O que é elasticidade na Computação em Nuvem?

Roberto Dezorzi
Colaborador do Hora Da Facul

Crédito: Crédito: Canva.

Você sabe qual a característica que está presente na área de cloud de maneira constante? E, o que é elasticidade na Computação em Nuvem?

Aqui, no Hora da Facul, já falamos sobre o que é computação na nuvem ou cloud Computing e outros artigos sobre a área de Computação na Nuvem.

Continue a leitura e entenda mais sobre esta peculiaridade encontrada em todos os serviços de nuvem ao redor do mundo e que para algumas empresas é extremamente necessária. Portanto, acompanhe a gente neste mergulho rumo a conhecimentos mais específicos do curso de Cloud Computing

O que é elasticidade na Computação em Nuvem?

A elasticidade na Computação em Nuvem funciona como um elástico. Ou seja, ela tem a capacidade de expandir ou retrair. Porém, ela acontece na infraestrutura da nuvem com base nas demandas e necessidades de determinado setor econômico ou em função de uma variação do tráfego na web. Em termos de TI, o nome que se se dá é o de workload (carga ou fluxo de trabalho de um sistema).

Conforme a quantidade de dados e como as informações aumentam ou diminuem, é preciso que o profissional de Computação na Nuvem acompanhe esta elasticidade. Além disso, vale destacar que ela entra em ação durante um curto período, como horas ou dias.

Após este pico de acessos ou fluxo de dados, o sistema costuma voltar ao seu tamanho natural. Consequentemente, recordando a forma do elástico esticado que quando solto volta a sua forma original – como ilustrado acima.

Armazenamento e memória

Em primeiro lugar, toda estrutura de cloud é constituída por uma quantidade determinada de servidores. Estes, com sua própria capacidade de armazenagem e processamento. 

A elasticidade faz com que o armazenamento, o processamento e a memória desta nuvem possa ser aumentada ou reduzida conforme as alterações ocasionadas pela quantidade de acessos.

Esta capacidade “elástica” é geralmente encontrada em landing pages e página de venda – marketplaces e e-commerces. Ainda mais, naquelas datas comemorativas do comércio de varejo, como Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc.

Logo, com isso queremos mostrar para você o motivo pelo qual a elasticidade costuma ser usada durante um curto tempo, como horas ou dias. Já que, uma vez encerrada, uma data comemorativa ou promoção, a nuvem volta a trabalhar com sua capacidade normal.

Como funciona a elasticidade em Cloud Computing?

Basicamente, a elasticidade é um atributo de vários ambientes de cloud. Portanto, costuma ser oferecida em todos eles. Na verdade, a grande diferença entre as empresas que prestam este serviço será na capacidade de elasticidade que poderá oferecer. 

Certamente, um grande fator dentro de um mercado em crescente evolução e com aumento de concorrência. Nestes casos, quem contrata um serviço de nuvem paga pelo que utiliza. 

À primeira vista, é como fazemos com a conta de luz, água, internet e outros serviços.

Benefícios da elasticidade na Computação em Nuvem 

  • Protege o seu site ou e-commerce de uma falha, ou queda em razão do aumento no volume de buscas e acessos;
  • Auxilia na redução de custos das empresas e instituições reduzindo estrutura física e de pessoal;
  • Auxilia na redução de custos com manutenção de servidores, quando os acessos e fluxo são menores ou próximos do normal diário;
  • Promove economia de tempo e projetos de escalonamento nas empresas;
  • Serviço essencial para empresas que dependem de promoções e vendas em datas comemorativas, como, por exemplo, Natal, Páscoa, Black Friday, etc.)

A elasticidade na Computação em Nuvem e as empresas

Atualmente, muitas empresas do setor de Cloud Computing oferecem serviços de armazenamento e outras funcionalidades para corporações e instituições públicas.

Esta relação aumenta a cada ano, já que a quantidade de usuários e acessos tem crescido de forma gigantesca em todo o mundo. Enfim, todas elas acabam uma hora ou outra necessitando desta elasticidade.

Portanto, ela está diretamente ligada a picos de buscas, vendas, trocas, consultas, registros, etc. Logo, isso repercute na credibilidade e sobrevivência das organizações dentro de seus respectivos mercados. Afinal, poder oferecer um produto apoiado em serviços de Computação em Nuvem somadas às grandes capacidades de elasticidade pode ser a chave para vencer os concorrentes. 

O momento é perfeito para saber mais sobre Computação em Nuvens

Em conclusão, é importante chamar a atenção para a necessidade de aprender cada vez mais sobre a tecnologia da informação, os cursos ligados à área e o seu impacto em nosso futuro.

A tecnologia está cada vez mais difícil não entender os seus conceitos, significados e funcionalidades. Visto que, ela está imersa em nosso dia a dia.

O curso de Computação em Nuvem é mais um exemplo disso. Afinal, falamos aqui sobre sua característica de elasticidade dando exemplos dos fluxos gigantescos de informação que passam por estas estruturas invisíveis. 

Enfim, a tecnologia na forma de cloud computing está dentro dos seus dispositivos eletrônicos, tanto para o entretenimento, como para ajudar no seu trabalhou ou durante suas horas de estudo.

Independente do seu sonho de carreira ou objetivos de vida, é fato que, em todo o mundo a atividade dos profissionais da área de Clouding Computer se faz presente. E, segue aumentando de forma exponencial.

Portanto, quando tiver a oportunidade de ler, aprender e se aprofundar mais sobre a área de TI e os cursos que envolvem tecnologia, aproveite bastante. Assim como as estruturas em nuvem, o seu cérebro precisa de dados e informações visando um melhor funcionamento.

E quanto mais você vai aumentando o armazenamento de conhecimentos e aprendizados, tudo ficará mais simples. Consequentemente, também é o seu primeiro passo rumo a uma carreira acadêmica. 

Leia mais:

Você sabe o que é Computação na Nuvem/Cloud Computing?

Computação em Nuvem e Internet das Coisas: entenda essa relação

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 0 / 5. Contagem: 0

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.