Descubra quais áreas da Medicina estão em alta no mercado

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Quando o assunto são as áreas da Medicina, temos mais de 50 especialidades disponíveis. Portanto, uma decisão difícil é escolher qual delas exercer. Além disso, é importante escolher algo que tenha proximidade com você e desperte seu interesse.

Saber as especialidades mais procuradas pode ajudar na sua escolha. Assim, você entende o que está em alta no mercado para poder escolher entre as áreas da Medicina a que mais combina com seu perfil.

Veja neste artigo  algumas dicas que irão ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Vai fazer vestibular para Medicina, mas já é quase formado por Grey’s Anatomy?

Descubra qual médico da série mais combina com o seu perfil

Mercado de trabalho para as áreas da Medicina

As áreas da Medicina fazem parte de uma profissão muito valorizada. Pesquisas indicam que, em 2018, havia mais de 450 mil médicos no país. Se contabilizarmos, são 2,5 médicos por habitante, o que é bom, mas insuficiente.

Observando algumas regiões é possível perceber como a distribuição de médicos é desigual. Enquanto no Distrito Federal são 4,02 médicos por pessoa, no Maranhão chega a 0,98. Tudo isso de acordo com dados do Conselho de Medicina nacional.

O Brasil precisa de médicos

Não é novidade que o curso mais procurado entre os vestibulandos é o de Medicina. Apesar disso, o país ainda precisa de profissionais qualificados.

Quer garantir sua vaga na faculdade de Medicina?

 

Confira esse ebook com todas as dicas para você ser aprovado

É ainda mais interessante que esses profissionais façam sua especialização em áreas que tragam progresso para a saúde. Principalmente nas que estão com maiores déficits contribuindo, assim, para o bem-estar nacional.

Por que a Medicina é tão valorizada?

Um dos principais motivos pela valorização da área é o alto valor de salário que um médico recebe. Outro grande fator é a garantia de emprego para profissionais recém-formados, pois trabalhar como generalistas possibilita associar trabalho com estudos.

As 5 áreas da Medicina mais procuradas

Muitas pessoas possuem o sonho de cursar Medicina, porém não sabem qual área seguir. Caso esteja nessa situação, saiba que você não é o único. Isso é mais comum do que se imagina.

Seu sonho é passar no vestibular de Medicina?

 

Baixe o conteúdo especial que nós produzimos e garanta sua aprovação

A seguir, algumas das principais especializações. Com isso, você poderá ver com qual se identifica mais. São elas:

1 – Clínica Médica

Algumas especializações pedem a Clínica Médica como pré-requisito. Por causa disso, cerca de 11,2% dos médicos no Brasil possuem essa especialidade.

O clínico tem a função de cuidar do atendimento básico. O profissional pode atuar de maneira ampla, pois atende diferentes tipos de pessoas e doenças. Logo, são várias as opções de trabalho, como em clínicas, consultórios ou hospitais.

Vai prestar vestibular para Medicina?

 

Preparamos um quiz para você descobrir qual área combina mais com você

A grande maioria dos clínicos é absorvida pela rede pública de saúde. Sendo assim, atuam nos programas Saúde da Família (PSF).

2 – Pediatria

Em segundo lugar, entre as áreas médicas mais requisitadas, está a Pediatria. A porcentagem de profissionais nessa especialização é de 10,3%. Apesar de ser uma das mais procuradas, mais de 55% desses médicos estão no sudeste.

As outras regiões do país apresentam uma carência muito grande de Pediatria. Entretanto, mesmo que a maioria esteja concentrada no sudeste, nessa região ainda há boas oportunidades de emprego. Essa especialidade atende desde recém-nascidos até adolescentes.

Está preparado para prestar o vestibular de Medicina?

