InícioGraduaçãoEngenharia Química5 habilidades que um engenheiro químico precisa ter

5 habilidades que um engenheiro químico precisa ter

O engenheiro químico tem muitas opções de trabalho na indústria. Isso porque ele converte matérias-primas em produtos de uso comum. Mas, para conseguir uma boa vaga, ele deve ter 5 habilidades essenciais. Confira quais são elas, a seguir.

Formação e registro para ser engenheiro químico

Para trabalhar nessa área, é preciso fazer uma faculdade de Engenharia Química. Assim, quem quiser ser engenheiro químico deve dedicar cerca de 5 anos aos estudos. Da mesma forma, o estudante deve ter afinidade com química, física e matemática.

As práticas em laboratório ocupam a maior parte da carga horária. Por outro lado, estágio e trabalho de conclusão de curso são obrigatórios. De acordo com a universidade, a graduação pode ter diferentes enfoques. Por exemplo, agroindústria ou petróleo e gás.

Depois de terminar a formação, é necessário obter um registro no conselho regional. De acordo com a atuação, o recém graduado deve optar entre dois deles. Ou seja, pelo de Química ou pelo de Engenharia e Agronomia. Veja mais detalhes sobre cada um.

Tarefas do CREA

Fiscalizar e orientar as práticas ligadas às Engenharias e áreas afins é função do CREA. Além disso, ele trabalha para evitar o exercício ilegal das atividades que supervisiona. Dessa maneira, cada estado possui um conselho que atua de forma regional.

Como funciona o CRQ

CRQ tem funções parecidas com a do CREA. No entanto, ele é voltado ao químicos. Ou seja, ele orienta e disciplina as práticas dentro dessa categoria. Assim, conhecer esse órgão é essencial para quem vai seguir carreira.

O que faz um engenheiro químico?

A Engenharia Química é o que permite a conversão de matérias-primas em produtos, em escala industrial. Assim, o profissional desse campo deve dominar técnicas de extração. Além disso, processos físico-químicos em grandes proporções.

Construir e montar fábricas tendo em conta o meio ambiente é uma das atuações do especialista nessa área. Por outro lado, o bacharel pode atuar no campo da pesquisa. Dessa forma, ele pode trabalhar em universidades e empresas de consultoria.

Existe muita demanda por essa categoria, já que ela é útil a todo tipo de indústria. No entanto, as que mais buscam esse profissional são:

  • Farmacêutica;
  • Alimentícia;
  • Cosmética.

Vale lembrar que essas são as principais, mas há outras em destaque no mercado.

Diferenças entre químico e engenheiro químico

Muitos têm dúvidas sobre se há diferença entre químico e engenheiro químico. E ainda, se elas existem, quais seriam. Na verdade, as duas carreiras não estão distantes, mas são bastante distintas uma da outra.

O bacharel em Química, em geral, trabalha em laboratório, fazendo análises. Também, elabora novos materiais e processos por meio de pesquisa. Enquanto isso, o bacharel em Engenharia Química atua de forma parecida, porém em escala industrial.

Embora haja muitas semelhanças, a Química se ocupa de tarefas menos práticas. Ou seja, ela lida com a ciência de forma mais “pura”. Por outro lado, faz parte da rotina da Engenharia Química aplicar noções em ações cotidianas.

Áreas de trabalho para o engenheiro químico

Como toda indústria precisa dos serviços de um engenheiro químico, há muitas opções de trabalho. Então, descubra as principais áreas de atuação para esse profissional.

Indústria de polímeros

Esse setor produz compostos químicos que possuem vários usos na vida cotidiana. Por exemplo, adesivos, borrachas e alguns plásticos são frutos desse tipo de indústria.

Agroindústria

Dedica-se a transformar a matéria-prima em subprodutos no setor agrícola. Por essa razão, pode ser alimentícia e trabalhar com enlatados, carnes, cereais etc. Além disso, pode ser não-alimentícia e produzir materiais como couro e até mesmo combustíveis.

Produção mineral

Nesse setor, a função do especialista é manter os processos sob controle. Ou seja, elaborar, documentar e testar materiais estão entre suas principais tarefas.

Área ambiental

O cuidado com o meio ambiente e recursos naturais se faz cada vez mais importante. Logo, todas as profissões que podem agir de maneira preventiva ganham destaque. Ainda mais em um cenário de mudanças climáticas.

As vagas para o bacharel cresceram nesse setor, por esse motivo. Suas principais tarefas nessa área estão ligadas a fontes renováveis e tratamento de resíduos. Por outro lado, aproveitar ao máximo matérias-primas é crucial nesse campo.

Habilidades do engenheiro químico

Toda categoria tem suas exigências em relação a um bom profissional. E com o engenheiro químico não é diferente. Por isso, conheça as 5 principais habilidades para se dar bem nessa área.

1- Trabalhar em equipe

É difícil trabalhar sozinho no campo da indústria, porque as tarefas precisam de esforços coletivos. Portanto, saber atuar em conjunto é essencial nessa profissão.

2- Ser detalhista

Ter atenção aos detalhes pode fazer a diferença nos resultados que se deseja obter. Então, como esse especialista é responsável por processos de segurança, é preciso ter muito cuidado em cada etapa de produção.

3- Estar de olho nas inovações

Hoje em dia, a tecnologia evolui de forma cada vez mais rápida. Por isso, é preciso manter-se em dia com as novidades. Ainda, pesquisas trazem novas soluções o tempo inteiro. Então, para otimizar processos é importante estar atento a elas.

4- Ser bom em exatas

Esse campo de atuação usa muitas noções de física, química e matemática. Logo, quem quiser atuar na Engenharia Química precisa ter afinidade com essas disciplinas.

5- Boa comunicação

Saber se comunicar é importante para transmitir suas ideias. E nesse setor, muitas vezes o engenheiro estará em uma posição de liderança. Ou, no mínimo, trabalhará em uma equipe. Portanto, essa é uma habilidade indispensável.

Invista na carreira de engenheiro químico

Agora que você já sabe tudo sobre essa profissão, avalie se é a melhor escolha. Embora haja muitas opções de áreas de atuação, o trabalho possui algumas exigências. Por exemplo, dominar ciências exatas nem sempre é uma missão fácil.

É importante considerar a duração da graduação, por outro lado. Ou seja, essa categoria demanda muita dedicação e estudo. Então, pese se está disposto a passar por esse processo para exercer uma profissão.

Uma vez que analisar todos os fatores, você poderá escolher com mais segurança. Depois, durante a graduação, poderá trabalhar nas habilidades que a profissão exige. Dessa maneira, poderá investir nessa carreira e ser um engenheiro químico de sucesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.