InícioDicasComo são as provas na modalidade EAD?

Como são as provas na modalidade EAD?

Fazer provas na modalidade EAD pode parecer novidade, mas já é algo muito comum. Contudo, as dúvidas não deixam de existir a respeito de como são feitas as avaliações.

Vale lembrar que até o MEC vem adotando medidas para tornar o Enem digital. Então, o melhor a se fazer é entender como esses testes acontecem no artigo a seguir.

O que é EAD?

As provas na modalidade EAD compõem um dos elementos desse modelo cada vez mais popular. Antes de tudo, é válido entender um pouco sobre o conceito desse tipo de ensino.

EAD é a sigla para ensino (ou educação) à distância no Brasil. Ou seja, ocorre usando meios tecnológicos, como a internet. Atualmente, é possível ter todo tipo de formação, como por exemplo:

  • Cursos de idioma;
  • Graduações;
  • Pós-graduações;
  • Cursos técnicos.

O próprio Ministério da Educação aprova e reconhece essa forma de educação. Aliás, o MEC está implementando o Enem de forma digital para alguns candidatos.

Na verdade, ainda não é como as provas na modalidade EAD, como está explicado aqui. Afinal, os estudantes precisam se deslocar para os locais de prova. Contudo, podemos considerar que é um começo para algo mais sólido.

Como funciona o EAD na prática

A execução do EAD é muito simples e de fácil aprendizado. Assim, as aulas ocorrem em ambientes virtuais, o que requer uso de internet.

Há também plataformas de vídeo, que são usadas pelos professores e alunos para exposições. Por fim, existe também a opção de usar portais para estimular a discussão entre estudantes.

Como são as provas na modalidade EAD

Mesmo que algumas pessoas pensem que não, é comum a realização de provas à distância. Assim como a presencial, o modo de fazer é parecido, com questões discursivas ou múltipla escolha.

O peso da nota do teste também não muda, sendo essencial para aprovação do estudante. Ou seja, o conteúdo serve para avaliar o conhecimento do aluno e o que ele aprendeu.

Esse tipo de atividade é fundamental para obter o certificado durante o curso. Além disso, as provas na modalidade EAD podem ser feitas em três tipos:

  • Diagnóstica (início de curso);
  • Formativa (decorrer do curso);
  • Somativa (meio ou fim do curso).

Avaliação Diagnóstica

Usada para ilustrar o nível de aprendizado do estudante e ditar o ritmo dos estudos. Assim, a realização dela serve para entender se o conteúdo está sendo bem absorvido.

Provas na modalidade EAD: Formativa

Feita para avaliar como está o processo de aprendizado de cada aluno, identificando detalhes como:

  • As dificuldades;
  • Necessidades;
  • Desenvolvimento técnico;
  • Capacidade profissional.

Avaliação Somativa

Realizadas a fim de estabelecer novos objetivos e identificar conceitos mais avançados nos estudantes. Além disso, serve para entender melhor como está o desempenho da turma durante a exposição do conteúdo.

Diferenças de ensino e provas na modalidade EAD x presencial

Após saber um pouco sobre como são as provas, hora de entender algumas diferenças importantes. Sendo assim, a seguir você confere o que muda no ensino e nos testes desse modo.

Aulas e horários

No modelo presencial, as aulas possuem horário e turno fixos na instituição. Enquanto isso, o conteúdo em ensino à distância pode ser gravado e visto repetidas vezes.

Local e frequência

Presencialmente, há a estrutura clássica de sala de aula na faculdade para ensino. Não apenas isso, como é preciso ter uma porcentagem mínima de frequência para evitar reprovação.

Na modalidade a distância, isso não ocorre porque a aula pode ser vista em qualquer lugar. Quanto à presença, os professores a avaliam com base em atividades entregues.

Provas na modalidade EAD e transporte

As provas na modalidade EAD são realizadas em polos das instituições, como exige o MEC. Vale ressaltar, no entanto, que existem também maneiras de fazer isso usando plataformas online.

Quanto ao transporte, o custo é reduzido, devido à opção de fazer em qualquer local. No modelo presencial há o custo para se locomover, e as provas são feitas em sala.

Vantagens de aprender ou fazer provas na modalidade EAD

Tratando-se de ensino à distância, existem algumas vantagens para quem o usa, e que podem ser destacadas a seguir.

1 – Horário flexível

Esse ganha destaque até como um dos grandes benefícios da educação à distância: poder adaptar o conteúdo das aulas de acordo com a agenda do aluno.

2 – Provas na modalidade EAD: Versatilidade

Algo que ajuda no aprendizado via EAD é a possibilidade de assistir à aula em:

  • Smartphone;
  • Computador;
  • Notebook;
  • Tablet;
  • Smart TV.

Para os estudos, isso abre portas para aprender no local em que você se sentir mais confortável.

3 – Menor custo

Fazer as provas na modalidade EAD traz custos menores. No entanto, isso se expande na parte do ensino como um todo pela mensalidade. Geralmente, o valor é menor por gastar menos com professores e infraestrutura.

4 – Provas na modalidade EAD: O estudante no controle

Apesar de alguns cursos terem horários definidos, outros deixam essa parte com o estudante. Então, o resultado é uma autonomia maior para montar o horário e as prioridades.

5 – Maior disciplina

Este benefício se relaciona muito com os anteriores, porque não adianta autonomia sem ser responsável. Portanto, o aluno deve entender bem o contexto e se organizar para não ter problemas.

Desvantagens no aprendizado e em provas na modalidade EAD

É importante saber as desvantagens desse ensino. Sendo assim, a seguir você confere a lista com esses eventuais problemas no EAD.

1 – Contato apenas virtual

Um dos grandes desafios do ensino à distância é lidar com o isolamento. Afinal, muita gente ainda se recusa a aderir a esse modelo pelo apego ao presencial.

2 – Provas na modalidade EAD: conexão

Apesar da mobilidade e disponibilidade do conteúdo em vários aparelhos, eles ainda dependem de internet. Ou seja, é preciso ter uma boa conexão para acompanhar.

3 – Qualidade do ensino

Outra questão que pode dificultar até nas provas na modalidade EAD é relacionada a qualidade. Ou seja, o nível do ensino à distância precisa ser tão bom quanto o presencial.

4 – Provas na modalidade EAD: Dificuldade de manter o foco

Estar em frente ao computador ou ao celular é se deparar com muitas tentações. Então, o aluno deve fazer de tudo para evitar distrações, ou acabará perdendo conteúdo. Algumas soluções para esse problema são:

  • Desativar notificações;
  • Fazer anotações e mapas mentais;
  • Interaja nas aulas;
  • Não deixe atividades para a última hora.

Atenção em suas provas na modalidade EAD

Seja qual for o tipo de prova que precisa fazer, é importante estar sempre preparado. Portanto, estude os conteúdos, sane suas dúvidas e tenha foco ao realizar a atividade, para conquistar boas notas.

Veja também o porquê as faculdades EAD são a nova tendência em cursos superiores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.