InícioDicasRegras de português: o que devo saber para ir bem no vestibular

Regras de português: o que devo saber para ir bem no vestibular

As regras de português são importantes para uma comunicação correta, mas como são muitas, podem ser complexas. Por isso, os vestibulares e o Enem adoram ter questões sobre o assunto.

Elas também são muito importantes ao longo da redação já que contam pontos importantes na correção. Então, para saber mais sobre quais são elas e como se aplicam continue lendo esse artigo.

Quais são as regras de português?

A língua portuguesa é uma das que mais possuem normas para entendimento e compreensão. Logo, as provas procuram avaliar o quão bem as compreendemos ao longo de interpretação e escrita.

Quando prestar um desses testes deve estar preparado e dominar as principais regras de português. Para lhe ajudar nisso, abaixo estão algumas dos pontos para prestar atenção na prova:

  • Mas e mais;
  • Através de e por meio de;
  • Porque, por que, porquê e por quê;
  • Agente e a gente;
  • Meio e meia;
  • Crase;
  • Para mim e para eu;
  • Afim e a fim;
  • Mal e mau;
  • Descriminar e discriminar.

Todas essas expressões estão explicadas de forma detalhada ao longo do artigo, então continue lendo.

1 – “Mas” e “mais”

Muitas pessoas têm dificuldade em saber qual o momento de usar os termos mais e mas. O primeiro termo é um advérbio de intensidade, ou seja, serve para indicar intensidade ou soma.

Já o segundo, é uma conjunção adversativa que pode ser substituída por “porém”. Quando for escrever a redação essas regras de português são importantes, porque demonstra conhecimento de gramática.

2 – “Através de” e “por meio de”

Esse é um dos erros mais comuns que ocorrem em nossa fala e se reflete na nossa escrita. A diferença é sutil em nossa fala, já que muitas pessoas compreendem, mas quando escrevemos deve ser evitada.

Como proceder?

A palavra “através” deve ser usada apenas quando for no sentido de atravessar. Caso não possa ser aplicada nesse sentido, precisa ser substituída pelo termo “por meio de”. Isso evita que muitos pontos sejam descontados ao longo de sua redação.

3 – “Porque”, “por que”, “porquê” e “por quê”

Essa é uma das regras de português que mais causam confusão entre os estudantes. Os termos têm escritas parecidas, mas suas funções são bem distintas. Por isso, entendê-las garante que se destaque de seus concorrentes.

  • Porque – significa conjunção, ligando duas ideias;
  • Por que – pergunta ou advérbio interrogativa de causa;
  • Porquê – substantivo que pode ser substituído por razão, motivo ou causa;
  • Por quê? – Precisa aparecer no final de frases interrogativas.

4 – “Agente e a gente”

As palavras são parecidas e confundem, mas o significado delas são muito diferentes. O conceito de “a gente” é uma locução informal que se refere a nós. Sendo ser melhor a segunda forma escrita do que a primeira.

O termo agente fala sobre uma profissão, então, se trata de um substantivo. Pode-se usá-lo para determinar agentes penitenciários, por exemplo.

5 – Regras de português: “Meio” e “meia”

As regras de português nos ensinam que meio tem sentido de “um pouco”, sendo um adjetivo. Já “meia” é referente a numeral, que substitui metade, podendo ser usado para determinar hora.

6 – Crase

O uso da crase é complexo para algumas pessoas na hora que escreve. Mas, o seu uso não, afinal, ela é a junção de duas vogais idênticas. O problema é dominar a regência dos verbos, para ter como saber quando a situação acontece.

Para ajudar, lembre que sempre que uma frase tem uma preposição “a” antes de um artigo com a mesma letra. Então, troque pelo termo “o”, se ele tornar-se “ao” é preciso inserir uma crase.

7 – “Para mim” e “para eu”

As regras de português são claras quando falamos dos termos “para mim” e “para eu”. No primeiro caso, “mim” é um pronome pessoal que tem a função de objeto indireto, antes dele precisa existir uma preposição.

O segundo caso torna-se o mais comum e usa-se como a função de sujeito. Logo, para fazer a referência a si, executando uma ação, essa forma é correta.

8 – “Afim” e “a fim”

Essas palavras têm um som idêntico, mas possuem significados muito diferentes. Portanto, deve conhecer suas definições exatas para escrever da maneira certa e ganhar pontos.

As regras de português indicam que o termo “a fim”, indica finalidade e pode ser substituído por “para que”. Além disso, funciona para demonstrar interesse em algo, já “afim” significa ser semelhante.

9 – Regras de português – “Mal” e “mau”

Os dois termos estão relacionados com maldade, mas eles têm funções distintas. Para decorar quando usar cada um delas é só analisar os seus antônimos, ou seja, as palavras opostas.

A expressão “bem” é contrária a “mal”, enquanto “bom” está relacionado com “mau”. Então, quando for escrever, pense em qual delas se encaixa dando sentido a frase.

10 – “Descriminar” ou “discriminar”

Essas palavras têm sons parecidos, mas sentidos completamente distintos nas regras de português. O conceito de “descriminar” tem relação com absolver, tirar a culpa. Já o de discriminar é distinguir, se diferenciar do comum.

Muitas vezes o segundo termo está relacionado com ações preconceituosas. Mas, também pode ser algo positivo, isso irá depender do contexto no qual está incluso.

Pratique a sua escrita

Para decorar e entender todas as normas de nossa língua é preciso se dedicar e praticar bastante. Isso irá te deixar preparado para prestar provas de qualquer vestibular ou mesmo o Enem.

As regras de português tem conceitos gramaticais que apenas com repetições vão ficar gravadas na mente. Então, procure produzir textos ao longo de seus estudos.

O ideal é que faça ao menos um por semana e, depois de pronto, releia-os e analise sua qualidade. Isso irá te ajudar a identificar erros e aprimorar a sua escrita para que eles se tornem cada vez melhores.

Preste atenção nas regras definidas

Muitas provas consideram regras específicas e estilos de textos variados. Apesar da maioria das redações pedidas serem argumentativas, algumas fogem a regra. Então, leia bem o edital do teste que pretende fazer e se prepare para ele.

É importante lembrar que entre as regras de português a principal a ser respeitada é usar uma linguagem formal. Portanto, não use gírias, nem escreva sem considerar as normas cultas da língua.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.