Como são os primeiros anos de Odontologia?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.

A área de Odontologia apresenta bastante oportunidades e atrai um grande número de estudantes brasileiros. Assim, decidimos te contar como são os primeiros anos de Odontologia. Confira!

O dentista é uma profissão super popular no Brasil, sendo uma das favoritas dos estudantes brasileiros. E, para aqueles que se formam nessa área, é possível encontrar várias oportunidades e com ótimas remunerações. Sendo assim, uma das grandes vantagens dessa profissão é poder atuar de maneira autônoma e abrir o próprio consultório.

Contudo, para ser dentista é necessária muita dedicação aos estudos. Em outras palavras, a graduação de Odontologia tem uma carga horária intensa com muitas atividades práticas. Como exemplo, aulas em laboratórios e atendimento a pacientes. Logo, é fundamental dominar muito bem o conteúdo teórico para colocar tudo em prática.

Vai fazer vestibular para Odontologia?

Descubra se você sabe tudo sobre o curso

Em resumo, o profissional de Odontologia é responsável pela saúde, pelo bem-estar e pela estética bucal das pessoas. Dessa forma, ele possui todo o entendimento sobre os dentes, maxilar, gengiva e todas as diversas áreas que envolvem a boca. Também, atua na realização de diagnósticos, nos cuidados preventivos e no tratamento de doenças na região da boca.  

Portanto, venha conhecer um pouco mais sobre essa profissão e como são os primeiros anos em Odontologia.

Qual a duração do curso de Odontologia?

A graduação de Odontologia, segundo recomendações do Ministério da Educação (MEC), deve durar no mínimo 4.000 horas. Sendo assim, o futuro dentista levará no mínimo cinco anos para concluir os estudos.

Ao longo dos anos, o curso prepara os estudantes para o mercado de trabalho, oferecendo uma formação ampla e completa. Então, os alunos estarão preparados para atuarem em diferentes áreas e setores da Odontologia.

O curso é bem intenso e, na maioria das instituições, é oferecido na modalidade presencial e no período integral. Contudo, vale ressaltar que cada instituição tem uma grade curricular própria.

Dessa maneira, confira com bastante cuidado e veja quais faculdades e universidades atendem às suas expectativas. Ademais, vale lembrar que o estágio supervisionado é obrigatório e deve ocupar 20% da carga horária da graduação.

Ao final da graduação, os futuros dentistas também podem realizar alguma especialização. Em outras palavras, há diversas especialidades em que os profissionais podem realizar uma pós-graduação. Ou seja, uma ótima oportunidade para se destacar no mercado e encontrar o seu espaço, não é mesmo?

Os primeiros anos da graduação de Odontologia

Haja visto que, o curso de Odontologia é complexo e oferece uma formação completa e abrangente, com muitas aulas teóricas e práticas. De forma resumida, a graduação é dividida em três áreas: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, e Ciências Odontológicas.

Tendo isso em vista, como na maioria das graduações, os primeiros anos são voltados para matérias básicas e teóricas. E, com o passar dos anos, os alunos terão uma imersão, na prática da profissão de dentista. Então, nesse conteúdo você vai conhecer um pouco mais sobre os primeiros anos de Odontologia.

Os primeiros semestres

Logo no primeiro ano, os alunos terão matérias voltadas para a formação básica da profissão, com disciplinas voltadas para a área das ciências biológicas e da saúde. Em resumo, o objetivo aqui é conhecer como funciona o corpo humano, principalmente na região bucal. Confira abaixo as principais disciplinas:

Anatomia Humana Aplicada à Odontologia

A anatomia humana é o setor da Biologia que estuda todas as formas e estruturas do organismo humano. Nesse sentido, a anatomia realiza a famosa técnica de dissecação, buscando um melhor entendimento das partes do organismo.

Portanto, como o próprio nome já diz, a matéria de Anatomia Humana Aplicada à Odontologia irá estudar todas as partes do organismo humano na região bucal.

Bioquímica Geral

Outra matéria muito importante nos primeiros anos de Odontologia, é a Bioquímica. De maneira resumida, essa disciplina estuda todas as estruturas, organizações e transformações moleculares que acontecem dentro de uma célula. Ou seja, as famosas reações que recebem o nome de metabolismo, essenciais para a sobrevivência de todos os seres vivos. 

Fisiologia

A fisiologia é o ramo da biologia que realiza todos os estudos das funções mecânicas, físicas e bioquímicas dos seres vivos. Em resumo, é a área que explica como manter o equilíbrio dos organismos. 

Microbiologia

A disciplina de Microbiologia é o setor da biologia que estuda todos os microorganismos, aqueles que não podemos observar a olho nu. De maneira geral, os microrganismos são essenciais para o desenvolvimento humano, contribuindo para a fertilização do solo e outros ciclos bioquímicos.

Imunologia

A matéria de Imunologia é muito importante para o estudo do sistema imunológico dos organismos e suas funções. Em suma, essa disciplina busca analisar todos os processos relacionados à defesa do organismo contra agentes estranhos, permitindo o diagnóstico e tratamento de doenças.

Funcionamento do Sistema de Saúde Brasileiro

Ainda, uma etapa muito importante nos primeiros anos de Odontologia, é a matéria relacionada ao funcionamento do Sistema de Saúde Brasileiro, o famoso SUS.

Ele foi instituído em 1988, com o intuito de oferecer saúde universal gratuita para todos os brasileiros. Então,  essa disciplina é fundamental para os futuros dentistas entenderem como funciona esse sistema brasileiro que é referência no mundo inteiro. 

Introdução às Ciências Sociais para Odontologia

Disciplina que irá abordar todas as questões sociológicas, as transformações sociais, econômicas e políticas que afetam a Odontologia. Em resumo, essa matéria irá explorar todos os elementos teóricos das Ciências Sociais que podem ser aplicados no dia a dia dos futuros dentistas. 

Ética

A ética é uma área da Filosofia que irá estudar todos os aspectos do ser humano, focando no modo de ser e agir da sociedade. De maneira resumida, a ética é fundamental para estudar o que é considerado “bom” e o que é considerado como “ruim” na sociedade atual. Afinal, todo bom dentista precisa zelar pela ética no cotidiano da profissão.

Filosofia

A filosofia em Odontologia explica todo o campo do conhecimento que estuda a existência humana, através de análises e conceitos racionais. Logo, é uma matéria super importante para os primeiros anos de Odontologia.

Aqui apresentamos alguns exemplos das principais disciplinas nos primeiros anos da faculdade de Odontologia. Porém, como dito acima, não se esqueça que a grade curricular varia conforme a instituição de ensino.

Por fim, independente da faculdade ou universidade escolhida, os primeiros anos focam em matérias básicas da graduação, preparando o terreno para os próximos anos, que serão destinados à prática da profissão.

E, aí? O que você achou dos primeiros anos de Odontologia? Conte-nos pelos comentários.

Separamos algumas notícias para você que vai descobrir mais sobre a carreira em Odontologia.

Tudo sobre a faculdade de Odontologia

Qual é a duração do curso de Odontologia?

Grade curricular de Odontologia: veja principais matérias

O que um dentista faz?

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.