InícioGraduaçãoOdontologiaComo empreender em Odontologia

Como empreender em Odontologia

O dentista é aquele profissional responsável pela saúde, pelo bem-estar e pela estética bucal das pessoas. Em resumo, ele possui todo o entendimento sobre os dentes, maxilar, gengiva e todas as diversas áreas que envolvem a boca. Além disso, atua na realização de diagnósticos, nos cuidados preventivos e no tratamento de doenças na região da boca. 

Por aqui, a profissão de dentista é uma das mais populares. Segundo uma publicação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com mais dentistas no mundo. E ainda tem mais, desde 2010, o número de dentistas já aumentou mais de 42,27%. Confira mais detalhes aqui

Em um mercado competitivo com tantos profissionais, novos modelos de negócios surgem todos os dias. Logo, os dentistas devem ter uma visão bem ampla sobre o comportamento do mercado e de seus clientes. Por isso, hoje separamos algumas dicas de como empreender em Odontologia. Confira.

Empreender em Odontologia

Hoje em dia a palavra empreendedorismo está super em alta, muitas pessoas resolveram se aventurar no mundo dos negócios e abrir o próprio empreendimento. Porém, muitas pessoas não entendem o verdadeiro significado da palavra. Então, segundo a Endeavor, rede formada por empreendedoras e empreendedores, o empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo. Leia mais aqui

Dessa forma, o empreendedorismo em Odontologia pode acontecer de diversas formas. Em outras palavras, o dentista pode resolver focar em um nicho específico, abrir uma clínica ou consultório, realizar consultorias, etc. Além disso, o profissional de Odontologia também pode abrir uma franquia. Ou seja, as possibilidades são inúmeras quando falamos em empreendedorismo em Odontologia.

Áreas de atuação

Antes de mais nada, você deve escolher uma área de atuação para empreender. Como dito acima, a área de Odontologia é bem diversa, então as opções são várias. Confira algumas abaixo.

  • Clínico geral;
  • Odontologia estética;
  • Implantodontia;
  • Odontopediatria;
  • Endodontia;
  • Radiologia Odontológica;
  • Odontologia legal;
  • Odontogeriatria;
  • Prótese Dentária;
  • Cirurgia Buco-Maxilo Facial.

Estudar o mercado

Ao optar por empreender em Odontologia, você deve ficar de olho em todas as oportunidades do mercado de trabalho. Além disso, o dentista empreendedor deve encontrar uma maneira de inovar seus serviços, sempre prezando pela qualidade das atividades realizadas.

Logo, uma das funções de um ótimo dentista empreendedor, é se atentar no dia a dia do mercado e antecipar todas as suas tendências. Dessa forma, o profissional deve analisar o mercado externo, como: a economia do país, os comportamentos dos consumidores, o papel da tecnologia, o contexto político, entre outros. 

Portanto, já deu para perceber que para empreender em Odontologia, você precisa ter uma visão bem abrangente do mercado?  Sendo assim, você desenvolverá uma grande vantagem competitiva perante seus concorrentes.

Desenvolver um plano de negócios

Ao abrir seu próprio empreendimento, você terá que construir um plano de negócios bem conciso. Afinal, por meio dele, você conseguirá determinar os objetivos e estratégias do seu negócio. Além de tudo isso, esse plano consegue apresentar todos os recursos necessários para a criação do seu negócio, sem correr grandes riscos.

Dessa maneira, o plano de negócios de um empreendimento em Odontologia deve apresentar diversos estudos e dados. Confira alguns itens abaixo:

  • Descrição da empresa;
  • Missão, visão e valores;
  • Análise de cenários possíveis;
  • Análise de mercado de Odontologia;
  • O perfil dos clientes e dos públicos-alvos;
  • Análise da concorrência;
  • Plano de marketing;
  • Planejamento financeiro.

Não esqueça: essa parte é super importante para determinar como o seu empreendimento em Odontologia  irá “nascer”. Afinal, você deve ter todos os pontos bem alinhados para oferecer uma base super sólida para o seu negócio.

Principais tendências do empreendedorismo em Odontologia

Franquia

Para o dentista que deseja abrir a própria clínica, optar pela abertura de uma franquia odontológica pode ser uma ótima opção. Em resumo, optar por esse tipo de empreendimento apresenta algumas vantagens, isso acontece pois o dentista empreendedor terá todo o apoio e suporte da franqueadora. Para aqueles que não sabem, a franqueadora cede os direitos de uso de imagens para cada unidade franqueada. Sendo assim, ela recebe em troca, uma porcentagem dos lucros de seus franqueados. 

Consultório próprio

Para aqueles que buscam uma autonomia maior em relação aos seus próprios negócios, abrir o próprio consultório também é uma opção. Porém, esse pode ser um processo mais difícil. Afinal, o dentista empreendedor deverá investir dinheiro e bastante tempo. Além disso, a atração dos clientes pode ser um pouco trabalhosa devido à alta competitividade dessa área.

Clube de assinatura

Um modelo que vem ganhando bastante popularidade nos últimos tempos é um clube de assinatura com itens odontológicos. Em resumo, o cliente pode receber os produtos com um certa frequência, como uma ou duas vezes por mês. Nesse tipo de negócio, o dentista pode oferecer diversos tipos de produtos ou serviços, como escovas, cremes dentais, vale-consultas, etc. 

Clínica compartilhada

Outro tipo de empreendimento odontológico é a criação de clínicas com vários tipos de especialistas. Por exemplo, um cirurgião-dentista pode abrir uma clínica em conjunto com um Implantodontista.

Home Care Odontológico

O dentista empreendedor também pode realizar seus serviços em domicílios. Nesse sentido, o profissional deve possuir todos os equipamentos necessários para adaptar os serviços ao ambiente de cada cliente. Em resumo, essa modalidade é muito indicada para pessoas que não podem se deslocar até o consultório.

Aprenda a ser um profissional multidisciplinar

Por último e não menos importante, o  dentista empreendedor deve buscar sair da sua zona de conforto e aprender habilidades que vão além do setor de Odontologia. Em resumo, há certas habilidades que são exigidas para aqueles que querem seguir nessa área.  Confira abaixo:

  • Pensamento crítico;
  • Criatividade;
  • Gestão de pessoas;
  • Inteligência emocional;
  • Saber tomar decisões complexas.

Agora que você descobriu como empreender em Odontologia. Já pensou em seguir nessa área?

Separamos algumas notícias para você descobrir mais sobre a carreira em Odontologia.

Tudo sobre a faculdade de Odontologia

Qual é a duração do curso de Odontologia?

Grade curricular de Odontologia: veja principais matérias

O que um dentista faz?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.