Confira o guia completo e fique mais perto da tão sonhada vaga

3 – Cirurgia Geral

Esta é uma das principais áreas da Medicina no Brasil, ocupando o terceiro lugar do ranking. Aliás, em todo país, cerca de 8% dos médicos são cirurgiões gerais. Além disso, essa especialização se concentra em intervenções cirúrgicas de:

  • Cirurgias abdominais;
  • Traumas;
  • Videolaparoscopia.

A Cirurgia Geral também funciona como um pré-requisito para outras especializações. Ou seja, os profissionais podem tanto atuar nessa  área quanto utilizá-la para se especializar.

4 – Ginecologia e Obstetrícia

Entre as áreas da Medicina mais procuradas estão também a Ginecologia e Obstetrícia. Essas são responsáveis pelos cuidados com a reprodução feminina e com o aparelho reprodutor feminino. Cerca de  8% dos médicos preferem essa especialização na Medicina.

Adora animais, mas não sabe qual curso escolher no vestibular?

Faça esse teste e descubra qual faculdade mais combina com você

Os profissionais dessa área possuem uma atuação muito diversificada, pois cuidam desde mulheres na adolescência até a terceira idade. Também é possível a esses profissionais trabalhar em clínicas, consultórios e até hospitais.

5 – Anestesiologia

O médico dessa área trabalha com a aplicação de medicamentos e procedimentos. Possuem a função de aliviar a dor em pacientes que passarão por processos cirúrgicos ou exames.

A atuação do profissional em Anestesiologia é bastante ampla, e o mesmo pode trabalhar com:

Você já tem um plano de estudos para passar no vestibular de Medicina?

 

Preparamos um guia completo para te ajudar a realizar este sonho

 

  • Atividades de ambulatório;
  • Atendimento de emergência;
  • Gerenciamento hospitalar;
  • Anestesia para implantes.

Como estão distribuídas as áreas da Medicina no país

As áreas da Medicina estão por todo o país, distribuídas de maneiras diferentes. Em geral, o estado com mais especialistas é São Paulo. Em seguida, temos o Rio de Janeiro e, em terceiro, está Minas Gerais.

Nos estados da região norte está a menor concentração de médicos do país. Aliás, o Amapá, por exemplo, possui menos de 500 profissionais no total. E no nordeste, a Bahia é o único estado com mais de 10 mil especialistas em medicina.

Isso se justifica por conta das ofertas de vagas para residência concentradas nos estados do sul e sudeste. Em consequência da oferta de residências, mais médicos se concentram nessas regiões.

Quais as áreas da Medicina possuem menos profissionais?

Conhecer as áreas da Medicina com menos profissionais é essencial. Esse critério pode ajudá-lo a escolher uma atuação na qual você será mais útil, pois, é possível encontrar aquela com a maior necessidade médica.

De acordo com o último censo, algumas atuações estão em falta. Aliás, há um déficit de médicos nas regiões norte e nordeste. Entre as áreas, a Genética Médica é a menos procurada pelos médicos.

Sabendo quais áreas precisam de mais profissionais, você ganha um norte. Portanto, caso deseje garantir um bom emprego, além de contribuir com a Medicina e com a saúde brasileira, pense em optar por essas áreas mais necessitadas.

Como estudar para se especializar nas áreas da Medicina

Seja qual  for a área da Medicina que você irá escolher, é preciso se preparar. Afinal, as provas para residência vão exigir muito estudo, pois o volume de conteúdos é grande.

Ter todos os conteúdos organizados para estudar é o primeiro passo. Mas, não basta apenas saber, é preciso praticar. Algumas provas exigem a aplicação.

Reserve um tempo para estudar tudo o que aprendeu., bem como colocar o conhecimento em prática para ter bons resultados.

Apesar de existirem áreas com mais e menos profissionais, a decisão final depende do seu perfil, não esqueça que de buscar trabalhar com algo que lhe agrade. Assim, você terá sucesso.

Por fim, veja qual área chama mais a sua atenção. Desse modo, as chances de ter uma carreira de sucesso são maiores e você já entra na faculdade com um objetivo a conquistar.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.