InícioGraduaçãoEnfermagem3 pessoas históricas na Enfermagem

3 pessoas históricas na Enfermagem

A enfermagem é uma das profissões mais fundamentais para a sociedade. E existem sim, pessoas históricas na enfermagem, pessoas cujas contribuições foram essenciais para evolução da profissão. E é em momentos de muito caos na saúde que notamos como os enfermeiros e enfermeiras deveriam ser sempre reconhecidos.

Se você parar e pensar um pouco, vai lembrar de um amigo, amiga ou familiar que exerce a profissão. Neste post você vai conhecer 3 pessoas históricas para enfermagem e como elas contribuíram para evolução da categoria.

Então, vamos dar um passeio para história da Enfermagem, continue lendo!

O Surgimento da Enfermagem

Antes mesmo de conhecermos o termo técnico “enfermagem” já existiam pessoas abnegadas que cuidavam de pessoas enfermas. A história afirma que antes de Cristo existiam sacerdotes que aplicavam alguns princípios da enfermagem.

No entanto, foi a partir da Revolução Industrial, que a atividade começou a ser vista como profissão na Europa. Essa detecção da atividade como profissão se dá no século XVI. Mas, foi somente na era moderna, no século XIX que a profissão ganha notoriedade na sociedade.

A Organização da Enfermagem no Brasil

Aqui no Brasil as funções de um profissional da saúde eram mais instintivas e dominada por pajés, religiosos, feiticeiros, que tratavam os enfermos por rituais religiosos, místicos em busca da cura.

Também era uma função obrigatória das mulheres, a época, cuidar de crianças, idoso e outros enfermos prezando pelo bem-estar da família.

O mais próximo às práticas da enfermagem antes da chegada dos padres jesuítas, eram os curandeiros. Com a chegada dos jesuítas os doentes começaram a ser tratados em Casas de Misericórdia. Assim, temos as primeiras pessoas históricas na enfermagem.

Pessoas Históricas na Enfermagem Moderna

O crescimento urbano culmina com a disseminação de várias doenças em nossa sociedade. A vinda dos povos do campo para a cidade de forma descontrolada é um dos grandes motivos para isso.

No entanto, a profissão começa a ganhar destaque com os hospitais militares, cridos para suprir essa demanda da sociedade. A principal função era apoiar os feridos em combate, muito impulsionados pela criação da Cruz Vermelha no Brasil.

No pós-guerra, inicia-se um movimento rumo a educação na enfermagem. Com escolas sendo abertas e estruturadas para ensinar a profissão de enfermeiro.

Florence Nightingale

Considerada “a mãe da enfermagem”, nascida em 1820, Florence ficou conhecida por suas façanhas relacionadas ao mundo da enfermagem. Devido a o fato de ser uma mulher, vivendo em uma sociedade com muito mais restrições para o sexo feminino, Florence se destaca ainda mais.

Em uma viagem ao Egito para conhecer hospitais, Florence sentiu despertar em si uma vocação para ser enfermeira.

A enfermeira ganhou notoriedade ao regressar para Londres e, junto a outras 38 enfermeiras treinadas por ela, diminuir o número de mortalidade na guerra de Scutari. Juntas, elas reduziram em 40% a mortalidade durante as batalhas.

Com isso, Florence e suas amigas são consideradas heroínas de guerra. A enfermeira recebe o apelido de Dama da Lâmpada, por percorrer os corredores com um objeto iluminando para melhor atender os enfermos.

Ivone Lara

Sim, se você já ouviu esse nome antes, pode ter certeza que é ela. Mais famosa como a rainha do samba. Dona Ivone Lara, foi uma enfermeira talentosa e com muita contribuição para profissão. Ivone Lara foi graduada em enfermagem e especialista em assistência social.

A rainha do samba atuou em hospitais psiquiátricos. Junto a Nise de Silveira, revolucionaram o atendimento humanizado para pacientes com problemas mentais. Foram 37 anos dedicados aos cuidados em hospitais psiquiátricos além do grande sucesso no mundo do samba.

Maria Rosa Sousa Pinheiro

Uma das pessoas históricas da enfermagem mais gabaritadas no Brasil. Maria Rosa foi eleita presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Lá, ela deu sua contribuição para reestruturação de funções e atividades dos enfermeiros.

Além disso, Maria Rosa Sousa Pinheiro contribui para o 1º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado em São Paulo.

Uma das grandes batalhadoras da área de saúde.

Leia Mais:

Se você se interessa pela área de enfermagem ou quer saber mais sobre o tema separamos alguns posts para você ficar por dentro de tudo.

Confira aqui:

Faculdade de Enfermagem: tudo que você precisa saber

O que saber antes de iniciar a faculdade de enfermagem

Faculdade de Enfermagem: quanto custa

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.