é o certificado de conclusão.

Ao fazer a sua inscrição para vestibular de engenharia de produção, veja se a faculdade oferece programa de bolsas.

As bolsas podem variar de acordo com cada faculdade, mas você pode conseguir bolsa de até 100%. Então, ao fazer a inscrição, fique atento!

Geralmente as faculdades oferecem bolsa de 50% ou 100% para os primeiros colocados no vestibular. Portanto, ao fazer a prova, vise as primeiras colocações.

Vestibular online x vestibular tradicional

Você sabia que é possível fazer vestibular online de engenharia de produção? Sim, algumas faculdades oferecem essa modalidade para que os alunos não deixem de fazer o vestibular.

O vestibular online foi criado há alguns anos, pois por várias razões os vestibulandos não podiam participar. Seja por causa da data, motivos profissionais ou pessoais, a ausência nos vestibulares era crescente.

Para facilitar, o vestibular online está disponível para qualquer um, mas é preciso estar atento a alguns detalhes.

Por exemplo, verifique se a faculdade onde você quer estudar oferece o vestibular online. Além disso, siga à risca o passo a passo para fazer a inscrição.

Na faculdade Anhanguera, por exemplo, os vestibulandos podem fazer a prova online se inscrevendo no “Portal Vestibulares”.

A inscrição é muito simples, veja:

  • Escolha o curso de Engenharia de Produção;
  • Selecione a unidade de ensino e apoio;
  • E escolha a modalidade de ensino (presencial, online ou semipresencial)

Além disso, verifique as datas disponíveis e horários para a realização da prova!

Ao fazer a sua inscrição, fique atento às regras e orientações. Como por exemplo, não deixe para ligar o computador em cima da hora. Procure ligar 1 hora antes, para verificar se a conexão da internet está boa.

Qual o melhor: vestibular online ou presencial?

A princípio, isso dependerá das suas preferências, tempo e disposição. Se você não puder se locomover até a faculdade, poderá fazer a prova online.

Veja, a única diferença entre as provas é que uma é online e a outra não. Isso significa que as provas possuem o mesmo nível de dificuldade e número de questões.

Além disso, ao realizar o vestibular online a faculdade toma precauções para que o aluno não cole. Por exemplo, você não pode alternar entre as abas, pois a prova será fechada.

Se você acha que ir até o local vai te deixar mais ansioso, optar pela prova online é melhor.

O interessante em fazer a prova presencial, é que você conhece mais a futura faculdade onde vai estudar. Pode conhecer os futuros colegas, e dar uma olhada nas instalações da faculdade.

É preciso avaliar o que é o mais interessante e vantajoso para você. Caso você não queira o vestibular online de engenharia de produção, não precisa se preocupar! Você pode seguir com outra opção.

Como funciona o vestibular agendado?

Se você prefere realizar a prova presencial, mas não pode comparecer no dia da prova, existe outra opção! Você pode fazer o vestibular agendado de engenharia de produção.

Algumas faculdades oferecem essa opção, pois às vezes o aluno pode não ter como comparecer na data do vestibular. Às vezes, a data do vestibular coincide com o horário de trabalho de muitas pessoas.

Sendo assim, se você não consegue uma folga no trabalho, você pode agendar o melhor dia para você. Verifique se a faculdade onde deseja fazer a prova, oferece essa possibilidade de agendamento.

O próximo passo, é escolher a melhor data e horário para você realizar a prova. Geralmente, para o vestibular agendado, a realização da prova é presencial.

Vantagens

Ao optar pelo vestibular agendado, você conta com algumas vantagens, como:

  • Flexibilidade

Poder escolher o melhor horário para realizar a prova, com certeza é uma das principais vantagens que você tem.

Você não vai precisar faltar no trabalho, ou cancelar aquela viagem importante. Veja os horários disponíveis, e realize a prova com tranquilidade!

  • Liberdade de escolha

Uma faculdade que oferece essa opção para os vestibulandos, com certeza se preocupa com seus futuros alunos. Sendo assim, a faculdade lhe oferecerá a melhor opção de dia e horários para fazer a prova.

Ter essa liberdade é um ponto a favor para a faculdade. E você não precisa se preocupar em esperar uma data determinada, para poder realizar a sua prova.

  • Você sofre menos estresse

Como já abordado, o estresse pode atrapalhar os vestibulandos. E quando você faz o agendamento, não precisa se preocupar com o estresse a mais.

Você deixa o dia agendado para realizar a prova, e não precisa desmarcar nada. Além disso, com a mente mais tranquila você consegue realizar a prova com mais tranquilidade.

  • Tem mais tempo para estudar

Agendar a sua prova, permite que você tenha mais tempo para estudar. Sendo assim, siga com o cronograma de estudos. Marque a prova em um prazo que permita que você tenha tempo para estar preparado!

Não negligencie esse tempo! Como já falado, ter um tempo para descansar é importante. Contudo, foque nos estudos! Siga o seu cronograma, e você terá um bom resultado na prova!

  • Sabe o resultado da prova em menor tempo

Ao realizar a prova agendada, normalmente as faculdades oferecem o resultado em pouco tempo. Dependendo, você pode saber o resultado até mesmo no dia seguinte.

Assim, você não fica esperando muito tempo para saber a nota e a ansiedade não aumenta. Quanto mais rápido saber que passou na prova, mais rápido vai poder começar a sua jornada na faculdade.

Como você pode ver, não faltam opções para você realizar o vestibular. Veja qual a melhor opção, e se precisar, você pode agendar a sua prova.

Lembre-se de agendar a prova dentro de um prazo suficiente para você poder estudar. Afinal, de nada vai adiantar marcar o vestibular, se você não estiver preparado!

Faculdades que oferecem curso de Engenharia de Produção

Falamos até aqui o que você deve e não deve fazer para se preparar para o vestibular. Mas você já decidiu em qual faculdade vai estudar?

Com certeza existem muitas opções no mercado, contudo, é preciso avaliar pontos importantes. Por exemplo, a grade curricular, a nota do MEC, o grupo de professores.

Veja abaixo uma lista com algumas faculdades que oferecem o curso de Engenharia de Produção:

  • Faculdade Anhanguera;
  • Universidade Unopar;
  • Faculdade Pitágoras;
  • Faculdade Unic
  • PUC
  • Unip

Nessa lista, essas faculdades oferecem o vestibular de engenharia de produção, tanto presencial quanto online. E você pode verificar a opção do vestibular agendado.

Veja o que é preciso fazer, caso você opte pela inscrição online:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • RG;
  • E-mail;
  • Celular;
  • Sua data de nascimento;
  • O ano de conclusão do ensino médio;
  • O CEP residencial;
  • Escolha o curso de Engenharia de Produção;
  • Selecione a unidade onde vai estudar;
  • Selecione a unidade onde vai realizar a prova;
  • Escolha data e hora da prova.

Depois leia os termos de inscrição, clique em concordo e siga com os próximos passos.

Agora que você já sabe como se preparar para o vestibular, não deixe para estudar em cima da hora. Prepare-se, mantenha o foco, e não deixe de seguir o passo a passo para fazer a sua inscrição.

Não deixe o nervosismo e o estresse tomarem conta da sua mente. Com os estudos em dia, você estará muito mais seguro e confiante para realizar o vestibular.

Enfim, se você chegou até aqui é porque tem muito interesse na área. Por isso, se você quer conhecer mais sobre o mercado de Engenharia de produção, confira agora quanto ganha um engenheiro de produção júnior. 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 5 / 5. Contagem: 1

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.