InícioGraduaçãoArquitetura e UrbanismoConfira as vantagens do curso de Arquitetura e Urbanismo semipresencial

Confira as vantagens do curso de Arquitetura e Urbanismo semipresencial

Você está interessado em cursar a graduação em Arquitetura EAD e quer saber mais sobre como funciona essa modalidade de ensino? Então você veio ao lugar certo!

Faz muita diferença obter o máximo de informação antes de você escolher seu curso. Afinal de contas, estamos falando de uma graduação de nível superior que definirá a sua trajetória nos próximos anos.

A flexibilidade e a praticidade dos cursos semipresenciais são dois fatores que tornaram essa modalidade tão procurada. Logo, são disponibilizados cada vez mais cursos e a Arquitetura é um exemplo disso. Assim, uma das formações de nível superior mais buscadas atualmente pode ser feita a distância.

Quer saber mais sobre como funciona o curso de Arquitetura e Urbanismo EAD e ficar por dentro de tudo sobre a profissão? Então leia este artigo até o final e conferia todas as informações e dicas que preparamos para você!

Como funciona o curso de Arquitetura e Urbanismo semipresencial?

O curso de Arquitetura e Urbanismo prepara o aluno para criar projetos arquitetônicos e organizar espaços internos e externos, sempre considerando a estética, o conforto, a acessibilidade, a segurança e a funcionalidade.

Portanto, para exercer sua profissão, um arquiteto precisa desenvolver os conhecimentos e técnicas necessários da sua área. E essa qualificação é alcançada durante a graduação, com disciplinas teóricas e práticas.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração média de 5 anos. Assim, o curso capacita o estudante a planejar e organizar projetos de diversos tipos de espaços e edificações.

Na modalidade semipresencial, você terá acesso aos conteúdos online. Também frequentará algumas aulas presenciais para colocar em prática o que aprendeu.

Disciplinas da Arquitetura semipresencial

Confira algumas das principais matérias do curso de Arquitetura e Urbanismo semipresencial:

  • Artes Plásticas
  • Álgebra e Geometria
  • Desenho Arquitetônico
  • Desenho Artístico
  • História e Teoria da Arquitetura
  • Estética e História da Arte
  • Ética, Política e Sociedade
  • Educação Ambiental
  • Projeto e Instalações Prediais
  • Construções Sustentáveis
  • Planejamento Urbano
  • Ecologia Urbana
  • Paisagismo
  • Cálculo
  • Metodologia Científica
  • Urbanismo e Infraestrutura
  • Tecnologia das Construções

Afinal, quais as vantagens da Arquitetura semipresencial?

Valor acessível

Na modalidade EAD, o curso de Arquitetura requer um investimento menor do que na presencial. Além disso, é possível economizar em despesas com deslocamento.

Flexibilidade

Na graduação a distância, você poderá estudar conteúdos online, no seu tempo. Assim, como as atividades presenciais não acontecem todos os dias, você consegue organizar a sua agenda.

Diploma reconhecido

Quando você se forma em um curso de Arquitetura e Urbanismo EAD, seu diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e possui a mesma importância no mercado.

Qual o perfil de quem faz Arquitetura semipresencial?

Se você está interessado em fazer o curso de Arquitetura EAD, saiba se essa formação é compatível com o seu perfil. Primeiramente, em um curso a distância, é importante que você seja disciplinado e comprometido. Afinal, o curso exigirá autonomia.

Conheça, também, algumas características profissionais exigidas do arquiteto:

Ser

  • Detalhista,
  • Visionário,
  • Criativo,
  • Inovador,
  • Reflexivo,
  • Ético,
  • Habilidoso,

E

  • Buscar o conhecimento,
  • Comprometer-se com o cliente,
  • Trabalhar bem em equipe,
  • Aceitar desafios.

Mercado de trabalho aquecido

A carreira de Arquitetura e Urbanismo é um ótimo investimento profissional. Segundo pesquisa do portal Salário, a remuneração média do arquiteto urbanista é R$6,2 mil, podendo chegar a R$13,4 mil.

Além disso, a pesquisa também mostra que houve um aumento de 78% nas contratações com carteira assinada entre maio de 2020 e abril de 2021. Por isso, dá para ver que o mercado está em crescimento para este profissional.

Regulamentação da profissão

Mesmo sendo uma profissão tão procurada, as regras que definem a atuação desse profissional ainda são pouco conhecidas pelos estudantes e recém-formados na área.

As diretrizes curriculares da graduação em Arquitetura e Urbanismo são definidas pelo Conselho Nacional de Educação. E isso é feito através da Resolução Nº 2 de 2010. Segundo o Ministério da Educação, a carreira segue uma formação generalista. Ou seja, possui extensa lista de atribuições, o que justifica a grade curricular da graduação.

Além de concluir o curso, o formando também precisará obter seu registro no órgão que regula a área, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Áreas de atuação para arquitetos

Construção civil

Essa talvez seja a área de atuação mais conhecida da Arquitetura e Urbanismo. Na construção civil, o profissional lida com a criação, o gerenciamento e a execução de projetos, além de também acompanhar as obras.

Arquitetura de Interiores

Aqui o foco é a concepção e execução dos projetos de ambientes e de mobiliário. Portanto, o profissional buscará as melhores soluções para o conforto acústico e térmico enquanto cria ambientes esteticamente agradáveis e funcionais. Assim, poderá atuar em projetos residenciais e comerciais.

Arquitetura Paisagística

O paisagismo é uma área com grande visibilidade, mas que nem todos ligam à profissão do arquiteto. Compreende o projeto e a execução de soluções para espaços externos, tanto públicos quanto privados, como jardins, praças e parques.

Patrimônio Histórico Cultural e Artístico

O profissional que se especializa na área buscará soluções para a manutenção, restauro, conservação, reabilitação e reutilização de espaços ou imóveis considerados patrimônios públicos.

Planejamento Urbano e Regional

Aqui, o profissional atuará como urbanista e lidará com o planejamento e intervenções nas cidades. O foco desse especialista é buscar as melhores soluções para a mobilidade, uso ambiental e saneamento básico, além da gestão territorial e infraestrutura.

Topografia

A elaboração de levantamento topográfico e a sua interpretação são outra área de atuação para o arquiteto. A topografia é usada em projetos de paisagismo, urbanismo e arquitetura.

Tecnologia

Muitos acham que a área técnica é ligada à Engenharia. Porém, esta é também uma especialização da Arquitetura. Aqui, o profissional lidará com pesquisas e usos de tecnologias para a projetos construtivos.

Meio Ambiente

O arquiteto que trabalha nesta área lidará com o mapeamento de áreas de proteção, desenvolvimento sustentável, racionalização de uso de recursos naturais, além do estudo de impacto ambiental e licenciamento.

Acadêmico

O professor é essencial tanto para a continuidade da disciplina quanto para a formação contínua de profissionais. Essa área de atuação também inclui a pesquisa acadêmica, com estudos de projetos e aplicações práticas da Arquitetura e Urbanismo.

 

Agora que você já conhece as vantagens de cursar Arquitetura e Urbanismo semipresencial, poderá escolher qual a melhor faculdade para sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.