InícioDicasEstudosExistem restrições para prestar vestibular para cursos diferentes?

Existem restrições para prestar vestibular para cursos diferentes?

Prestar vestibular para cursos diferentes é uma opção para qualquer aluno. Hoje em dia, há um número crescente de inscritos em exames, como aconteceu com a Fuvest.

Um detalhe importante, entretanto, é saber se é viável e legal essa possibilidade. Por isso, você vai conhecer um pouco mais sobre esse processo no texto a seguir. Bem como, as reais vantagens e desvantagens.

Como prestar vestibular para cursos diferentes?

Antes de saber sobre isso, é preciso entender um pouco mais desse conceito. Assim, este é um processo seletivo onde o candidato tenta ingressar em uma faculdade.

Existem também algumas etapas, com mais de uma prova para fazer. Hoje, é um dos caminhos mais tradicionais para realizar uma graduação no Brasil.

O aluno, em geral, pode prestar vestibular para universidades públicas ou particulares. Sobre os dias, existem provas que podem ser feitas em uma ou mais datas. Quanto ao conteúdo, é sobre matérias do ensino médio como:

  • Ciências Humanas;
  • Português;
  • Ciências da Natureza;
  • Matemática;
  • Redação.

Como funciona o vestibular para cursos diferentes?

Tudo começa já na inscrição do candidato dentro de um determinado período. Logo após, acontece a prova com os outros alunos em datas específicas.

Esses dias e horários são definidos pela instituição de ensino e costuma acontecer no segundo semestre. Em relação ao formato e o número de questões, é a faculdade que decide.

Dicas para quem vai prestar vestibular

Sendo para o mesmo curso ou diferente, vale a pena se preparar. Então, veja a seguir algumas sugestões que podem ajudar nos seus estudos e no exame.

1 – Atenção ao edital

Meses antes da prova, as universidades o divulgam com informações muito relevantes. A partir daí, o candidato deve ler o documento para entender melhor sobre o processo.

2 – Programe-se para fazer o vestibular para cursos diferentes

Após ficar por dentro de tudo, é hora de se organizar para começar seus estudos. Dessa forma, o melhor a fazer é elaborar um cronograma para dividir seu tempo. Por exemplo, o estudante pode separar um dia da semana para estudar cada matéria.

3 – Não deixe acumular conteúdo

Dica tão importante quanto as duas anteriores é: estude com antecedência. Ainda mais se tratando de vestibulares diferentes, onde o nível de dificuldade aumenta bastante.

4 – Não se esforce demais no vestibular para cursos diferentes

Há um limite para o que se pode absorver de conteúdo e se manter bem. Por isso, o ideal é não focar completamente nisso, fazendo pausas de modo a se distrair.

5 – Esteja por dentro das atualidades

Além das matérias escolares, também é interessante saber o que está acontecendo no mundo. Assim, faz parte dos estudos manter-se atualizado para não ser pego de surpresa nas questões.

Dicas para o dia da prova

Após passar meses estudando de maneira organizada, chegou a hora de fazer o vestibular. Mas, caso esteja nervoso e tenha dúvidas de como seguir, acompanhe mais algumas indicações.

Chega de estudar, é hora de descansar

As pausas fazem parte de uma boa preparação, então não pegue mais no material de estudos e tente relaxar para acordar disposto.

Uma última olhada nas matérias

Ainda na véspera, dê mais uma conferida no edital e veja o que vai precisar. Logo após, dê uma última organizada para não ter imprevistos durante a prova.

Não chegue em cima da hora no vestibular para cursos diferentes

Prevenir é sempre o melhor caminho, assim procure chegar mais cedo no local do exame. Com isso, você terá tempo de entrar na sala e se concentrar antes do teste.

Leve lanches, não banquetes

Algo que ajuda nesses casos é beber água e comer algo, mas tenha bom senso. Afinal, o barulho das embalagens pode distrair outros candidatos e você também.

Faça bom uso do seu tempo

Ao receber a prova, o ideal é não se apressar e dedicar um tempo razoável para as perguntas. Contudo, há um limite para terminar o exame, então fique atento!

Posso prestar vestibular para cursos diferentes?

Atualmente, não há uma legislação que proíba isso. Inclusive, é até recomendável que o aluno tenha um plano B. As restrições, no entanto, começam quando o estudante tenta fazer duas graduações.

Atualmente, no Brasil não é permitido fazer dois cursos em universidades públicas, por exemplo.

Caso queira cursar uma faculdade de fisioterapia e enfermagem em simultâneo, não será possível. Ou seja, o ideal é cursar uma e depois a outra, tratando-se de instituições não particulares.

Vantagens do vestibular para cursos diferentes

Dentre os principais benefícios, pode-se destacar:

  • Aumenta as chances de conseguir uma vaga;
  • Pode aproveitar um momento de melhor desempenho técnico;
  • Mais experiência e melhor controle na ansiedade que bate nas vésperas;
  • Possibilidade de fazer um exame mais próximo do que você estudou;
  • Acabar em uma carreira em que se identifique mais.

Possíveis desvantagens

Apresentando o outro lado da moeda, veja também os pontos negativos:

  • Cansaço pelo volume de estudos e provas em datas próximas;
  • Mais gastos com inscrições e talvez transporte;
  • Aumento de tarefas para organizar, podendo sair do controle.

Prestar vestibular online para cursos diferentes

Com cada vez mais atividades sendo realizadas de maneira virtual, o vestibular não fugiria disso. Nesse sentido, já existe a chance de fazer as provas em plataformas digitais.

Esse é um passo importante, principalmente pela praticidade em exames mais dinâmicos e baratos. Assim, o estudante enfrenta menor pressão e consegue fazer a prova mais tranquilo.

Outro detalhe é que já é possível encontrar essa modalidade para vários cursos. Em outras palavras, quem quiser tentar para administração, por exemplo, conseguirá sem problemas.

Melhore seus estudos ao prestar vestibular para cursos diferentes

Não é todo mundo que possui facilidade para estudar. Porém, a situação complica mais quando o candidato não consegue identificar o problema. Então, abaixo você vai ver algumas dicas do que fazer para se manter mais focado:

  • Evite distrações;
  • Defina prioridades e os assuntos principais para se dedicar;
  • Faça um esforço maior em matérias e assuntos que não gosta;
  • Escolha um local tranquilo e se organize para essa atividade;
  • Jamais estude cansado, tire um tempo para descansar.

Pode ser benéfico, mas sem exageros

Ao longo deste artigo você viu ser possível prestar vestibular para diferentes cursos. Todavia, não é algo que deve ser feito de qualquer maneira ou por impulso.

O resultado dessa escolha envolve uma demanda muito mais alta de estudos. Dessa maneira, é fundamental que o estudante mantenha uma organização exemplar para não se complicar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.