InícioDicasMercado de trabalhoFormados em TI podem seguir em quais segmentos?

Formados em TI podem seguir em quais segmentos?

Os formados em TI atuam em áreas de estratégia de uma empresa e têm amplo saber no setor de tecnologia. Portanto, criam soluções em sistema de informação de dados com software ou proteção e gestão desses dados.

Trata-se de um mercado que cresce tanto no Brasil quanto no exterior, uma vez que há falta de mão de obra qualificada. Esse profissional pode, portanto, se graduar e atuar como tecnólogo ou técnico. Confira a seguir tudo sobre esse curso, como atuar e algumas dicas.

Antes de tudo: o que é informação?

Do ponto de vista analítico, informação nada mais é que um conjunto de dados que possui valor. Já quando falamos do mundo digital, é o conjunto de bits e bytes que são classificados e organizados para que possam ser usados por pessoas.

A informação, por sua vez, é tão importante que pode definir a permanência, ou não, de um negócio no mercado. A função dos formados em TI é estudar e entender esses dados, bem como, proteger e preservar.

O que é Tecnologia da Informação?

É o setor responsável por criar, gerir e distribuir soluções em tecnologia da computação sendo, ou não, conectadas por meio de uma rede. Com isso, é possível armazenar, enviar, processar e compartilhar informações de forma digital.

O termo tem origem no inglês Information Technology (IT) e se dá por meio da combinação entre equipamentos (hardwares) e softwares. Então, veja a seguir alguns exemplos:

  • Hardware: notebooks, PCs, tablets, servidores e smartphones;
  • Software: sistemas operacionais, protocolos de comunicação e aplicativos.

Esses são alguns exemplos de uma lista bem extensa dessas ferramentas. Por isso, são a base para que os formados em TI possam se desenvolver no setor por conta própria. Seja atuando como terceiro, ou contratado para atuar em uma empresa específica.

Formados em TI: como é a faculdade?

De acordo com o catálogo de cursos superiores definido pelo MEC, um profissional da área de Tecnologia da Informação deve ser capaz de desenvolver atividades como:

  • Especificar e gerir hardware, software e pessoal de TI;
  • Criar soluções de TI para empresas;
  • Realizar os sistemas de informação;
  • Analisar os contratos de TI;
  • Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Os formados em TI podem se tornar técnico ou tecnólogo, de acordo com a formação escolhida e o curso dura em média 2 anos. Torna-se uma boa opção a pós-graduação em Ciência da Computação para criar sua autoridade no mercado.

Formados em TI: o que se aprende na faculdade?

Por se tratar de um setor bem específico voltada para a tecnologia, tem uma grade curricular bem densa. Então, confira a seguir, algumas das matérias que você vai estudar nessa graduação:

  • Banco de Dados;
  • Governança de TI;
  • Qualidade Software;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Operacionais.

Além disso, matérias mais amplas como Língua Portuguesa, Empreendedorismo e Direito Aplicado aos Negócios também fazem parte dessa grade. Com base no saber adquirido no curso os formados em TI podem tanto atuar por conta própria quanto em uma empresa.

Quais são as principais áreas para os formados em TI?

São inúmeras as áreas de atuação desse profissional. Sendo assim, confira as 8 opções principais disponíveis no mercado.

Segurança da Informação

Como o próprio nome já diz, é um setor que trata da disponibilidade, integridade e confiabilidade dos dados que circulam em uma rede.

Cientista de Dados como formados em TI

Nesse setor o profissional trabalha com análise de dados. Ou seja, organiza e processa informações de forma estratégica.

Gestor de TI

São os formados em TI responsáveis por gerir todo o fluxo de trabalho do setor.

Suporte Técnico pelos formados em TI

Está em contato direto com o usuário, enquanto resolve possíveis problemas físicos (no hardware) ou de sistemas (software) de forma ágil e eficiente.

Desenvolvimento de Software

São os profissionais que criam aplicações de computador com foco em linguagem de programação.

Formados em TI: Gestor de Qualidade de Software

Define a rotina de testes para checar os erros do sistema, sua vulnerabilidade, assim como a segurança.

Administração de Redes

Foco em infraestrutura da rede em busca de possíveis problemas, sua otimização, além da aplicação de mecanismos de gestão.

Administração de banco de dados

A função principal dos formados em TI é manter registros disponíveis de forma íntegra e acessível.

Essas são só algumas áreas em que o profissional da Tecnologia pode atuar, mas existem várias outras. O ideal é checar sempre em que você gosta de trabalhar para que os seus resultados sejam potencializados na carreira.

Por que a TI se tornou uma área de trabalho atraente?

Nos últimos anos a sociedade evoluiu com a tecnologia e a TI se tornou cada vez mais necessária em diversos setores tanto pessoal quanto profissional. Nesse sentido, as grandes empresas precisam dos formados em TI para compor suas equipes.

O investimento é para a criação de um time preparado para lidar com todas as demandas que a tecnologia exige, bem como evitar que falhas venham prejudicar o negócio. Trata-se de um trabalho constante de aprender, analisar e reparar os sistemas e máquinas.

Uma pesquisa divulgou que, até 2024, mais de 70 mil profissionais do setor de TI serão contratados. Nada melhor do que estar preparado para garantir a sua posição no mercado de trabalho.

5 dicas para os formados em TI se destacarem no mercado

Apesar das oportunidades disponíveis, você também deve estar preparado para poder se encaixar como os formados em TI. Assim, confira a seguir, 5 dicas para ter destaque nesse universo da Tecnologia:

  1. Aprenda um novo idioma;
  2. Invista no currículo;
  3. Tenha boas referências;
  4. Conquiste certificações;
  5. Acompanhe as novidades do setor.

É claro que outras habilidades como ser sociável, entender a necessidade do cliente e ser ágil no retorno da solução, por exemplo, serão cobradas no seu dia a dia. Por isso, se capacite profissional e pessoalmente.

Afinal, quem precisa dos formados em TI?

Todas as empresas, por sua vez, independente da área precisam de Tecnologia da Informação. Isso porque, ela liga diversos setores do conhecimento e está presente no cotidiano das pessoas mesmo que elas não percebam com os formados em TI.

A TI está presente quando você declara seu imposto de renda, tira um passaporte ou faz compras em um site na Internet, por exemplo. Caso faça uso de dados, eles são protegidos por meio da Tecnologia da Informação.

Portanto, são infinitas as possibilidades de atuação desse profissional. Foque na área que mais se identifica, pratique as dicas desse artigo e comece hoje a sua carreira promissora no mercado de trabalho.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.