Como funciona o estágio para o estudante de Engenharia Elétrica

Ana Paula Schuster
Colaborador do Hora Da Facul

Um dos primeiros receio do estudante de Engenharia Elétrica é como e quando começar no mercado de trabalho. Afinal, a experiência é sempre muito importante.

Veja neste artigo como o estágio pode ajudar a resolver este problema e descubra como ele pode ajudar a garantir uma vaga na profissão.

A importância do estágio para o estudante de Engenharia Elétrica

O estágio garante ao estudante de Engenharia Elétrica a vivência do dia a dia. Assim, ele tem a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu em sala de aula. Além de poder acompanhar profissionais no mercado.

Este curso é responsável por planejar, executar e orientar projetos de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. Portanto, o estágio é importante para a preparação do aluno, para ele poder exercer sua função com confiança e segurança.

Tipos de estágio

O estudante de Engenharia Elétrica deve realizar estágios obrigatórios que compõem a grade do curso. Além dele, este pode fazer o voluntário ou remunerado, para ganhar uma renda extra.

A seguir, entenda um pouco mais sobre os dois modelos e como eles funcionam.

Obrigatório

Este modelo integra o currículo da graduação. Ele é obrigatório para todas as universidades que ofertam um mínimo de 300 horas de estágio. Por isso, o aluno tem de fazê-lo como disciplina.

Sem concluir este estágio, o aluno não consegue se formar. Então, é uma etapa essencial.

Não obrigatório 

O estudante de Engenharia Elétrica pode, ainda, estagiar sem isto fazer parte da carga horária do curso. Para isso, ele tem a opção de ser voluntário ou com remuneração.

A experiência que se adquire é uma recompensa para o futuro. Aliás, ao atuar como estagiário, aumenta as oportunidades de crescer na empresa e ser contratado após formado. 

Objetivos do estágio

Um engenheiro tem muitas funções práticas. Então, o estágio se torna período em que o estudante de Engenharia Elétrica pode ver como será o dia a dia.

Dentre as vantagens deste, se destacam:

  • Vivenciar os desafios da profissão;
  • Aplicar o conhecimento aprendido;
  • Abrir caminho para o mercado de trabalho;
  • Adquirir experiências.

É uma oportunidade do aluno ver como se aplica os conteúdos aprendidos. Dessa forma, ele percebe as diferenças, sabe o que deve ser feito e quais os processos.

Como funciona o estágio?

O estágio funciona de forma bastante ativa. Assim, exige que o estudante de Engenharia Elétrica vivencie os desafios da profissão.

Ele participa dos projetos da empresa em que realiza o seu estágio. Isso ocorre com o auxílio de um profissional que faz sua supervisão.

O objetivo ao realizar um estágio em Engenharia Elétrica é conquistar experiência e dar início a uma carreira.

Quem pode fazer estágio?

O estudante de Engenharia Elétrica pode buscar uma oportunidade de estágio a partir do 3.º e 4.° semestre. Aliás, isso se dá, pois a atuação no setor requer conhecimentos em técnicas para a criação de projetos.

Ao começar a parte prática, o estudante precisa de alguns conhecimentos. Por isso, pede-se que o estágio seja na etapa final da faculdade. Porque o aluno já tem a noção necessária.

Por quanto tempo o estudante de Engenharia Elétrica pode estagiar?

O estágio obrigatório deve ser realizado com um mínimo de 300 horas (podendo ser mais, dependendo da faculdade). No entanto, o aluno pode ser estagiário de forma não obrigatória por até dois anos em uma mesma empresa.

Ao terminar este período, a empresa pode efetivar o estudante para o trabalho. Mas, também tem a opção de encerrar o contrato.

Além disso, você pode estagiar em mais de uma empresa, caso não tenha a renovação do contrato.

Como funciona a contratação do estudante de Engenharia Elétrica?

O estudante de Engenharia Elétrica pode se candidatar para estágios através de processos seletivos nas empresas.

Há ainda, outra forma, usando sites de vagas de emprego. Portanto, o estudante analisa as funções e exigências, e se candidata para a vaga.

A contratação se dá pela assinatura do termo de compromisso. Assim, este celebra o acordo entre o contratante, o contratado e a instituição de ensino.

O que é termo de compromisso?

Trata-se de um documento que consta os direitos e deveres no estágio. Então, nele estão:

  • Dados pessoais;
  • A descrição da área de estágio;
  • O plano de atividades;
  • A carga horária;
  • Valores da remuneração e benefícios;
  • O tempo de contrato.

Cada faculdade possui um modelo que deve ser usado. Assim, ao conseguir uma vaga, você deve ter a orientação de seu curso. Além disso, os papéis devem ser entregues para um orientador.

Você deve ainda contar como foi sua experiência. Para assim, garantir que cumpriu a grade curricular como era esperado.

Como conseguir um emprego por meio do estágio?

A contratação do estudante de Engenharia Elétrica ao estágio não garante nenhum vínculo. No entanto, ela abre portas para um possível contrato, caso sua experiência seja boa.

Toda a experiência serve ao aluno para desenvolver suas habilidades. Não apenas isso, mas também ajudam a melhorar o currículo.

Ao permanecer por um longo tempo em um estágio, o aluno tem mais chances de ser contratado. Por isso, estagiar é uma ótima opção na conquista da tão sonhada carreira.

Dicas para o estudante de Engenharia Elétrica conseguir um estágio

Para conseguir um estágio, o estudante de Engenharia Elétrica deve ser eficiente. Assim, deve ficar atento às vagas e se inscrever em sites. 

Veja algumas dicas que podem te ajudar neste momento: 

  • Vá a eventos da área;
  • Utilize redes sociais;
  • Aposte no networking;
  • Cadastre seu currículo em sites de vagas.

Além disso, esteja preparado para qualquer vaga que possa aparecer. Dessa forma, você pode conquistar um estágio que se torne uma opção de emprego no futuro.

Procure pessoas da área e se apresente. Aliás, isso aumenta suas oportunidades de ser lembrado quando tiver uma vaga.

Garanta sua vaga

Aproveite o estágio para ganhar experiência. Afinal, quando for concorrer a vagas terá um diferencial. Além disso, tem mais chances de terminar a graduação com um emprego. 

Não perca nenhuma oportunidade de crescimento no estágio. Então, participe de atividades e ganhe experiência. Isso ajudará muito em sua carreira.

 

O quão útil foi esta matéria?

Clique na estrela para avaliar!

Avaliação média 4.7 / 5. Contagem: 12

Ainda sem avaliações! Seja o primeiro a avaliar.