Por que fazer Enem como treineiro?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Students seating on the chairs. Group of people at business conference in modern classroom at daytime.

Fazer o Enem como treineiro é uma experiência pela qual todo aluno deveria passar. Afinal, é uma chance de aprender a segurar o nervosismo e a ansiedade, para estar pronto quando realmente chegar a sua vez de realizar essa prova tão importante.

A experiência também vai te ajudar a administrar o seu tempo, já que é um teste bem longo. Além disso, vai te mostrar se você está dominando bem os diferentes conteúdo das disciplinas cobradas. Então, para ver se vale mesmo à pena ser um treineiro, continue lendo.

Antes de tudo, entenda o que é um treineiro

Ele é o aluno que vai fazer essa prova, mas sem ter terminado o Ensino Médio. Logo, ela será feita como um treinamento.

Sabia que sua nota do Enem pode virar desconto na mensalidade?

Calcule aqui!

Mesmo que você arrase na nota, que garanta uma vaga em alguma faculdade pública bacana, o resultado não conta, e serve apenas como experiência.

Realizar o vestibular desse modo pode ser bastante útil, pois a melhor forma de se preparar é na prática. Assim, quando chegar a sua vez, você já saberá como acontece todo o processo.

Enem como treineiro: saiba mais sobre essa prova nacional

Todos os anos, milhares de estudantes do Brasil fazem o Exame Nacional do Ensino Médio. Quando o aluno garante boas notas nessa avaliação, ele entra em programas do governo, com o intuito de ingressar em universidades públicas e privadas.

Já sabe como se dar bem na redação do Enem?

 

Faça o teste e descubra se você está preparado

Com esse exame, é possível até mesmo estudar em Portugal. Mas, para isso, o candidato precisa ir super bem, o que exige muito foco, estudo e preparo. Assim, um jeito de se preparar é ser um treineiro, a fim de descobrir:

  • Como é a prova;
  • Os temas abordados e o quanto você sabe sobre eles;
  • Bem como, o grau de dificuldade da prova no geral;
  • Como controlar o tempo resolvendo as questões com calma e tranquilidade;
  • Administrar o nervosismo e a ansiedade.

Fazer o Enem como treineiro te dá a oportunidade de saber tudo isso por meio de uma experiência real. Veja a seguir quem pode ser um, como se inscrever, como é a prova e muito mais.

Saiba quem pode fazer o Enem

A prova oficial deve ser feita por alunos tanto de escolas públicas quanto particulares que estão no 3º ano do Ensino Médio.

Você está preparado para a redação do ENEM?

 

Faça o teste e confira várias dicas

Ou, no segundo caso, por pessoas que pararam de estudar sem terminar o Ensino Médio, e desejam usar a nota do Enem para concluí-lo. Por isso, o candidato aqui deve ter 18 anos no mínimo, precisa informar isso no momento da inscrição e atingir a pontuação mínima.

Quem também pode fazer o exame são estudantes que querem entrar em programas do governo, a fim de cursar algum ensino superior ou técnico.

Alunos que querem entrar em uma faculdade particular sem prestar outro vestibular podem usar a nota do Enem.

Você sabe como a redação é importante para sua nota do Enem?

Descubra aqui se você está preparado!

Quem pode ser um treineiro do Enem?

O MEC também disponibiliza a opção de fazer o Enem como treineiro para quem quer testar seus conhecimentos ou, ainda, apenas para saber como é a prova.

Para isso, o estudante deve ter menos de 18 anos e não pode concluir o Ensino Médio no ano em que será realizado o Exame. Em outras palavras, ele deve estar cursando o primeiro ou segundo ano do EM.

Veja como se inscrever para fazer o Enem como treineiro

Um treineiro ou candidato real deve fazer a inscrição da mesma maneira, portanto, não há diferenças quanto a isso. A diferença real é que o treineiro fará a prova como preparação, enquanto o segundo vai usar a nota que obteve para ingressar em alguma instituição.

Você está preparado para a redação do Enem?

Ela é essencial para você garantir sua vaga na faculdade

De um jeito simples e rápido, funciona da seguinte forma:

  • Quando começarem as inscrições, acesse o site oficial do Enem;
  • Informe todos os dados pedidos;
  • Confirme o seu cadastro;
  • Imprima a inscrição e pague.

Enem para treineiros: confira como é a prova

O MEC não difere o Exame, ou seja, a mesma prova será feita pelos treineiros e os reais candidatos.

A única distinção é que o resultado dos primeiros vai ser usado apenas como avaliação particular de seus domínios sobre as matérias. Dessa forma, a nota não conta para entrar em programas como:

Quer garantir a melhor preparação para o Enem 2021?

Já os candidatos fazem a prova pra valer e, se conseguirem bons resultados, vão estar a um passo de entrar em uma instituição de ensino.

Enem como treineiro x outros participantes

A inscrição e tudo o mais relacionado à prova são iguais para ambos. No entanto, as únicas diferenças são a respeito do resultado.

Quem vai fazer o Exame apenas como um teste, só vai ver a sua nota depois de 60 dias corridos desde a divulgação do resultado oficial. Isto é, dois meses após ter saído a nota dos outros participantes.

Outra distinção, como já foi mencionada, é sobre a finalidade das notas. Por exemplo, ao fazer o Enem como treineiro o resultado é somente para fins de auto avaliação, ou seja, é um jeito de avaliar os seus conhecimentos na prática.

Mesmo que consiga uma boa nota final, quem tem menos de 18 anos e não vai concluir o EM naquele ano, não vai poder usá-la.

Descubra se vale a pena fazer a prova como treineiro

Essa resposta é um tanto pessoal, pois vai de cada um. Mas, para quem quer testar os domínios de cada matéria, é uma boa opção. Afinal, são 180 questões divididas em 5 áreas:

  • Linguagens e Códigos;
  • Ciências Humanas;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Redação.

Fazer o Enem como treineiro é um jeito prático de saber como estão os seus estudos, bem como quais disciplinas precisam de mais dedicação, ou seja, no que você precisa focar mais.

É uma maneira real de se preparar para o que está por vir, ou seja, o Enem para valer. Mas, se mesmo assim você está indeciso, converse com os seus pais e amigos. É sempre importante saber a opinião de quem se importa com você e o seu futuro.

Mesmo que não vá bem na prova, não é motivo para desespero. Afinal, é apenas um teste, e você ainda vai ter bastante tempo para virar o jogo.

O Enem como treineiro também exige rotina de estudos

Mesmo que o resultado final não conte para entrar em uma faculdade de excelência, é essencial estar bem preparado e levar a sério. Afinal, vai servir como base para avaliar como estão os seus estudos.

Leia bastante e faça exercícios de provas antigas, a fim de treinar até mesmo antes do Exame. Ter um cronograma e segui-lo é importante para aprender de forma mais dinâmica e prática.

Você sabia que o Enem 2021 só vai rolar em 2022? Veja aqui o porquê

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.