InícioDicasEnemComo organizar os estudos para o Enem?

Como organizar os estudos para o Enem?

Organizar os estudos para o Enem nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, são muitas disciplinas e assuntos, o que pode acabar confundindo muita gente. No entanto, existem algumas estratégias que podem tornar esse processo mais simples.

Confira mais sobre essas metodologias aqui. Aliás, veja como você pode se planejar de uma maneira inteligente, sem se sobrecarregar. Ao final, esteja pronto para passar na faculdade dos seus sonhos.

Estudos para o Enem: a memória do ser humano

Uma das coisas que mais acontecem entre os estudantes é ficar muito empolgado no início dos estudos. Mas, com o passar do tempo, essa animação vai desaparecendo até que se relaxe completamente.

Isso é consequência principalmente de quando se estabelece metas muito altas. Por exemplo, imagine que seu objetivo é estudar 8 horas por dia. No entanto, sua rotina é muito apertada e não permite isso.

O primeiro sinal a aparecer é a frustração. O seu plano de estudo deve sempre ser feito com base na realidade.

Caso você só tenha 5 horas para se dedicar, é em cima delas que se deve trabalhar. Além disso, existem outros fatos que você deve considerar também, confira a seguir.

1- Quantidade x qualidade nos estudos para o Enem

A consistência nos estudos é muito mais importante do que qualquer outra coisa. Dessa forma, não tem problema estudar apenas 3 horas, contanto que elas sejam muito bem aproveitadas.

2 – Excesso de conteúdos

Hoje a internet permite que você tenha acesso a uma quantidade imensa de conteúdo. Por mais que isso seja uma vantagem, às vezes isso pode acabar te sobrecarregando. Portanto, um direcionamento é sempre importante.

3 – Estilo de prova

Os estudos para esse exame devem ser muito bem planejados. Afinal, esse não é um teste como os outros, pois tem um estilo bem diferente. Logo, busque resolver simulados que sejam como essa avaliação.

Saiba o que você precisa ver em seus estudos para o Enem

A quantidade absurda de conteúdos que caem na prova pode sim, ser um problema. Por isso que você precisa filtrar ao máximo cada disciplina e só se dedicar aquilo que realmente importa.

Os seus professores podem te ajudar nesse processo de seleção também. No entanto, logo abaixo estão dispostas algumas matérias que costumam estar presentes nesta prova, veja só.

Geografia

  • Globalização;
  • Meio ambiente;
  • Geografia econômica.

O que ler em Filosofia para os seus estudos para o Enem

  • Maquiavel;
  • Sócrates;
  • Platão;
  • Locke e Rousseau.

Sociologia

  • Movimentos sociais;
  • Cidadania e democracia;
  • Diversidade cultural.

História

  • Brasil República;
  • Idade moderna;
  • Brasil Império.

O que você precisa saber sobre biologia em seus estudos para o Enem

  • Genética;
  • Fisiologia animal;
  • Reinos do mundo vivo.

Química

  • Termoquímica;
  • Estereoquímica;
  • Funções orgânicas.

Física

  • Eletricidade;
  • Termo física;
  • Mecânica.

Matemática

  • Porcentagem;
  • Funções;
  • Probabilidade.

Línguas

  • Interpretação e gêneros literários;
  • Figuras de linguagem e redação.

Esses são os principais pontos para te guiar durante seus estudos para essa prova importante.

Use a internet como aliada em seus estudos para o Enem

Como dito antes, a internet oferece um mundo de conteúdo. Então, na hora do Enem, é essencial utilizar isso a seu favor o melhor possível. Aliás, uma dica é buscar alguns canais no YouTube que possuem vídeo aulas atualizadas.

Isso pode te ajudar a filtrar com mais facilidade e escolher materiais de qualidade. Mas, lembre-se que não existe uma fórmula para estudar melhor. Portanto, é importante descobrir o que funciona para você.

Muitas pessoas gostam de vídeo aulas e assimilam bem esse tipo de didática. Por outro lado, se não é o seu caso, tudo bem, já que existem inúmeros materiais escritos que você pode usar.

Blogs e e-books são apenas alguns exemplos disso. Assim, o legal é sempre prezar pela qualidade. Então, se você achou um site bacana, foque nele.

Os seus estudos precisam ser bem direcionados e a internet é uma ferramenta poderosa para te ajudar nesse processo.

Uma boa divisão é importante nos estudos para o Enem

Muitos estudantes focam muito em apenas ler e rever os conteúdos. No entanto, é fundamental resolver questões, de modo a colocar em prática as teorias. Dessa forma, buscar simulados parecidos com o Enem também é legal.

Isso te prepara para a prova e pode até te deixar mais familiarizado com o estilo dela. Além disso, entrar em um grupo de estudos pode ajudar, bem como procurar orientações dos professores.

Estudando sozinho

O tempo em que você não está na escola pode ser mais difícil de estudar. Ou ainda, caso já tenha saído do ensino médio, a dificuldade geralmente é maior. De toda forma, é possível focar nos estudos tendo um bom plano e organização.

Faça a divisão dos conteúdos em seus estudos para o Enem

É importante que você siga um cronograma em relação às disciplinas. De fato, isso precisa ser feito de forma estratégica. Então, separe as matérias com mais dificuldade e reserve elas para dias em que a rotina é mais leve.

O contrário também deve ser feito, de modo que não haja sobrecarga. Assim, você estuda o que precisa sem muita pressão.

Foco e concentração é essencial nos estudos para o Enem

Lembre-se de que seu tempo para estudar deve ser respeitado. Por isso, nada de TV, celular ou distrações do tipo. Agora, uma dica é fazer pequenas pausas durante seu período de estudo.

Isso inclusive ajuda muito quem tem problemas de concentração. Portanto, você pode estudar 30 minutos e tirar um intervalo de 5 minutos entre uma matéria e outra.

Lazer também é importante, não foque só nos estudos para o Enem

Não acredite naquele discurso de que você precisa estudar até a exaustão e não pode fazer nada, além disso. Atitudes como essas não são saudáveis e podem te atrapalhar no final. Dessa maneira, se dê o direito de relaxar por alguns momentos.

Cuidado com a auto cobrança

É fundamental ter em mente que você não é uma máquina. Sendo assim, pode ter dias mais difíceis do que outros. Assim, aprenda a não se cobrar tanto e não se comparar com outras pessoas.

Estudos para o Enem: a importância da redação

Como se sabe, ela toma uma boa parte da sua nota final, de modo que se deve focar muito nela. Então, é essencial que em paralelo à geografia, física, entre outros, você sempre pratique a escrita.

Procure temas que estão em alta e escreva sobre eles, nas normas que a prova exige. É uma ótima maneira de montar seus estudos de maneira completa e eficaz.

Agora você sabe exatamente o que fazer. Portanto, não perca o foco e descubra o método de estudo que mais funciona para você. O sucesso na sua prova já é garantido.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.