Desenvolvimento Back-End: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul
1

Foto: Saiba mais sobre o curso de Desenvolvimento Back End

Basicamente, se você está para ingressar na carreira de tecnologia da informação vai necessitar de dedicação e informações sobre determinada área. Neste artigo, vamos falar um pouco de desenvolvimento Back-end e tudo o que você precisa saber sobre o curso. Além disso, vamos te passar algumas dicas, falar sobre o tempo de estudo, a matriz curricular e outras informações para você ter mais noção sobre ele.

A princípio, recomendamos que leia sobre como é dividida a área de Desenvolvimento Web. Assim, caso não tenha ideia do que estamos dizendo aqui, vamos compartilhar um breve resumo. 

Primeiro, o desenvolvimento para web trabalha na construção de sites, e-commerces, landing pages, aplicativos, bancos, sistema de internet, bancos de dados e outras dezenas de ferramentas.

Ainda, esta área tão ampla de devs possui um certo número de especialidades. Veja abaixo algumas delas:

  • Front-end;
  • Back-end;
  • Full stack;
  • Banco de Dados;
  • Infraestrutura de Sistema;
  • Arquitetura de Redes;
  • Outros.

No caso específico da especialidade chamada de Back-end, você será responsável por desenvolver a parte de um site ou ferramenta comumente usada na internet.

O curso de Desenvolvimento Back-end vai lhe capacitar a criar e gerenciar tudo que está ligado à dinâmica e manutenção das estruturas. Também, o funcionamento e armazenamento de dados.

Ademais, todo o tipo de informação que estrutura a existência de um site, assim como apoio às ações dos usuários, cabe ao profissional de Back-end. Sendo ele, responsável por tudo que está no background das aplicações criadas na programação.

Por fim, ainda não podemos considerar essa introdução um resumo. Mas, esperamos que até agora você tenha compreendido o espírito da coisa e, esteja com a curiosidade aguçada.

Continue a leitura!

Desenvolvimento Back-end: Tudo o que você precisa saber sobre o curso

Definitivamente, o curso de Desenvolvimento Back-End vai capacitar e formar profissionais aptos a garantir que as regras de negócio sejam aplicadas aos produtos e serviços de desenvolvimento de estruturas e ferramentas. 

Primeiro, este é o primeiro curso de graduação em Desenvolvimento Back-End do Brasil. Inédito em todo território nacional, seu objetivo é auxiliar o aluno a adquirir conhecimentos para transformar as técnicas e a lógica de programação em sistemas.

Além disso, o profissional deve ser apto a conhecer aplicações úteis dentro deste mercado de trabalho tão carente de bons Devs. Sendo, portanto, um profissional completo.

Como é o curso de Desenvolvimento Back-End da Anhanguera

Na Anhanguera, você pode obter seu diploma em Desenvolvimento Back-End em até  4 semestres (2 anos). E, totalmente, realizado na modalidade Educação a Distância (EAD), 100% online.

Ainda, independente de sua localização, você terá acesso a professores altamente qualificados e que entendem deste mercado de trabalho tão específico. Sem falar um Ambiente Virtual de Aprendizagem completo – com suporte técnico qualificado e ágil.

No curso de back-end você terá em sua grade curricular tanto disciplinas teóricas quanto as técnicas que envolvem as linguagens de programação mais comuns e presentes no mercado de trabalho (Java, Python, Ruby, PHP e diversas outras).

Assim como introdução a conceitos, ferramentas e frameworks com foco na resolução de problemas. Além de modelagem e otimização de dados.

Logo, você terá também matérias de fundamentos, que vão preparar você para se tornar um profissional completo. Com a base teórica sobre Sociedade brasileira e Cidadania, por exemplo, você terá diferenciais para conquistar boas oportunidades no mercado da tecnologia. 

Afinal, quando falamos em uma formação, consideramos conhecimentos técnicos e crescimento pessoal do futuro desenvolvedor back-end.

Confira aqui algumas disciplinas da grade curricular do curso de Desenvolvimento Back-End da Anhanguera:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem de Branco de Dados;
  • Análise e Modelagem de Sistema;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Desenvolvimento Orientado a Objeto;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Linguagem de Programação.

Algumas dicas para quem ingressar no curso de curso Desenvolvimento Back-End

Aprendizado teórico e prático

No início de um curso, é comum em qualquer instituição começar com uma quantidade de teoria e, também, conteúdo práticos como alguns tipos de programação. 

Além disso, tenha a internet como uma grande aliada da sua jornada de conhecimento e aprendizado. Ademais, use de fóruns, debates, eventos online e gratuitos, ebooks, tudo isso sofistica o seu repertório e ajuda no seu curso de Desenvolvimento Back-End

Praticar é fundamental

Um passo importante para a sua jornada como estudante de desenvolvimento, programação e áreas afins é sempre praticar e colocar a mão na massa. E, a iniciativa torna-se aliada do primeiro passo de quem está realmente firme em um objetivo profissional.

Portanto, crie algum projeto pessoal e procure alguém que precise de mentes e braços interessados. Em suma, encontre outros devs como você, sejam eles estudantes ou profissionais. 

Conheça profissionais e outros estudantes de Desenvolvimento Back-End

Primeiro, esta é uma das dicas mais importantes: manter e desenvolver relações e contatos com outras pessoas da sua área deve ser prioridade. Em resumo, profissionais e outros alunos como você.

O motivo é simples, conhecer o dia a dia de quem trabalha com back-end fornece informações e ajuda a guiar os seus passos na carreira. Dessa forma, você cresce mais rápido, compartilha o que aprendeu e divide suas dúvidas – que provavelmente serão muitas.

Ainda, saiba o que os acadêmicos estão discutindo, quais as novas tecnologias ou conhecimentos. Todavia, aprender e compartilhar é multiplicar.

Portanto, entenda este universo de profissionais de Back-end, as empresas que trabalham, formas de se aprimorar e construa pontes de relacionamento.

Razões para ingressar em um curso da carreira de Tecnologia da Informação

Com este curso, todos os alunos são capazes de aprender, e estarão aptos a desenvolver suporte a sites, aplicações, banco de dados e outras ferramentas. Além disso, terão domínio sobre lógicas de segurança e escalabilidade, usando a estrutura adequada e ferramentas corretas. 

Do mesmo modo, ingressar em um curso da carreira de TI é como andar em campos verdes. Ou seja, é como caminhar em direção às grandes oportunidades profissionais e de crescimento pessoal.  

Segundo dados da Academia Tech, a tecnologia da informação é a área que mais cresce e emprega no Brasil. E, anualmente, são criadas cerca de 70 mil novas posições e estima-se que mais de 30% não são preenchidas em função das pessoas qualificadas para atender às demandas de um mercado em constante crescimento.

Ademais, por ser uma área com alta demanda de profissionais, a média salarial é proporcional, sendo bastante atrativa. Em média, um profissional com essa formação, pode ganhar até 198% mais do que pessoas que somente concluiram o Ensino médio.

Por fim, para além das posições e boas oportunidades no mercado, o Back-end foi eleito um dos três cargos de TI em alta no último ano. Em síntese, percebe-se que há crescimento no mercado, infinitas possibilidades diante das demandas e bons salários.

Portanto, você está esperando o que para ingressar no curso de Desenvolvimento Back-End?

Leia mais:

Você sabe o que é Computação na Nuvem/Cloud Computing?

O que é Arquitetura de Dados?

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.