InícioGraduaçãoEnfermagemO que faz um enfermeiro de saúde da família?

O que faz um enfermeiro de saúde da família?

Você sabia que a saúde é dividida em estruturas que podemos chamar de níveis de atendimento? Frequentemente, ela é compartilhada entre governo federal, estados e municípios. E, é neste último contexto que você encontra o enfermeiro de saúde da família.

Logo, suas atribuições são voltadas para o cuidados das comunidades e estão espalhados pelos quatro cantos do país. Com grande destaque para a prática da humanização do atendimento de saúde.

O enfermeiro leva cerca de 5 anos para finalizar a sua graduação em enfermagem. Isso, se optar por não realizar alguma categoria de especialização entre as diversas disponíveis.

Como se tornar um enfermeiro de saúde da família?

Primordialmente, o enfermeiro desta área é um dos responsáveis ativos por levar as ações que atendam as diversas necessidades de saúde das pessoas em determinadas localidades. Dessa forma, o profissional se responsabiliza por muitos aspectos desta área.

Basicamente, ele vai prestar serviços de um enfermeiro assistencial, ou seja, terá contato direto com pacientes e familiares.

Por outro lado, também fará vezes de um enfermeiro-chefe, já que poderá vir a gerenciar diversos outros profissionais de saúde. Exemplo disso: auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes de saúde, psicólogos, terapeutas, entre outros.

Visto que ele atua em tantas outras áreas da enfermagem, é recomendado que o profissional tenha diversos cursos e especializações relacionadas à assistência e gerenciamento de equipes.

Porém, existem centenas de cursos que ajudam na qualificação ligada à saúde pública. Estes, estão relacionados à saúde básica, atendimento às famílias, recém-nascidos e crianças, assim como a gestão de saúde pública, programas da família, etc.

No entanto, sempre é importante buscar um curso que irá representar um aprimoramento direto na rotina das comunidades.

Ademais, isso vai depender em qual estado brasileiro o profissional está exercendo sua atividade. Também, quais são os problemas imediatos destas populações e os respectivos recursos.

O que é o Programa Saúde da Família ?

O Programa Saúde da Família (PSF) é uma iniciativa e estratégia do Ministério da Saúde (MS). Ele visa fornecer a atenção básica e assistência em um nível primário.

Logo, é dever do PSF e seus profissionais, garantir a universalidade de acesso aos serviços de saúde e a integralidade da assistência.

Neste contexto, vale afirmar que, o acesso à Saúde, além da Educação é um direito de todo o cidadão e está garantido na constituição.

Como são as equipes de saúde da família

O enfermeiro de saúde da família atua diretamente na atenção básica. Porém, ele não está sozinho.

Primordialmente, eles trabalham com outros profissionais de enfermagem. Neste caso, são responsáveis por supervisionar e até treinar os técnicos e os auxiliares.

Além dos diversos agentes comunitários de saúde próximos ou dentro de um ambulatório específico, os quais muitas vezes são gerenciados por estes enfermeiros da família.

Em síntese, este profissional enfermeiro realiza atividades de educação continuada, e, também permanente, em meio a esta equipe multiprofissional.

O que faz um enfermeiro de saúde da família?

Do mesmo modo em que os enfermeiros de determinadas especialidades possuem suas atribuições específicas, isso não diferiria ao enfermeiro de saúde da família.

Basicamente, o que você deve saber sobre esta área da enfermagem são suas atribuições ligadas ao atendimento assistencial junto às famílias de determinada região. E, sua orientação e acompanhamentos periódicos.

Portanto, no amplo campo de atuação junto às comunidades, famílias e indivíduos, podemos resumir as ações de um enfermeiro da saúde da família nos seguintes tópicos:

  • Planejar, gerenciar e executar ações no âmbito da saúde individual e coletiva;
  •  Supervisionar a assistência à saúde junto à população;
  • Realizar ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação;
  • Implementar ações de saúde coletiva;
  • Levar até as localidades e pessoas as políticas públicas de saúde;
  • Educação em Saúde na comunidade;
  • Ajudar na capacitação das próprias comunidades;
  • Promover a saúde e a qualidade de vida;
  • Organizar e gerenciar os trabalhos dos agentes de saúde (visitas, relatórios e demais informações);
  • Cuidar da saúde da criança (crescimento e desenvolvimento infantil);
  • Ações de controle de natalidade;
  • Agendamento para atendimento em especialidades médicas;
  • Primeiros Socorros;
  • Acompanhamentos de pacientes com doenças crônicas;
  • Administração de medicamentos de alto custo;
  • Ações básicas de controle da Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão Arterial e Diabetes;
  • Promover a saúde da Mulher eo Planejamento Familiar, assistência Pré-natal
    e aleitamento materno;
  • Ações de prevenção as DSTs e Aids;
  • Cuidado à saúde do idoso e ações para promoção da longevidade.

Conclusão

Escolher esta área da enfermagem é um ato de grande profissionalismo. Mas, sobretudo, humanidade. E isso pode ser confirmado com um simples olhar sobre as diversas comunidades existentes em nosso país.

Definitivamente, o que faz o enfermeiro de saúde da família parece um mundo de atividades ilimitadas e repletas de detalhes.

Sob esse ponto de vista, podemos dizer que sim.

Visto que este profissional trabalha na administração, gestão de pessoas, posto de saúde e outras estruturas, assim como realiza os cuidados assistenciais de maneira constante. Pode-se dizer que este, é parte fundamental da estrutura da saúde de todo um sistema.

Ao promover o atendimento de saúde básica e atenção primária, sempre com qualidade e humanização, o enfermeiro de saúde da família torna-se parte das comunidades. Este, acaba por conhecer não só todos que ali vivem, como também suas necessidades.

Portanto, escolher esta área da assistência em saúde é tarefa para enfermeiros muito especializados e com diversos conhecimentos. Mas, sem dúvida, é uma posição a ser preenchida por pessoas dotadas de grande humanização e amor ao próximo.

Gostou e viu que área de atuação grande é a do enfermeiro de saúde da família?

Conheça outras áreas da enfermagem e saiba mais sobre diversas profissões em nosso site.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.