InícioGraduaçãoMedicina VeterináriaPrimeiros anos de Medicina Veterinária: o que irá estudar?

Primeiros anos de Medicina Veterinária: o que irá estudar?

Medicina Veterinária é um curso bacharel de 5-6 anos, voltado para o cuidado da saúde de animais. Por se tratar de uma categoria da Medicina, há muitas matérias parecidas com a Medicina humana, mas voltadas, obviamente, para os animais. Nos próximos parágrafos você vai entender o que é estudado nos primeiros anos de Medicina Veterinária e se preparar para o curso.

O médico veterinário pode realizar análises clínicas de animais domésticos e até silvestres, assim como cirurgias, em casos necessários.

Há diversas áreas de atuação no mercado para um médico veterinário. Indo muito além de petshops e clínicas, há a possibilidade também de atuar no setor de agronegócio e de medicamentos, por exemplo. Tudo vai depender da escolha e especialização do profissional.

Continue a leitura e Agora vamos conferir algumas matérias estudadas.

Matérias estudadas em Medicina Veterinária

Separamos 8 matérias que podem ser encontradas nos primeiros anos de Medicina Veterinária. Porém, cada universidade organiza sua grade de uma forma particular. É possível que não encontrem a mesma matéria no mesmo semestre em duas ou mais universidades.

Por isso, não vamos citar o semestre e nem o ano, para não confundir. O ideal é pesquisar a universidade que deseja e conferir na grade curricular quando essas matérias serão lecionadas.

Nos primeiros anos de Medicina Veterinária, há muito mais matérias teóricas, porém, é possível encontrar, em algumas universidades, matérias práticas logo no início. Vamos ver algumas a seguir:

Anatomia animal

Nesta matéria, como o próprio nome já diz, será estudada toda a anatomia animal, suas formas e estruturas, mais especificamente os sistemas do corpo animal (circulatório, respiratório, nervoso, digestório, etc), sua estrutura óssea, entre outros.

Na Medicina Veterinária, há 3 divisões: anatomia sistêmica, anatomia topográfica e anatomia aplicada.

A matéria mescla entre aulas teóricas e práticas, dependendo da universidade, para atingir um nível mais completo e profundo de estudo. Nas aulas teóricas, é estudado através de livros e vídeos, já nas aulas práticas, há o contato direto com animais.

Fisiologia animal

Também pode ser encontrada como fisiologia veterinária. Estuda as funções mecânicas, bioquímicas e físicas das estruturas do corpo animal.

Para ficar mais claro, enquanto a anatomia estuda a estrutura corporal, a fisiologia estuda as funções da mesma.

Bioquímica

Bioquímica, ou bioquímica veterinária, estuda os princípios e processos químicos e biológicos dos animais. Com esse estudo, é possível entender informações importantes sobre a fisiologia animal, doenças metabólicas, além de muito mais.

Dentro dessa matéria, estudará ao nível molecular, ou seja, estruturas, organizações e transformações das células do ser vivo.

Bioestatística

Bioestatística é, basicamente, a estatística aplicada em biologia (e, pode ser estudada em qualquer área da saúde).

Ao estudar esta matéria, é possível formar uma metodologia mais exata, que dê respostas à hipóteses e suposições. Isso faz com que o estudo do sistema investigado seja mais preciso, ágil e tenha resultados.

Para quem quer seguir a área de pesquisa, essa matéria tem extrema importância na formação.

Patologia veterinária

Assim como na medicina humana, a patologia veterinária trata sobre estudos de doenças, suas origens e alterações. Mas, nessa área, foca-se em doenças em animais domésticos, silvestres e de produção.

Farmacologia e toxicologia

Nessa disciplina, o aluno estuda, de forma teórica e prática, sobre as principais intoxicações e envenenamentos no âmbito animal. Prepara um profissional apto para diagnosticar, tratar e controlar ocorrências desse tipo.

Virologia e micologia

A matéria de virologia e micologia estuda aspectos morfológicos, fisiológicos, genéticos e ecológicos de vírus e fungos, assim como seu controle. Além de abordar as características das principais viroses e micoses em animais.

Parasitologia veterinária

Parasitologia estuda os principais aspectos morfológicos e biológicos de parasitas animais, além da relação dos mesmos com seus hospedeiros.

Os primeiros anos de Medicina Veterinária

Nos primeiros anos de Medicina Veterinária, os alunos estudam de forma geral os animais, suas estruturas, seus sistemas, sobre fungos, vírus e doenças.

Apesar de a maioria das matérias ser mais teóricas, dependendo da faculdade, é possível que haja uma mistura com aulas práticas logo no início.

Mas, independentemente do local, é bem possível que essas matérias se encontrem na grade. São de extrema importância para a Medicina Veterinária e a formação do profissional.

Além das disciplinas que falamos nesse artigo, também há outras que podem aparecer nos primeiros anos de Medicina Veterinária. Podemos citar mais algumas, como imunologia, microbiologia, ecologia, nutrição animal, além de outras.

Assim como falado no início, as grades curriculares podem se diferenciar de uma universidade para outra, e também de um estado para outro. E não só isso, mas também a nomenclatura, ou seja, em um lugar a matéria se chama de um jeito e em outra universidade se chama de outra forma. É sempre importante verificar como está nomeado na faculdade que escolheu.

Há assuntos obrigatórios na formação de um veterinário, porém tem universidades que complementam ainda mais os estudos. Por isso, é necessário estudar as grades de todas as universidades que esteja interessado e ver quais são suas respectivas matérias e ordens. Além disso, é ótimo para comparar cada lugar e ver qual plano de ensino se encaixa mais com o que você busca.

Conclusão

Apesar de ter disciplinas que se assemelham e muito à medicina humana, a medicina veterinária tem suas particularidades e não pode ser confundida. Há matérias específicas para cada curso, afinal tratam de seres vivos diferentes.

Para entender melhor como cada ano funciona, verifique as grades curriculares das suas opções de universidades e se prepare também para o vestibular de Medicina Veterinária.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.