O que estudar para o vestibular de Direito?

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

A prova de vestibular de Direito é a porta de entrada para um bom curso. Isso não quer dizer que é fácil de passar na prova, muito pelo contrário. Então, veja aqui os assuntos cobrados na avaliação e torne esse processo mais simples.

O que estudar para o vestibular de Direito?

De modo geral, o exame tem questões que tratam de temas já conhecidos. Acima de tudo, é o conteúdo que o aluno já viu ao longo do ensino médio. Porém, isso não faz da prova algo fácil e é preciso revisar bem.

As tarefas no mercado profissional da área incluem conceitos de várias matérias diferentes. Por exemplo, as três ciências principais são a base de muitos assuntos do exame, sendo elas:

  • Biológicas
  • Humanas;
  • e Exatas.

Essa última pode ter um peso menor na nota, mas isso não quer dizer que deve ser ignorada. Ou seja, é crucial também se dedicar a essa parte para garantir a sua aprovação.

Redação e semelhanças com o Enem

Há vários pontos parecidos nessa preparação com os estudos para o Enem. Do mesmo modo, os vestibulares dão grande peso para a redação, ainda mais em Direito. Afinal, é uma forma de mostrar o poder que o estudante tem de argumentar.

O que são as Ciências Biológicas?

As Ciências Biológicas, a princípio, tratam do estudo da vida e de outros seres vivos. Portanto, pode-se dizer que é uma área que analisa a origem dos organismos, bem como a adaptação, a evolução e como eles funcionam.

Esse ramo também discute modos de conservar os recursos naturais do meio ambiente. Antes de tudo, as matérias que servem de base para estudar esses conceitos são Química e Biologia.

Dito isso, é mais comum ver questões no vestibular de Direito inspiradas em genética, citologia e bioquímica. Além disso, outros assuntos incluem as químicas orgânica e inorgânica.

O vestibular de Direito e as Ciências Humanas

Para começar, as Ciências Humanas servem para explorar o homem dentro do contexto social no cotidiano. Assim, elas têm base em ideias que tentam explicar a produção criativa do ser humano. Dessa forma, o grande objetivo é analisar como a sociedade se comporta e pensa. Isso quer dizer que o interesse dessas ciências é saber como as relações se desenvolvem.

Para o vestibular de Direito

Nesse caso, o aluno deve saber quais são as matérias que se encaixam nesse ramo. Afinal, o próprio curso de Direito faz parte da área de Humanas. Portanto, saiba quais as que o exame cobra:

  • Filosofia, História e Geografia;
  • Português e Literatura.

Outros pontos que vale a pena estudar são conteúdos de gramática, interpretação de texto e gêneros textuais. Além disso, dê uma boa revisada em figuras de linguagem pois são todas ferramentas úteis para um advogado.

Ciências Exatas para o vestibular de Direito

Esse ramo da ciência é usado desde a antiguidade para resolver vários problemas. Dessa forma, é justo defini-las como campos que conseguem medir, prever e testar algo por meio de expressões e fórmulas.

O vestibular de Direito foca mais no curso de Humanas, mas as Exatas são cruciais. Acima de tudo, essas provas testam todo tipo de conhecimento que o aluno possui. Assim, o melhor é não deixar de estudar os assuntos dessa área, como:

  • Funções e estatísticas;
  • Cálculos e equações de segundo grau.

O peso da redação

Uma boa redação vai te ajudar a passar no exame devido ao peso que ela tem. A princípio, é preciso ter boa interpretação de texto e um certo nível de gramática. Dessa maneira, o aluno faz essa parte com menos erros e maior qualidade.

Pelo gênero textual dessa tarefa, ela requer alguns atributos que serão úteis para o advogado. Por exemplo, é uma produção que requer bons argumentos e exige que o candidato seja objetivo.

Na prática, não enrole muito para chegar no ponto principal que você defende. Do mesmo modo, evite sair do tema porque isso afeta sua nota de modo negativo. Esses pontos são essenciais para que você escreva algo coeso e que faça sentido para os avaliadores.

Temas sobre fatos atuais

Outro ponto sobre a redação é que os temas sempre tratam de assuntos atuais. Por exemplo, pode ser uma lei, um problema recorrente ou um fato que gerou polêmica. Logo, você deve estar informado sobre tudo.

A dica aqui é para ver noticiários e procurar novidades quando não estiver estudando. Dessa forma, você poderá chegar no dia do vestibular de Direito com muito conteúdo didático e atualizado sobre os fatos mais recentes.

4 técnicas para fazer uma boa redação no vestibular de Direito

Existem algumas estratégias que você deve usar para conseguir uma boa nota na redação. Assim, elas vão te ajudar a ser objetivo no tema proposto e o auxiliam muito na hora de criar bons argumentos, veja só.

1 – Faça um rascunho

A primeira dica é uma forma de gastar menos tempo escrevendo na prova, crie um rascunho. Antes de tudo, use essa ideia para organizar seus argumentos e montar o texto. Como resultado, você conseguirá elaborar a versão definitiva bem mais rápido.

2 – Analise o material de apoio

O ponto-chave para fazer uma boa redação tem a ver com os textos de apoio. A princípio, eles podem surgir em forma de quadrinhos, imagens, charges ou palavras. Então, é crucial interpretar bem para conseguir fazer sua produção.

3 – Amplie o vocabulário com leitura

Durante sua preparação, pegue o hábito de ler muito porque isso aumenta o seu vocabulário. Dessa forma, os termos aprendidos podem te ajudar a não repeti-los no texto, o que deixa o mesmo mais rico.

4 – Veja os atributos da proposta do vestibular de Direito

Antes de começar, saiba que a redação requer um texto dissertativo-argumentativo na maioria das vezes. Além disso, precisa de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Logo, preste atenção a esses e outros detalhes na hora de escrever.

Foco na preparação!

Neste artigo, o intuito foi mostrar ao leitor o que estudar para o vestibular de Direito. Acima de tudo, detalhar um pouco sobre cada área e como ela pode ser útil. Agora, cabe um destaque para a redação, que é crucial nesse tipo de prova.

Junto das outras partes, a redação ilustra de antemão o que a faculdade quer desse aluno. Dessa maneira, o estudante deve chegar pronto para fazer o exame e mostrar que está apto para cursar essa faculdade e se tornar um grande profissional.

Confira mais conteúdos como este no Hora da Facul clicando aqui.

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.