Como empreender em Medicina Veterinária?

João Victor Chiaratti Maissen
Profissional graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM com experiências em Marketing Digital, Relações Públicas, Produção de Eventos e Comunicação em negócios das áreas de educação, entretenimento, e-commerce, varejo, entre outros. Estou disposto a ser um grande pensador criativo com uma mentalidade estratégica.
1

Crédito: Foto de Mikhail Nilov from Pexels.

É indubitável que houve mudança nos hábitos culturais na sociedade brasileira no quesito: pets. E esta mudança, foi bastante positiva para quem deseja empreender em Medicina Veterinária. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil, o país figura como o segundo principal mercado pet no mundo. Ao mesmo tempo, o setor empregou cerca de 2 milhões de brasileiros. 

Em outras palavras, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou enquanto houve uma diminuição do número de filhos. Dessa forma, a procura por animais de estimação aumentou bastante. Logo, a demanda por médicos Veterinários, cresceu junto, assim como a procura por cursos de graduação na área.

Um modelo de negócio que vem popularizando-se entre os veterinários, é o empreendedorismo. Portanto, se você está pensando em seguir carreira nessa área e quer saber como empreender em Medicina Veterinária, esse conteúdo é para você!

As principais áreas da Medicina Veterinária

Quando o médico veterinário decide empreender, ele deve analisar em qual área ele irá atuar. Pois, a medicina veterinária vai muito além de petshops e cuidados com cães e gatos. Então, esse é o grande primeiro passo. Sendo assim, conheça alguma das principais áreas da Medicina Veterinária:

  • Clínica animal;
  • Cirurgia animal;
  • Inspeção;
  • Pesquisa;
  • Perícia técnica;
  • Auditoria;
  • Consultoria.

Conheça bem o seu mercado

Após decidir a área de atuação, o veterinário empreendedor precisa conhecer muito bem o seu mercado e saber o que o público deseja. Então, é a hora de estudar muito as oportunidades que o mercado pode oferecer, e as lacunas que esse profissional pode preencher com os seus serviços. 

Essa análise do mercado permite que o profissional tenha uma visão ampla do que está acontecendo no mundo dos negócios. Por exemplo, se o veterinário deseja abrir uma clínica de exames em animais, ele deve pensar quais especialidades a clínica irá atender, a sua localização, o preço pelos seus serviços e diversos outros fatores. Logo, tudo precisa ser bem pensado e planejado.

Além disso, o veterinário empreendedor deve sempre estar atento às tendências do mercado e como solucioná-las. Dessa forma, uma grande aliada pode ser a tecnologia, com ela o profissional pode pensar em maneiras de modernizar os atendimentos e os processos. 

Habilidades exigidas pelo mercado empreendedor veterinário

Outra dica de como empreender em Medicina Veterinária, é  ficar de olho nas habilidades específicas que o mercado pode exigir. Em resumo, essas competências são bem parecidas com a de um executivo super bem-sucedido. Então, o médico veterinário empreendedor precisa desenvolvê-las para garantir o sucesso do seu negócio. Por isso, o veterinário irá sair da sua zona de conforto e se adaptar às demandas exigidas pelo mercado empreendedor. Conheça algumas dessas habilidades:

  • Pensamento crítico;
  • Criatividade;
  • Gestão de pessoas;
  • Inteligência emocional;
  • Saber tomar decisões complexas;
  • Saber controlar;
  • Autogerenciamento;
  • Análise de dados.

Faça Networking

Uma ótima oportunidade de fazer com que o seu empreendimento cresça, é realizar parcerias. Em outras palavras, o bom e velho networking sempre irá funcionar, não é mesmo? Afinal, a criação de uma rede de contatos com outros médicos veterinários é fundamental para consolidar o seu negócio e a sua carreira.

Então, dialogue com outros veterinários e profissionais, tente entrar em contato com outros tipos de empreendimentos e foque no bom relacionamento com eles. Sendo assim, a internet pode ser uma ótima aliada para essa etapa, por meio dela você consegue encontrar pessoas novas e ter acesso a diversos tipos de informações. 

Além de tudo isso, o famoso networking irá ser responsável pela troca de experiências com médicos veterinários da mesma área. Logo, você consegue ter uma visão mais completa sobre  o mercado de trabalho. O networking pode ser realizado de diversas maneiras, tais como:

  • Redes sociais;
  • Grandes eventos;
  • Workshops;
  • Cursos de especialização;
  • Amigos de faculdade;
  • Professores.

Crie um ótimo plano de negócios

Essa etapa é essencial para o sucesso de qualquer tipo de negócio em Medicina Veterinária. Basicamente, o plano de negócios é a base para o seu empreendimento poder crescer e se desenvolver. Em resumo, é por meio dele que você irá determinar os objetivos e estratégias necessárias para o seu plano sair do papel.

Além do mais, o seu plano de negócios irá fazer uma análise profunda de todos os recursos, estudos e planejamentos fundamentais para o sucesso de um empreendimento. Dessa forma, ele deve conter informações como: 

  • Descrição da empresa;
  • Missão, visão e valores;
  • Análise de cenários possíveis;
  • Análise de mercado de Medicina Veterinária;
  • O perfil dos clientes e do público-alvo;
  • Análise da concorrência;
  • Plano de marketing;
  • Planejamento financeiro.

Escolha uma ótima equipe

Os seus colaboradores serão um dos fatores mais importantes do seu negócio. Afinal, você irá precisar de uma ótima equipe para alcançar grandes resultados. Por isso, escolha com muito cuidado aqueles que irão integrar o seu time, eles precisam ser profissionais dedicados e bem empenhados.

Porém, saiba que o veterinário empreendedor será totalmente responsável pelo treinamento da equipe, e pelo bom funcionamento dela. Dessa forma, você precisa mantê-los motivados para que a produtividade do seu negócio seja sempre alta. 

Além disso, contrate um time super diverso e que esteja de acordo com os valores e a cultura da sua empresa, eles irão acrescentar MUITO para o seu empreendimento. Então, não esqueça de ser um ótimo líder! Você deve sempre escutá-los e desenvolvê-los. 

Faça especializações

O veterinário empreendedor deve sempre ter em mente que o mercado de trabalho está sempre mudando. Logo, para se dar bem nele, é necessário sempre estar preparado para essas mudanças. Então, invista em especializações, como cursos, seminários, workshops, palestras e entre outros. Afinal, o mercado consumidor está cada vez mais exigente e você deve estar apto para ele. 

Não esqueça que essas são apenas algumas dicas para se dar bem no mundo do empreendedorismo. Você deve ter em mente que o mercado é feito de altos e baixos e estar preparado para ele. Então, estude e se dedique bastante!

Pronto! Agora você já sabe como é empreender em Medicina Veterinária. O que achou?

Está pensando em ingressar na faculdade de Medicina Veterinária, mas não se sente seguro ainda? Confira abaixo algumas notícias que irão te ajudar na sua tomada de decisão.

O que faz um veterinário?

Quanto ganha um médico veterinário?

10 dicas de como ser um veterinário de sucesso

Duração do curso de Medicina Veterinária

Áreas da Medicina Veterinária para atuar

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.